Usa ou quer usar a maquininha de cartão? Veja como ela funciona.
Se você tem um comércio, é MEI ou trabalha com vendas em qualquer lugar, já deve ter percebido o quanto a maquininha de cartão é fundamental para suas vendas, trazendo segurança na hora do pagamento e recebimento.
Mas é comum que muitas pessoas não saibam como passar cartão na maquininha. Por isso, nesta matéria, estamos trazendo todas as informações que você precisa para saber operar a maquininha e receber seu dinheiro.
Acompanhe até o final e saiba como passar cartão na maquininha corretamente.
Como funciona a maquininha de cartão?
Uma maquininha de cartão é um dispositivo eletrônico que possibilita a leitura de informações contidas em cartões de crédito e débito, permitindo que você realize transações financeiras de forma rápida e segura.
Ao utilizar a máquina de cartão, você estabelece uma comunicação entre si e seu cliente, a empresa responsável pelo fornecimento da máquina e a empresa de pagamentos que representa a bandeira do cartão utilizado (Visa, Mastercard, American Express, etc.).
Dessa forma, todo o processo de autorização e transferência de valores ocorre de maneira automática, garantindo a segurança e a comodidade tanto para o vendedor quanto para o comprador.
O processo que acontece quando se insere o cartão na maquininha é o seguinte:
- O vendedor passa o cartão na maquininha.
- A máquina de cartão lê as informações contidas na tarja magnética ou no chip do cartão do cliente, como o número da conta, a data de validade, o código de segurança e o nome do titular do cartão.
- A maquininha de cartão estabelece uma conexão segura com a operadora do cartão para verificar se o cliente possui saldo suficiente para efetivar a compra.
- A máquina também verifica se o cartão não foi reportado como roubado ou perdido.
- Se tudo estiver correto, a transação é confirmada e o pagamento é processado.
- O vendedor recebe a confirmação da transação bem-sucedida e pode entregar os produtos ou serviços ao cliente.
Como recebo o dinheiro de quem passar cartão na maquininha?
Quando você passar o cartão na maquininha, o pagamento realizado vai ser contabilizado e você precisa receber o seu dinheiro. Basicamente, existem duas formas como o dinheiro das vendas da maquininha de cartão virão para você:
- Conta virtual criada na operadora da maquininha de cartão: a forma mais comum na atualidade, a operadora da sua maquininha cria uma conta virtual para você, onde os valores das vendas são creditados e, a partir desse crédito, você pode fazer uso como quiser (fazer pagamentos, transferir, sacar etc.).
- Depósito em conta bancária: algumas operadoras, ao passar o cartão na maquininha, transferem os valores diretamente para sua conta bancária cadastrada, de forma que, assim, você tenha o saldo na conta.
Seja como for, quando inserir o cartão na maquininha e tiver o pagamento realizado, você vai ter como receber o seu dinheiro.
Como usar uma maquininha de cartão?
O processo para usar a maquininha de cartão e passar as vendas é bem simples e você pode fazer de maneira prática e intuitiva, seguindo os comandos na tela do aparelho.
Em geral, para passar o cartão na maquininha, você segue o seguinte passo a passo:
- Insira, passe ou aproxime o cartão da máquina, dependendo do tipo de tecnologia utilizada (tarja, chip ou por aproximação).
- Digite o valor da venda utilizando o teclado físico ou a tela da maquininha, caso ela seja inteligente.
- Indique a forma de pagamento escolhida, que pode ser débito, crédito à vista ou parcelado.
- Se optar pelo parcelamento, selecione o número de vezes desejado.
- Caso seja necessário, solicite ao cliente que digite a senha do cartão.
- Aguarde pela aprovação da transação, que geralmente é confirmada em poucos segundos.
- Se a transação for aprovada, entregue ao cliente um recibo, que pode ser enviado por SMS, e-mail ou impresso, dependendo do modelo da máquina.
- Se a transação for recusada, refaça o processo, peça ao cliente que tente outro cartão ou ofereça outra forma de pagamento.
Como passar o cartão na maquininha corretamente?
Existem algumas formas de passar o cartão na maquininha para que possa receber seus pagamentos. Confira um passo a passo de como fazer a sua venda com a maquininha de cartão:
- Verifique qual é a tecnologia do cartão (tarja magnética, chip ou por aproximação).
