Cartão Auxilio Brasil: uma forma mais segura e prática de receber e consultar o benefício
05/07/2025
4 min de leitura
Cartão Auxilio Brasil: benefícios
Primeiramente após o período inicial de inscrições, durante a transferência do extinto Programa Bolsa Família para o novo Programa Auxilio Brasil, em seguida o Ministério da Cidadania divulgou que os novos cartões – para aqueles que adentraram direto no novo benefício – seria enviado de maneira gradativa, com o decorrer do ano de 2022, pelo governo via Correios para os usuários.
Sobretudo, o cartão Auxilio Brasil é mais moderno, prático e seguro do que o anterior. Além disso, ele ainda vem com um chip na função débito e pode ser usado em consonância com o aplicativo Caixa Tem, tanto para saques, consultas quanto para transações e transferências. Veja a seguir mais informações sobre o programa de transferência de renda do Ministério da Cidadania.
Todos receberão o novo cartão?
Não. A proposta do governo é, definitivamente, fazer a disponibilização do mesmo para cerca de 6,6 milhões de famílias. Esse foi o número de beneficiários que entraram no Programa a partir de novembro de 2021. Assim, os usuários mais antigos, que possuem o cartão do Bolsa Família ainda podem usá-lo, ele está e permanecerá ativo, dessa forma, não será necessário realizar a troca de um pelo outro.
Quais informações o cartão contém?
Uma preocupação é as infos contidas no cartão. Porque em caso de perda, roubo ou furto, seria mais fácil ter acesso ao dinheiro ou à conta poupança digital do beneficiário. Por isso, os dados serão os seguintes:
Na parte da frente
- Nome do Programa Auxilio Brasil;
- Número do cartão;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Nome completo do Responsável;
- Validade do cartão;
- Número da conta
Na parte de trás
- Canais de atendimento e ajuda do Ministério da Cidadania;
- Canais de atendimento e ajuda da Caixa Econômica Federal;
- Nomes do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Bandeira do aplicativo Caixa Tem;
- QR Code;
- Bandeira do Banco 24h;
- As bandeiras elo ou visa
Qual será o valor do benefício?
Desde o seu início, o Programa tem pago o valor prometido pelo presidente, de R$400 por mês por cada beneficiário. Entretanto, com o agravamento da crise econômica e o medo de um recesso global, um projeto de lei foi para votação na Câmara dos Deputados, para que o valor suba para R$600, até dezembro deste ano.
Quais os canais de cadastramento de senha?
Pensando na praticidade e rapidez para o cadastro de senhas, o governo federal aumentou os canais onde a população poderá emitir uma senha nova. Dessa forma, além do telefone do Atendimento Auxilio Brasil (111), é possível também, fazer isso em casas lotéricas, agências da Caixa Econômica Federal, pelo próprio aplicativo do Caixa Tem, com a opção “Auxilio Brasil” e depois na alternativa “criar senha do cartão”.
Qual o objetivo e onde usar o novo cartão?
Afinal, o principal objetivo para a criação e disponibilização do cartão é modernizar o pagamento do novo auxílio e dar mais independência para as pessoas realizarem suas transações. Ele pode ser usado em mercados, farmácias, lojas e estabelecimentos que aceitem a função débito.
Cartão Auxilio Brasil: benefícios
Saiba aqui: Dúvidas sobre o cartão Auxilio brasil? Entenda o que é, e como realizar saques