Pagamento parcial da fatura: o que é e como funciona?

Você sabia que pode fazer o pagamento parcial da fatura? Descubra mais sobre isso.

Por Igor em 03/05/2023

Muitas vezes, quando chega o dia da fatura do cartão de crédito vencer, você não tem o dinheiro na totalidade para fazer o pagamento. Ou então, precisa liberar parte do crédito para que possa usar mais seu cartão.

São nesses momentos que você deve fazer o pagamento parcial da fatura. Essa possibilidade permite que você pague apenas uma parte da fatura.

Mas você sabe como funciona o pagamento parcial da fatura e como fazer? Acompanhe nossa matéria para ter todas as informações.

O que é o pagamento parcial da fatura?

O pagamento parcial da fatura do cartão de crédito acontece quando, ao invés de você fazer o pagamento total do valor da sua fatura, você paga apenas uma parte do valor, acima do pagamento mínimo

Existem duas situações bem comuns onde este tipo de pagamento acontece:

  • Com a fatura vencida: neste caso, você faz o pagamento parcial da fatura e o restante do valor entra no crédito rotativo.
  • Com a fatura não vencida: neste caso, você paga uma parte do valor para que possa liberar aquela quantia em crédito em seu cartão. Geralmente, se faz esse pagamento quando se precisa fazer uma compra e não se tem limite disponível.

Para que serve o pagamento parcial da fatura?

O pagamento parcial da fatura serve para vários fatores e tudo depende do motivo que leva você a fazer o pagamento. Veja algumas utilidades em realizar este tipo de pagamento:

  • Em caso de faturas vencidas, você consegue pagar um valor que realmente esteja dentro de suas condições e, então, se organizar financeiramente para fazer o pagamento do restante.
  • Para as faturas não vencidas, você pode fazer o pagamento parcial para que tenha a liberação de crédito e, então, faça novas compras.
  • É uma forma de usar para que você se organize financeiramente.
  • É uma forma de ter mais crédito no cartão.

Com isso, essa pode ser uma boa opção, principalmente, se a fatura venceu e você não tem o valor total, já que, assim, você não deixa de fazer o pagamento e seu cartão não fica com o limite bloqueado.

A vantagem, neste caso, é justamente que você não vai ter problemas como bloqueio do cartão na hora de fazer as compras. Lembrando que o restante do valor entra no rotativo e deve ser pago na próxima fatura.

E, em caso de faturas a vencer, é a forma mais rápida de liberar crédito para novas compras que você precise fazer.

Se torna vantajoso na hora que você precisa de um limite a mais e não tem disponível em seu cartão de crédito. Além disso, você paga este valor e não tem multas ou juros a pagar.

Como fazer o pagamento parcial da fatura?

Para fazer o pagamento parcial de sua fatura, existem dois caminhos, dependendo do motivo pelo qual você escolheu fazer este pagamento.

Confira um passo a passo básico que serve para que você faça o pagamento parcial da fatura em cada situação que é possível fazer. Vale lembrar também que o caminho pode ser diferente dependendo de qual seja o seu cartão de crédito.

Pagamento parcial da fatura vencida

  • Acesse o aplicativo de seu cartão de crédito.
  • Acesse a fatura vencida.
  • Escolha o valor que você quer fazer o pagamento.
  • Veja o valor restante e as taxas de juros que serão cobradas ao entrar no rotativo.
  • Aceite os termos e gere a nova fatura do seu cartão com o valor parcial que você vai fazer o pagamento de seu cartão de crédito.
  • Faça o pagamento da fatura gerada, pelo meio que você desejar.

Pagamento parcial da fatura não vencida

  • Acesse o aplicativo do seu cartão de crédito.
  • Veja o valor da fatura e quanto você tem de limite.
  • Escolha “Pagar fatura” ou “antecipar pagamento da fatura”.
  • Agora, escolha o valor parcial da fatura que você deseja pagar.
  • Gere o boleto com o valor.
  • Faça o pagamento deste boleto e aguarde a liberação do crédito.

E como faz para pagar o resto da fatura?

Se você fez o pagamento parcial de sua fatura de cartão de crédito, você tem um outro valor que deve fazer o pagamento, ou seja, você deve pagar o restante da fatura de alguma forma. E é importante saber como você vai fazer isso.

Como estamos mostrando desde o início, existem duas possibilidades de pagamento parcial da fatura do cartão de crédito: com a fatura vencida ou não vencida. Em cada uma, o pagamento do restante do valor vai ser diferente.

No caso de faturas vencidas, o restante do valor da fatura vai ser cobrado na próxima fatura, acrescido de juros que serão especificados. É este o que chamamos de crédito rotativo, onde o total restante é acrescido de multas.

Já em caso de faturas não vencidas, você libera o valor e o que faltar a pagar, junto com as compras que você fizer depois, serão pagas quando a sua fatura fechar, como acontece todos os meses.

Dá para parcelar a fatura do cartão?

Outra interessante opção que as empresas de cartões de crédito oferecem para seus clientes é a possibilidade de fazer o parcelamento do cartão de crédito.

Para esta opção, você vai pagar um valor parcial da fatura do cartão de crédito e o restante que faltar será parcelado de acordo com o que for solicitado com a empresa de cartão.

Vale lembrar que esta é uma boa opção principalmente para quem não quer fazer o pagamento total e que quer pagar o valor dividido em parcelas mais fáceis de pagar. Pode ser uma excelente alternativa na hora de fazer o pagamento do cartão.

Perguntas frequentes

Você também vai gostar