Número de passaporte: como descobrir e consultar?

Veja como funciona o número do passaporte e como você pode descobrir o seu facilmente.

Por Igor em 04/07/2023

O número do passaporte é um importante dado que você pode precisar para diversas situações, como compras de passagens aéreas, para emissão de antecedentes criminais e outras situações. Mas você sabe onde encontrar o seu?

Nesta matéria, vamos explicar melhor sobre o número de seu passaporte e ainda mostrar como fazer a consulta online. Assim, na hora que você precisar, saberá onde encontrar.

Acompanhe até o final para saber o que precisa sobre o número de seu passaporte.

O que é o “número do passaporte”?

O número do seu passaporte é uma combinação composta por duas letras que representam a série do passaporte, seguidas por seis dígitos numéricos. Ou seja, é a sequência alfanumérica que identifica seu registro junto aos órgãos competentes.

Um número de passaporte teria a seguinte estrutura, por exemplo: AB123456. Essa sequência serve para identificar o seu registro, assim como outros documentos o fazem.

É importante destacar que o passaporte brasileiro não inclui um “Passport Book Number” ou um campo para “Full Name in Native Alphabet”. Portanto, quando essas informações forem solicitadas em um formulário que você precise preencher, você deve indicar “does not apply” para esses campos.

Como descobrir o número do meu passaporte?

Para descobrir o número de seu passaporte, você tem duas formas. Elas servem para que você possa encontrar mais facilmente o número e usar na hora de uma necessidade.

Vale lembrar que a cada emissão do passaporte ele muda, ou seja, quando você tirar um novo passaporte, o número será outro. E ele será gerado no momento em que for emitido.

Confira como fazer

Como consultar no documento físico?

O número do passaporte é registrado em várias seções do documento para garantir sua identificação. Essas são as principais áreas onde o número é encontrado:

  • Campo “Passaporte nº” na página de identificação: O número do passaporte é claramente indicado neste campo na página de identificação do passaporte. É uma sequência alfanumérica única que identifica o seu documento.
  • Acima do código de barras na página de assinatura: O número do passaporte também é posicionado logo acima do código de barras na página de assinatura. Essa localização reforça a associação direta entre a sua assinatura e o número do passaporte.
  • Perfuração em todas as páginas, inclusive na contracapa: Como medida adicional de segurança, o número do passaporte é perfurado em todas as páginas do documento, incluindo a contracapa. Essa perfuração é feita de forma a garantir que o número seja visível em cada página do passaporte.

 

Essas diferentes formas de apresentação do número do passaporte em várias partes do documento têm o objetivo de facilitar sua identificação e verificar a autenticidade do passaporte em diferentes situações.

Como consultar o número de passaporte online?

Por medidas de segurança, a Receita Federal não possui um sistema online de consulta de número de passaporte. Assim, você não vai conseguir ter acesso a esta informação pela internet.

O que é possível fazer é encontrar o número de protocolo do andamento de seu pedido de passaporte. Com ele, você saberá como está o processo e se o seu foi liberado.

Fora isso, você não consegue acessar as informações de seu passaporte online.

Existe outra forma de consultar o número do passaporte?

Sim. Você tem mais uma forma de conseguir seu número de passaporte sem ser através do documento físico, mas isso requer que você tenha um documento de identificação no seu nome e se desloque até a Polícia Federal.

  • Vá até uma das agências da Polícia Federal.
  • Informe que você precisa do número de seu passaporte e que não está com ele em mãos.
  • Apresente seus documentos de identificação solicitados.
  • O atendente fará a consulta para lhe passar a informação necessária.

Pronto! Apesar de não ser uma forma prática, é uma alternativa e você vai ter o número de seu passaporte em mãos e poder usar para o que for necessário.

Quando se renova o passaporte o número continua o mesmo?

Quando você renova o passaporte, é emitido um novo número de passaporte. O objetivo dessa prática é assegurar a segurança dos dados pessoais e evitar confusões.

Cada passaporte tem um número exclusivo, e durante o processo de renovação, um novo número é atribuído ao documento. Portanto, ao renovar seu passaporte, você receberá um novo documento com um número de passaporte diferente.

Esse novo número será válido pelo período de validade especificado no novo passaporte emitido. É importante lembrar de atualizar suas informações pessoais e notificar as autoridades relevantes sobre a mudança do número de passaporte, se necessário.

Dá para consultar passaporte pelo CPF?

De forma direta, não é possível fazer a consulta do número de seu passaporte através do CPF. Conforme mostramos anteriormente, não há um sistema online para este tipo de consulta, o que faz com que você precise ter o documento físico em mãos ou ir à Polícia Federal para a consulta.

Você pode precisar sim do seu CPF para fazer a consulta online do protocolo de pedido de seu passaporte e também como documento de identificação em caso de precisar ir na Polícia Federal solicitar o número de seu passaporte.

Como emitir meu passaporte?

