Você já se fez essa pergunta? Na ansiedade para conseguir um empréstimo e sair do sufoco, muitas vezes deixamos de lado as peculiaridades de cada modalidade.
Mas é muito importante ter noção de quais os tipos de crédito disponíveis no mercado. Cada um deles tem sua própria dinâmica, condições e taxas.
Pensando em te ajudar a tomar uma decisão financeira mais inteligente e vantajosa para você, separamos os cinco principais tipos de empréstimos.
Esse é uma dos tipos mais comuns do mercado. Também conhecido como crédito pessoal, esse tipo de empréstimo tem regras, taxas e juros bastante variáveis.
O modelo de crédito pessoal pode ser sem garantia ou com garantia, especialmente de veículo ou imóvel. Para ter acesso ao empréstimo, o consumidor precisa realizar uma simulação com prazo, os juros e o valor final do contrato.
É costume das instituições pedirem CPF e comprovante de renda para fazer a avaliação. Após análise decide se a quantia solicitada será liberada.
O empréstimo consignado é uma modalidade que se caracteriza pelo desconto em folha de pagamento do valor da parcela. Esse tipo de crédito é oferecido a beneficiários do INSS, servidores públicos e colaboradores de empresas privadas que são credenciadas às empresas de crédito.
Por isso, os juros cobrados estão entre os menores do mercado. Contudo, há limites e condições específicas para contratá-lo, como o respeito à margem consignável e a autorização do desconto na folha de pagamento.
As razões mais comuns são comprar um imóvel ou um carro, por exemplo.
O valor desse tipo de empréstimo segue o preço do bem que será comprado. E as taxas de juros ficam próximas das do empréstimo pessoal. Mas há o caso de fontes específicas, como o financiamento imobiliário. Em um caso assim, como a fonte do recurso pode ser a poupança ou FGTS, por exemplo, a taxa de juros pode ser menor.
O empréstimo rotativo conhecido por quem usa cartão de crédito com frequência. Na prática, ele funciona como um financiamento da fatura e é contratado de forma automática quando o cliente não faz o pagamento total.
Isso significa que o banco cobre o valor que fica faltando, mas esse empréstimo gera altos juros nos meses seguintes. Em alguns casos, os juros são de quase 350% ao ano.
Apesar de evitar que seu nome seja inscrito de imediato em serviços de proteção ao crédito, é importante ficar atento. Do contrário, você pode perder o controle da dívida e prejudicar suas finanças pessoais.
O cheque especial também é uma linha de crédito e uma forma de empréstimo. Ele funciona como um crédito que já está pré-aprovado e vinculado a sua conta bancária.
É importante ficar atento, porque os juros dessa linha de crédito são altíssimos. Todo cuidado é pouco para não se endividar exageradamente por conta da ativação do cheque especial.
E aí, já conhecia todos esses tipos de empréstimo?
Entenda bem quais são as características de cada um antes de assinar um contrato, especialmente porque há grande variação na cobrança de juros, o que pode atrapalhar suas conquistas financeiras.
Nós te ajudamos a tomar as melhores decisões, encontre o melhor empréstimo para você clicando abaixo:
Este empréstimo é para quem? Aposentados e pensionistas do IN...
Saiba maisEste Empréstimo é para quem? Quem busca solução imediata para...
Saiba maisEste Empréstimo Pessoal Neon é para quem? Indivíduos buscando...
Saiba mais