Erro 57 do cartão de crédito: descubra como resolver

Veja o que é o erro 57 e como você pode resolver.

Por Igor em 24/05/2023

Se você foi fazer uma compra e recebeu o erro 57 na hora de fazer o pagamento com seu cartão de crédito, saiba que este é um dos erros mais encontrados na hora de usar uma maquininha de cartão de crédito.

Por isso, reunimos neste artigo dicas para que você possa resolver o problema e consiga fazer a compra ou, se você é lojista, que possa atender melhor o seu cliente.

Acompanhe até o final e descubra como resolver o erro 57.

O que é o erro 57 que dá no cartão?

Dentre as várias possibilidades existentes, é importante entender que o problema do erro 57 da máquina do estabelecimento pode ocorrer devido à incompatibilidade com a bandeira utilizada ou por algum tipo de bloqueio no equipamento. Esse é o motivo mais comum, já que algumas máquinas não aceitam determinadas bandeiras.

Normalmente, a mensagem exibida no visor da máquina de cartão é uma indicação do problema:

“Erro 57: Essa transação foi negada. Por favor, entre em contato com seu banco para obter mais informações ou tente utilizar outro cartão de crédito.”

Pode ser que ela ainda exiba a mensagem:

“Caso o erro persista, peça ao titular do cartão para entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão.”

Ou seja, o que é indicado é que o cartão não foi habilitado para a compra e que você precisa resolver o problema de alguma forma para fazer a liberação.

Vale lembrar que, em geral, o problema é relacionado com a incompatibilidade da maquininha. Mas pode ser que sejam outros os problemas.

Por quais motivos esse erro pode acontecer?

O erro 57 do cartão pode estar relacionado a diversas situações, e é importante conhecê-las para resolver o problema de forma adequada e evitar constrangimentos. Abaixo, vamos mostrar os principais motivos para que você saiba como proceder:

  • Bandeira do cartão incompatível com a máquina: A máquina do estabelecimento pode não estar habilitada para aceitar a bandeira do seu cartão. Muitas vezes, isso ocorre quando o comerciante escolhe uma máquina com taxas administrativas menores, mas que não aceita determinadas bandeiras, incluindo as regionais. Esse é o erro mais comum.
  • Cartão de crédito bloqueado: O erro 57 pode ocorrer quando o cartão está bloqueado, o que pode ser comum em cartões novos por questões de segurança.
  • Excesso de tentativas de digitar a senha: Outro motivo frequente é o bloqueio do cartão devido a múltiplas tentativas incorretas de digitar a senha.
  • Compra bloqueada: Esse motivo é menos comum, mas pode ocorrer quando há suspeita de aquisição de produtos fora do perfil de consumo do cliente.

Conhecendo esses motivos do erro 57, você estará mais preparado para lidar com a situação e adotar as medidas corretas, garantindo uma resolução adequada do problema.

Como resolver o erro 57?

Para resolver o problema do erro 57, existem algumas medidas que podem ser tomadas:

  • Se o problema for relacionado com a maquininha, você pode fazer o pagamento em outro terminal, um que aceite a bandeira de seu cartão de crédito.
  • Outra opção é pagar com outro cartão de crédito, que seja aceito, ou então fazer o pagamento de outras formas, como PIX, dinheiro ou débito.
  • Se o erro for relacionado com o cartão que está bloqueado por ser novo, você deve entrar em contato com a operadora de seu cartão para conseguir desbloquear.
  • Caso o problema seja por questão de bloqueio por conta de segurança, é preciso ir à agência ou entrar em contato para que haja a liberação de seu cartão.

Com essas formas, você consegue resolver o erro 57 do cartão de crédito e não tem mais problemas na hora de fazer o pagamento.

Outros erros relacionados com o erro 57

O erro 57 é relacionado com a maquininha de cartão de crédito, ou seja, um erro que acontece por conta da máquina. Esse é um erro comum e, como mostramos, é possível resolver.

Neste link nós mostramos uma relação de diversos erros que podem acontecer na hora de fazer a sua compra e as relações que eles têm. Por isso, se você não encontrar seu erro aqui, pode procurar na listagem.

Confira, agora, uma tabela com outros erros relacionados com a maquininha:

Código de erro Significado Como resolver
10 Não permite o uso do cartão. Usar outro cartão ou outra maquininha.
11 Parcelamento não habilitado. Parcelar em menos vezes ou habilitar maquininha para parcelamento.
14 Cartão inválido. Usar outro cartão.
15 Banco não cadastrado. Usar outro cartão compatível ou outro terminal.
21 Impossibilidade de concluir operação. Reiniciar a máquina. Se não resolver, entrar em contato com suporte.
57 Cartão não autorizado. Usar outro cartão suportado ou outra maquininha.
96 Falha na máquina. Tentar de novo ou usar outro terminal.

 

Assim, você pode realizar suas operações com mais segurança.

Gostou de conhecer? Veja mais dicas em nosso site para solucionar erros de cartão.