Para que você possa fazer a emissão de seu passaporte, é necessário, primeiro, reunir toda a documentação necessária. Os documentos necessários para obtenção do passaporte são os seguintes:

  • Documento de identificação com foto: Você deve apresentar um documento válido com foto para fins de identificação. Isso pode incluir RG (Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido como documento de identificação, a menos que você tenha mudado de nome, nesse caso, é recomendado levar também a Certidão de Casamento que comprove a alteração.
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas): O CPF é um documento essencial para fins fiscais no Brasil. Caso o número do CPF esteja presente no RG, CNH ou Carteira de Trabalho, não é necessário apresentar o cartão original separadamente.
  • Certidão de Casamento: Se houver uma alteração de nome devido ao casamento, é necessário apresentar a Certidão de Casamento como comprovante.
  • Certificado de Naturalização: Para pessoas que obtiveram a naturalização brasileira, é necessário apresentar o Certificado de Naturalização como comprovação da cidadania.
  • Passaporte anterior (para renovação): Se você está renovando o passaporte, é obrigatório levar o passaporte anterior e apresentá-lo no momento da renovação. Caso não seja apresentado, será necessário pagar uma taxa extra que corresponde ao dobro do valor pago para a emissão.

Após ter os documentos em mãos, siga o passo a passo para a emissão do passaporte:

  • Acesse o site do Governo Federal ou da Polícia Federal para preencher o formulário de solicitação. Clique aqui para acessar a página. Certifique-se de fornecer todas as informações solicitadas com precisão.
  • Verifique cuidadosamente se todos os dados fornecidos estão corretos antes de enviar o formulário. Erros ou informações incorretas podem atrasar o processo.
  • Realize o pagamento da taxa de emissão do passaporte de acordo com as instruções fornecidas no site. Verifique os valores e formas de pagamento aceitas.
  • Faça o agendamento da visita ao posto de emissão do passaporte por meio do próprio site da Polícia Federal. Selecione a data e hora disponíveis que melhor se adequem à sua agenda.
  • Compareça pessoalmente ao posto de emissão na data e horário agendados. Leve consigo toda a documentação original e os comprovantes de pagamento.
  • Acompanhe o processo de emissão do passaporte. Você receberá atualizações sobre o status da solicitação pelo site da Polícia Federal. Fique atento a possíveis solicitações adicionais de documentos ou informações.

Quando o passaporte estiver pronto, siga as instruções fornecidas para retirá-lo. Geralmente, é necessário comparecer pessoalmente ao posto de emissão na data informada, apresentar o protocolo de solicitação e assinar o documento de recebimento.

Como acompanhar o andamento do passaporte?

Para que você possa fazer o acompanhamento da emissão de seu passaporte e que tenha o documento emitido corretamente, você pode acessar a página da Polícia Federal e seguir o passo a passo abaixo, mesmo sem ter o número de seu passaporte:

Perguntas frequentes

É possível comprar passagem aérea com o número do passaporte vencido?

Ao comprar passagens aéreas, algumas companhias solicitam o número do seu passaporte. Se o seu passaporte estiver vencido, é possível digitar o número mesmo assim e posteriormente atualizá-lo. Durante o processo de check-in, você poderá realizar essa alteração sem enfrentar problemas. É importante ressaltar que existem certos dados que as companhias aéreas não permitem modificar, porém o número do passaporte não é um deles e você terá a oportunidade de corrigi-lo. Certifique-se de entrar em contato com a companhia aérea com antecedência para informar sobre a mudança do número do seu passaporte e garantir uma viagem tranquila.


O que é número do passaporte em antecedentes criminais?

Se você precisa de um certificado de antecedentes criminais, o número de seu passaporte deverá ser preenchido, caso você tenha um. Isso porque este dado é necessário para garantir que não existe nenhuma restrição em seu nome na hora da viagem. Quando uma pessoa tem passagem pela polícia e possui restrição de viagem, é feito o registro e o certificado de antecedente criminal mostra que não é permitida a viagem daquela pessoa.


Pode voo nacional com passaporte?

Para viagens nacionais ou para países estrangeiros que possuam acordos de livre circulação com o Brasil, o passaporte não é obrigatório. Em algumas situações, outros documentos de identificação podem ser aceitos, como a Carteira de Identidade (RG) em território nacional e o documento de identificação específico do país de destino.


Tem que guardar passaporte antigo?

Sim, é importante que você guarde seu passaporte antigo. Ainda que vencido, é um documento de identificação válido e, caso você vá visitar um país que tenha o registro no passaporte antigo, pode ser necessário levar junto na viagem.


Quando você tira um novo passaporte, o velho é retido?

Após solicitar e obter um novo passaporte, o passaporte anterior não é retido pelas autoridades. Em vez disso, ele é devolvido ao solicitante. Ao comparecer ao posto de emissão para retirar o novo passaporte, o passaporte anterior é apresentado e cancelado pelo atendente. Após o cancelamento, o passaporte anterior é devolvido ao solicitante juntamente com o novo documento. Essa prática permite que o solicitante tenha acesso ao passaporte anterior para referência ou qualquer outra finalidade necessária. É importante manter o passaporte anterior em local seguro, mesmo que esteja cancelado, pois pode conter informações importantes e servir como um histórico de viagens.


 

Você também vai gostar