Está com seu cartão bloqueado? Veja o que pode ter acontecido e o que deve fazer.
A pior situação de quem usa cartões, seja de crédito, débito ou do banco, é precisar fazer uso dele e receber a mensagem de “Cartão Bloqueado”. Porém, é possível que isso aconteça e você não saiba o motivo.
Por isso, reunimos as principais causas que podem levar um cartão a ser bloqueado para que você compreenda o que aconteceu e saiba como resolver este problema.
Acompanhe a matéria e descubra como proceder em caso de cartão bloqueado.
Se você receber a mensagem de Cartão bloqueado, significa que a instituição financeira responsável pelo cartão (como um banco, por exemplo) desativou temporariamente a possibilidade de realizar transações com o cartão.
Isso pode ter sido feito a pedido do titular do cartão, em caso de perda ou roubo, ou por motivos de segurança, como em caso de suspeita de uso fraudulento do cartão. Também é possível por conta de falta de pagamento da fatura.
Quando um cartão é bloqueado, ele não pode ser utilizado para realizar compras, saques ou transferências.
Geralmente, é necessário entrar em contato com a instituição financeira para solicitar o desbloqueio do cartão ou para verificar o motivo do bloqueio e tomar as medidas necessárias para regularizar a situação.
Existem diversos motivos que podem levar um cartão a ser bloqueado. Conheça os principais:
Se você tem um cartão bloqueado, significa que você não poderá usar o mesmo para realizar todas as operações que seriam possíveis com ele sem o bloqueio.
Assim, se ele está nesta situação você não poderá:
Em geral, é possível que você receba o “erro 57” na hora que tentar realizar a compra com o cartão bloqueado. Assim, se aparecer, você já sabe que o motivo é o bloqueio.
Vale lembrar que o cartão bloqueado não acaba com as dívidas anteriores (em caso de bloqueio por falta de pagamento da fatura) e que você terá que pagar para conseguir desbloquear.
Para desbloquear um cartão, geralmente é necessário seguir as orientações da instituição financeira responsável pelo cartão. Os procedimentos podem variar de acordo com a instituição, mas em geral são os seguintes:
Ainda é importante lembrar que, em caso de bloqueio por falta de pagamento, é necessário acertar a dívida primeiro para que a instituição possa fazer o desbloqueio do cartão.
E, em caso de novo cartão, você pode ter a opção de desbloqueio diretamente pelo aplicativo do banco.
Se você teve o cartão bloqueado, ainda que provisoriamente, notou que é um pouco trabalhoso fazer o desbloqueio, principalmente em casos de suspeitas de fraudes. Por isso, veja algumas dicas para não ter o cartão bloqueado de novo:
Com essas dicas, será mais simples não ter o cartão bloqueado.
Você deve pegar a fatura no aplicativo do seu banco ou ir diretamente a uma das agências bancárias e imprimir uma segunda via. Ainda que o cartão esteja bloqueado, é possível acessar a conta pelo aplicativo com sua senha.
O cartão fica bloqueado o tempo que for necessário, dependendo da situação e do tempo em que foi pedido o desbloqueio. Se demorar muito, pode ser que seu cartão seja cancelado. Então, se estiver com cartão bloqueado, peça o desbloqueio junto ao banco.
Depois da solicitação de desbloqueio, dependendo da situação, pode levar até 72 horas para o desbloqueio. No caso de cartão bloqueado por ser novo, ele costuma ser desbloqueado imediatamente.
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