- Insira o cartão na maquininha de acordo com a tecnologia, ou seja, passe a tarja magnética pela fenda na parte superior da máquina, insira o chip no espaço correspondente ou aproxime o cartão da área indicada, se a máquina tiver essa tecnologia.
- Aguarde até que a maquininha leia as informações do cartão. Em alguns casos, a maquininha pode solicitar que você digite a senha do cartão.
- Verifique se as informações do cartão foram exibidas corretamente na tela da maquininha. Confirme o valor da transação e a forma de pagamento antes de confirmar a operação.
- Confirme a operação de pagamento na tela da maquininha ou pressione o botão correspondente.
- Aguarde alguns segundos até que a transação seja processada e aprovada.
- Se aprovada, entregue o comprovante de pagamento ao cliente, que pode ser enviado por mensagem de texto, e-mail ou impresso.
Como receber na maquininha com cartão de aproximação?
A tecnologia de pagamento por aproximação é o que há de mais moderno na hora de fazer as vendas, onde, ao invés de inserir o cartão na maquininha, você aproxima para que a venda aconteça.
Veja como receber corretamente na maquininha de cartão por aproximação:
- Digite o valor da venda na maquininha de cartão.
- Escolha o tipo de pagamento (crédito ou débito) e se é à vista ou parcelado.
- Peça ao cliente que aproxime o cartão de crédito ou débito da maquininha, na área indicada para a leitura.
- Aguarde alguns segundos até que a maquininha leia as informações do cartão e exiba o valor da transação.
- Confirme a transação na tela da maquininha ou pressione o botão correspondente.
- Aguarde alguns segundos até que a transação seja processada e aprovada.
- Se aprovada, entregue o comprovante de pagamento ao cliente, que pode ser enviado por mensagem de texto, e-mail ou impresso.
Outras formas de receber pagamento pela maquininha de cartão
Com o avanço da tecnologia, novas formas de pagamento estão surgindo diretamente pela maquininha de cartão, incluindo pagamento por PIX, onde é gerado um QR Code para que a pessoa faça o pagamento, e também algumas máquinas permitem que você crie um link e envie para o pagamento.
Assim, na hora que você escolher seu aparelho, além de inserir o cartão na maquininha, veja quais as funções que ela permite que você realize para poder fazer as melhores vendas para os clientes.
Principais problemas ao passar cartão na maquininha
O uso do cartão na maquininha deve ser feito com cuidado, principalmente para que você evite alguns tipos de erros que possam vir a causar problemas para o cliente. Confira os principais problemas que um você pode ter ao passar cartão na maquininha.
Erro Técnico
Ao passar o cartão na maquininha, você pode ter alguns tipos de erros técnicos. Em geral, são falhas no sistema e que são simples de resolver. Confira uma lista dos principais erros técnicos:
- Código 06 – Erro Genérico: Esse código indica que a máquina ou a rede de dados está apresentando algum problema, ou que a administradora não conseguiu entrar em contato com o emissor do cartão. Nesse caso, o varejista pode oferecer outra máquina ou pedir ao cliente que tente novamente.
- Código 08 – Timeout no Emissor/Bandeira: Esse código indica que o emissor do cartão, a operadora do cartão ou a operadora da máquina de cartão estão indisponíveis. Nesse caso, o cliente pode tentar novamente.
- Código 14 – Cartão Inválido: Esse código indica que a loja ou a máquina de cartão recusou uma bandeira de cartão. A solução é o cliente utilizar um cartão de outra bandeira ou pagar com outro método.
- Código 15 – Instituição não cadastrada: Esse código indica que a instituição emissora do cartão não está cadastrada na operadora da máquina. A solução é utilizar outro cartão ou método de pagamento.
Além dos códigos mencionados acima, outros erros nas maquininhas de natureza técnica incluem:
- Código 19 – Repita a Transação;
- Código 21 – Não foi Possível Cancelar ou Confirmar a Transação;
- Código 26 – Operação com ID Duplicada;
- Código 40 – Serviço Indisponível;
- Código 91 – Banco Fora do Ar;
- Código 96 – Tente Novamente;
- Código AA – Tempo Excedido;
- Código GA – Transação Referida.
