Quando você solicita um empréstimo, o prazo para receber o dinheiro certamente é um dos pontos mais importantes, não é?
Primeiramente o tempo para o valor emprestado cair na conta depende de alguns fatores e por isso pode variar de acordo com cada caso. Contudo, como quem solicita empréstimo pessoal tem pressa, as financeiras costumam agilizar o processo.
O primeiro procedimento para a liberação do empréstimo é a análise de crédito.
A instituição faz uma avaliação do pedido, verificando a real possibilidade daquele cliente pagar a dívida que está assumindo. São verificados aspectos como o patrimônio, a renda mensal e o comprometimento com outras dívidas.
Depois desse processo, no entanto a instituição credora define qual limite de crédito para emprestar ao cliente, quais juros cobrar e qual o prazo para pagamento (quantas parcelas). Esse processo pode levar de dois a três dias, dependendo da empresa.
Vale lembrar que atualmente já existem empresas de crédito que aprovam no mesmo dia do pedido.
A principal modalidade de empréstimo é o pessoal. O produto é acessível para para qualquer tipo de pessoa física e possui taxas de juros maiores, chegando a quase 120% ao ano. Contudo, por conta da facilidade de contratação, é um produto popular entre os brasileiros.
Para contratar o empréstimo pessoal, você precisa passar por três etapas: solicitação e entrega dos documentos, análise de crédito e depósito do valor.
Caso você tenha todos os documentos em dia, o processo é simples e rápido. Por isso, o tempo para o dinheiro cair em conta é, em geral, de um dia útil a uma semana.
Atenção: se você precisa dessa ajuda financeira extra com urgência, pode procurar as fintechs, que conseguem liberar o dinheiro mais rápido e com juros menores.
Modalidade preferida dos servidores públicos e beneficiários do INSS, o empréstimo consignado é aquele cujo desconto das parcelas é feito diretamente no contracheque.
Para os servidores públicos e trabalhadores de carteira assinada, o processo de contratação e liberação dura de 48 a 72 horas, um prazo razoavelmente mais curto em comparação ao crédito pessoal.
Outra vantagem do consignado é ter uma das menores taxas de juros do mercado. Como esse tipo de crédito é descontado diretamente na folha de pagamento, o risco de inadimplência para a instituição credora é menor.
No caso específico de aposentados e pensionistas, o tempo médio para liberar o empréstimo consignado é de 3 a 5 dias. O processo pode ser acompanhado pelo aplicativo Meu INSS.
Se seu empréstimo for aprovado e o dinheiro não ficar disponível depois dos prazos que mencionamos aqui, entre em contato com a instituição financeira para entender o que aconteceu e se informar sobre quais procedimentos tomar.
Gostou desse conteúdo? clique em saiba mais para mais conteúdos iguais a esse.
Este empréstimo é para quem? Aposentados e pensionistas do IN...
Saiba maisEste Empréstimo é para quem? Quem busca solução imediata para...
Saiba maisEste Empréstimo Pessoal Neon é para quem? Indivíduos buscando...
Saiba mais