Cartão Bloqueado: o que significa e como resolver?

Está com seu cartão bloqueado? Veja o que pode ter acontecido e o que deve fazer.

Por Igor em 19/04/2023

A pior situação de quem usa cartões, seja de crédito, débito ou do banco, é precisar fazer uso dele e receber a mensagem de “Cartão Bloqueado”. Porém, é possível que isso aconteça e você não saiba o motivo.

Por isso, reunimos as principais causas que podem levar um cartão a ser bloqueado para que você compreenda o que aconteceu e saiba como resolver este problema.

Acompanhe a matéria e descubra como proceder em caso de cartão bloqueado.

O que significa o cartão estar bloqueado?

Se você receber a mensagem de Cartão bloqueado, significa que a instituição financeira responsável pelo cartão (como um banco, por exemplo) desativou temporariamente a possibilidade de realizar transações com o cartão.

Isso pode ter sido feito a pedido do titular do cartão, em caso de perda ou roubo, ou por motivos de segurança, como em caso de suspeita de uso fraudulento do cartão. Também é possível por conta de falta de pagamento da fatura.

Quando um cartão é bloqueado, ele não pode ser utilizado para realizar compras, saques ou transferências.

Geralmente, é necessário entrar em contato com a instituição financeira para solicitar o desbloqueio do cartão ou para verificar o motivo do bloqueio e tomar as medidas necessárias para regularizar a situação.

Por que meu cartão foi bloqueado?

Existem diversos motivos que podem levar um cartão a ser bloqueado. Conheça os principais:

  • Por vencimento: o cartão possui uma data de vencimento. Caso você não receba o novo cartão e vá usar o antigo, ele estará bloqueado pelo banco. Por isso, se não recebeu um novo cartão, entre em contato com o banco para não ter o cartão bloqueado.
  • Para usar: quando você recebe um novo cartão, seja ele qual for, por motivos de segurança ele vem bloqueado. Então, você precisa realizar o desbloqueio do cartão para que, então, possa usar no dia a dia. O desbloqueio pode ser realizado nas agências e pelos aplicativos.
  • Por digitar senha errada: se você digitar a senha errada três vezes, você terá o cartão bloqueado provisoriamente. Isso significa que você terá que ir ao banco para fazer o desbloqueio dele e, assim, conseguir usar novamente o seu cartão.
  • Motivos de segurança: você pode ter o cartão bloqueado se o banco notar compras em seu cartão que possam ser suspeitas de fraudes, como várias compras em poucos minutos, valores altos de compras, compras em lugares diferentes e compras no exterior que possa vir a gerar dúvidas.
  • Falta de pagamento da fatura: se você, por qualquer motivo, não pagar a fatura de seu cartão de crédito, vai receber uma mensagem de que seu cartão está bloqueado por falta de pagamento. Nessa situação, você deve regularizar o pagamento para desbloquear o cartão.
  • Fatura contestada: em caso de suspeita de cobranças indevidas no cartão, ele pode ser bloqueado até que se descubra a real causa dessas cobranças.

O que não posso fazer com o cartão bloqueado?

Se você tem um cartão bloqueado, significa que você não poderá usar o mesmo para realizar todas as operações que seriam possíveis com ele sem o bloqueio.

Assim, se ele está nesta situação você não poderá:

  • Fazer compras com o cartão.
  • Passar em maquininhas (nem no débito e nem no crédito).
  • Consultar saldos, extratos e outros.
  • Comprar online.

Em geral, é possível que você receba o “erro 57” na hora que tentar realizar a compra com o cartão bloqueado. Assim, se aparecer, você já sabe que o motivo é o bloqueio.

Vale lembrar que o cartão bloqueado não acaba com as dívidas anteriores (em caso de bloqueio por falta de pagamento da fatura) e que você terá que pagar para conseguir desbloquear.

Como faço para desbloquear um cartão?

Para desbloquear um cartão, geralmente é necessário seguir as orientações da instituição financeira responsável pelo cartão. Os procedimentos podem variar de acordo com a instituição, mas em geral são os seguintes:

  • Verifique se o cartão está realmente bloqueado, consultando o aplicativo ou site do banco ou instituição financeira, ou tentando fazer uma transação com o cartão para confirmar se ele ainda está bloqueado.
  • Entre em contato com a central de atendimento da instituição financeira. Geralmente, o número de telefone de atendimento ao cliente está localizado no verso do cartão ou pode ser encontrado no site ou aplicativo da instituição.
  • Siga as instruções do atendente para verificar o motivo do bloqueio do cartão e solicitar o desbloqueio. Em alguns casos, pode ser necessário fornecer informações pessoais, como data de nascimento e número do CPF, para confirmar sua identidade.
  • Se o bloqueio do cartão foi por motivos de segurança, a instituição financeira pode exigir que você confirme algumas transações recentes ou autorize o desbloqueio por meio de um código ou senha enviados para o seu celular ou e-mail cadastrados.
  • Após o desbloqueio, verifique se o cartão está funcionando corretamente e se não há nenhuma transação suspeita em sua conta. Se houver algum problema, entre em contato com a instituição financeira imediatamente.

Ainda é importante lembrar que, em caso de bloqueio por falta de pagamento, é necessário acertar a dívida primeiro para que a instituição possa fazer o desbloqueio do cartão.

E, em caso de novo cartão, você pode ter a opção de desbloqueio diretamente pelo aplicativo do banco.

O que fazer para não ter o cartão bloqueado novamente?

Se você teve o cartão bloqueado, ainda que provisoriamente, notou que é um pouco trabalhoso fazer o desbloqueio, principalmente em casos de suspeitas de fraudes. Por isso, veja algumas dicas para não ter o cartão bloqueado de novo:

  • Proteja o cartão: mantenha o cartão em local seguro e não compartilhe com terceiros. Evite deixá-lo em lugares de fácil acesso, como dentro do carro ou em bolsas desprotegidas.
  • Acompanhe suas transações: verifique regularmente o extrato de sua conta e fique atento a qualquer transação suspeita ou não autorizada.
  • Avise imediatamente em caso de perda ou roubo: se o cartão for perdido ou roubado, entre em contato com a instituição financeira imediatamente para bloqueá-lo. Não espere até receber a fatura para verificar as transações.
  • Mantenha seus dados atualizados: certifique-se de manter seus dados pessoais, como endereço e telefone, atualizados na instituição financeira. Isso facilita o contato em caso de necessidade, assim como recebimento de novos cartões.
  • Consulte o banco: se é um cartão novo, entre em contato com o banco para que ele não seja bloqueado.
  • Pague as faturas em dia: cartões com fatura em atraso tendem a ser bloqueados pelo sistema. Então, mantenha tudo em dia.

Com essas dicas, será mais simples não ter o cartão bloqueado.

Perguntas frequentes:

Como pagar fatura de cartão bloqueado?

Você deve pegar a fatura no aplicativo do seu banco ou ir diretamente a uma das agências bancárias e imprimir uma segunda via. Ainda que o cartão esteja bloqueado, é possível acessar a conta pelo aplicativo com sua senha.


Quanto tempo o cartão fica bloqueado?

O cartão fica bloqueado o tempo que for necessário, dependendo da situação e do tempo em que foi pedido o desbloqueio. Se demorar muito, pode ser que seu cartão seja cancelado. Então, se estiver com cartão bloqueado, peça o desbloqueio junto ao banco.


Quanto tempo demora para desbloquear o cartão?

Depois da solicitação de desbloqueio, dependendo da situação, pode levar até 72 horas para o desbloqueio. No caso de cartão bloqueado por ser novo, ele costuma ser desbloqueado imediatamente.


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