Caso ocorra algum desses erros, o varejista ou o cliente pode tentar novamente ou utilizar outro método de pagamento.
Erro de uso
Para estes casos, houve algum erro ao passar ou inserir o cartão na maquininha. Veja quais são os principais:
- Código 03 – Transação não encontrada – venda não autorizada: Este erro ocorre quando a quantidade de parcelas excede o limite permitido pelo cartão ou quando há um erro de digitação no número do cartão ou no código de segurança.
- Código 11 – Venda parcelada tipo 2 não autorizada: A máquina não possui opções de parcelamento cadastradas ou as opções cadastradas não são aceitas pelo cartão. O varejista deve oferecer outras formas de pagamento.
Existem outros erros de uso que podem ocorrer durante a transação na máquina de cartão, como:
- Código 12 – Transação inválida
- Código 25 – Registro não encontrado
- Código AC – Use função débito
Erro por segurança
Neste caso, quando você passa um cartão na maquininha, acontece um erro por questões de segurança. Confira os principais:
- Código 01 – Transação referida (emissor): Esse erro ocorre quando o cliente realiza uma compra com um valor muito acima do que é habitual, ou quando a operadora do cartão suspeita de fraude. Nesse caso, o cliente deve entrar em contato com o banco emissor do cartão para verificar a informação.
- Código 05 – Transação não autorizada: Esse erro ocorre quando a transação é recusada pelo banco emissor do cartão. O titular do cartão deve entrar em contato com o banco para saber o motivo da recusa. Esse erro não é muito comum.
Você também pode encontrar os seguintes códigos:
- Código 13 – Valor de transação inválido;
- Código 38 – Excedido tentativas de senha;
- Código 41 – Cartão extraviado;
- Código 43 – Cartão roubado;
- Código 54 – Cartão vencido;
- Código 55 – Senha incorreta;
- Código 57 – Serviço inválido para este cliente ou Transação negada;
- Código 61 – Excedido limite de saque ou compra;
- Código 78 – Cartão não desbloqueado pelo portador.
Erro 51
O código 51 indica que a transação foi negada ou não autorizada pelo emissor do cartão. Isso pode ocorrer por diversos motivos, tais como: limite de crédito excedido, suspeita de fraude na transação, cartão vencido ou pagamentos em atraso.
É importante que o titular do cartão entre em contato com o emissor para verificar o motivo e resolver a situação.
Quais são as melhores maquininhas atuais do mercado?
Quer passar o cartão na maquininha e ter mais opções para seus clientes? Veja algumas informações sobre as melhores maquininhas da atualidade:
Pagseguro
- Preço: R$ 1,90 a R$ 24,90 (12 parcelas).
- Custo: Sem aluguel.
- Saldo: Parcelado: 9,91% a 22,59% (na hora)
- Destaque: Saldo na hora em sua conta, modelos diferentes e mais aceitação de bandeiras.
Ton
- Preço: R$ 2,90 a R$ 31,41 (12 parcelas)
- Custo: sem aluguel.
- saldo: Parcelado: 4,41% a 11,95% (1 dia)
- Destaque: Taxas básicas, maquininha de passar cartão bem simples de usar.
Mercado Pago
- Preço: R$ 11,90 a R$ 39,90 (12 vezes)
- Custo: sem aluguel.
- saldo: Parcelado: 9,90% a 22,59% (na hora)
- Destaque: saldo disponível na hora que passar a maquininha de cartão, opção de empréstimo para o dono da maquininha.
Perguntas frequentes
Qual o lado certo de colocar o cartão na maquininha?
Ao inserir um cartão na maquininha, o lado da face do cartão, a parte da frente, deve ficar para cima. Em caso de passar a tarja magnética, essa deve ser virada para a maquininha.
O que fazer se tiver erro na hora de passar o cartão na maquininha?
Se inserir o cartão na maquininha e tiver erro, você deve ver qual o erro e tentar fazer a operação novamente. Em caso de problemas, deve instruir a pessoa a pagar de outro meio ou entrar em contato com a operadora de cartão.
É seguro pagamento por aproximação na maquininha?
Sim, desde que seja realizado de maneira correta, observando o valor da compra e também a forma correta de se pagar.