Saiba tudo que você precisa sobre o endosso de cheque e como funciona na prática.
O cheque é uma das formas que ainda é bem utilizada no Brasil para a realização de pagamentos, seja de empresas ou de pessoas físicas. Ainda que outros meios sejam utilizados, se tem dúvidas sobre o cheque, preenchimento e, principalmente, sobre como endossar o cheque.
Por isso, reunimos informações práticas para que você saiba tudo sobre o endosso de cheque, descobrindo o que é e como fazer com segurança para que não tenha problemas na hora de pagar e de depositar.
Acompanhe a matéria e veja tudo que você precisa saber.
De uma forma simples, endossar o cheque é uma operação em que o portador de um cheque transfere a propriedade e os direitos de crédito para um terceiro, por meio da indicação realizada no próprio documento.
Ou seja, você passa o direito de recebimento do valor do cheque para outra pessoa, de forma que ela passa a ser a proprietária daquele título e indicado seu nome como a pessoa que fez a transferência de titularidade.
Para efetuar essa transação, é preciso assinar o verso do cheque e identificar o nome do novo beneficiário, que assumirá os direitos sobre o título.
Tenha atenção, já que todos os cheques emitidos à ordem podem ser endossados, ou seja, podem ser transferidos. Apenas cheques emitidos e claramente indicados como não à ordem não podem ser endossados.
O endosso do cheque acontece no momento em que você recebeu um cheque e quer realizar o pagamento em outro estabelecimento com ele. Ou seja, você não vai fazer a troca daquele cheque, mas transferir o título para que outra pessoa o faça.
Neste momento, é necessário indicar que você está transferindo o cheque para outro, fazendo a assinatura e colocando seu número de CPF no verso. Isso está indicando que você usou um cheque de terceiro, que você recebeu, e que, em caso de problema, será cobrado de você.
Assim, sempre que você precisar ou quiser usar este título para fazer pagamento em outro lugar, você precisa endossar o cheque.
O processo de endosso do cheque é simples e você deve realizar no momento em que estiver transferindo este cheque para outra entidade ou pessoa física.
Pronto. Agora o título está em posse da outra pessoa e ela irá até o banco para fazer o depósito daquele documento.
Vale lembrar ainda que existem duas modalidades de endosso de cheque:
O cheque endossado em preto é aquele que indica claramente quem é a pessoa que vai receber o valor do título.
Para isso, é preciso fazer a indicação de quem é o beneficiário, com os dados corretos de quem vai receber o valor. Este, por sua vez, pode usar o cheque para realizar as operações que desejar, como depósito, troca, repasse etc.
O endosso em branco não indica quem é a pessoa que vai receber o cheque.
Para endossar o cheque em branco, você deve apenas assinar e datar atrás do cheque, repassando para a outra pessoa.
Com isso, a pessoa que receber pode repassar, depositar, trocar, sem problemas.
Se desejar, ele também pode endossar em preto, bastando inserir o seu nome como beneficiário daquele título.
Na hora de fazer o endosso do cheque, saiba que existem quatro formas de realizar este tipo de ato. Veja, abaixo, cada um deles e como funciona para que seu título tenha valor:
A forma mais comum de se endossar o cheque é através da assinatura do documento no verso. Isso quer dizer que ele tem valor e vai ser verificado de acordo com os dados da pessoa que fizer o endosso.
Para isso, no verso é necessário se ter todos os dados da pessoa que endossar o título: nome completo, CPF, endereço, valor e assinatura válida. Caso não tenha esses dados, o banco não vai processar o cheque.
É importante destacar também que o cheque endossado corretamente pode ser configurado como pré-datado, desde que se preencha com a data certa para o pagamento.
No caso deste tipo de endosso de cheque, você aumenta a segurança do documento, já que, na hora de entregar a documentação, a pessoa que receber não pode repassar, apenas depositar o cheque.
Para que isso aconteça, no verso do cheque você deve escrever na parte superior: “Apenas para depósito”.
Com isso, o cheque não pode ser trocado e o banco vai verificar sua autenticidade. Em caso de perdas, é a forma mais segura de se cancelar um cheque. Da mesma forma, para cheques enviados por correspondência, é uma forma de aumentar a segurança.
Se o seu objetivo da emissão do cheque é transferir para outra pessoa, existe uma forma simples de endossar seu cheque.
Na hora de preencher, você deve escrever assim: “pagar à ordem” e então incluir o nome da pessoa no cheque.
Com isso, a pessoa pode ir ao banco receber o valor diretamente. Se desejar, ela também pode fazer o depósito do dinheiro.
É importante ter em mente que em caso de cheques com valores altos, o banco pode solicitar a presença da pessoa que emitiu para que o pagamento aconteça, como uma forma de segurança na transação.
Por fim, se você precisa fazer o endosso de cheque no meio comercial, você deve indicar no verso todas as informações para que o mesmo tenha valor diante do banco.
Isso significa que você deve indicar seu estabelecimento comercial, o seu nome, todas as informações da empresa (CNPJ, endereço) e, por fim, assinar para que tenha o cheque emitido de forma correta.
Assim, na hora de transmitir seu cheque endossado, não terá problemas com o banco.
Existem alguns cuidados que você precisa ter ao endossar o cheque ou ao receber um cheque endossado. Isso para que você não tenha problemas na hora de fazer o recebimento de seu dinheiro ou pagamento de contas:
Tomando esses cuidados, o cheque endossado pode ser uma forma mais segura de se ter o valor recebido.
Sim. Você passa a ser o responsável pelo cheque para a pessoa a quem você endossou. Assim, em caso de problemas, ela virá até você e você terá que ir até a pessoa que emitiu o cheque.
O cheque deve ser endossado, indicando atrás a agência e a conta que se deve receber o valor daquele título. Se for um cheque endossado a terceiro, você deve ainda assinar e indicar o novo beneficiário.
Para endossar o cheque nominal a outra pessoa, você deve indicar no verso quem é o novo beneficiário do título, colocando também o seu nome, CPF, data e valor a ser pago. Não esqueça de assinar.
Não existe limitações de vezes do endosso do cheque. Entretanto, é possível proibir um novo endosso quando ele é destinado a uma pessoa ou empresa (endosso em preto), de forma que o banco possa não pagar por ele.
Endosso em branco no cheque é quando você apenas assina atrás, passando o direito do cheque para outra pessoa, mas não indica quem é o novo beneficiário.
Muitas pessoas se deparam com o termo “ativo imobilizado...
Saiba maisSe você já se encontrou na situação de ter sido protestado e n...
Saiba maisTer um cheque devolvido é uma situação complicada e, muitas ve...
Saiba maisMuitas vezes, optar pelo pagamento à vista pode parecer uma es...
Saiba maisVocê já se pegou pensando em como seria mais fácil alugar uma ...
Saiba maisVocê já precisou entender melhor os encargos de um empréstimo ...
Saiba mais