Cheque Cruzado: como funciona e como preencher um

Conheça tudo que você precisa saber sobre o cheque cruzado.

Por Igor em 31/03/2023
cheque cruzado sendo assinado

Um cheque é uma forma de pagamento ainda muito comum no Brasil, principalmente para transações comerciais. No entanto, para garantir a segurança e evitar fraudes, existem diferentes formas de emitir este título, e uma delas é o cheque cruzado.

Neste texto, vamos falar sobre o que é um cheque cruzado, como ele funciona e mostrar para você como ter mais segurança com este tipo de pagamento.

Acompanhe até o final e descubra tudo que você precisa sobre.

O que é um cheque cruzado?

Um cheque cruzado é uma forma de emitir um cheque que impede que ele seja descontado diretamente pelo beneficiário. Em vez disso, é necessário depositá-lo em uma agência bancária ou em uma conta específica para que possa ser compensado.

O processo de cruzamento do cheque é feito por meio do desenho de duas linhas paralelas na diagonal na parte da frente do cheque, que podem ser ou não acompanhadas da expressão “cheque cruzado” ou “cruzado”.

Como funciona um cheque cruzado?

Ao cruzar um cheque, a pessoa que emitiu informa ao banco que ele não deve ser pago diretamente ao beneficiário, mas que precisa ser depositado em uma conta bancária para ser descontado.

A principal função desse tipo de cheque é garantir a segurança da transação. Ao impedir que o cheque seja depositado diretamente na conta bancária do beneficiário, ele minimiza o risco de fraude e garante que o dinheiro seja depositado na conta correta.

O cheque cruzado é uma forma de garantir a segurança da transação, principalmente em títulos de valores altos. Em caso de roubo, extravio ou qualquer situação, é possível cancelar o título com segurança diretamente no banco

Quando se deve cruzar um cheque?

O cruzamento de cheque é obrigatório em algumas situações, como quando o pagamento é feito a uma empresa ou instituição financeira. Em outros casos, o cruzamento pode ser uma opção do emitente, como forma de garantir a segurança da transação.

A dica é que você use o cheque cruzado em situações como:

  • Pagamentos a empresas;
  • Pagamentos de valores mais altos;
  • Pagamentos com cheque pré-datado;
  • Pagamentos em geral a pessoas e empresas.

O cruzamento do cheque faz com que você tenha mais segurança, então, sempre que possível, é importante emitir assim os seus cheques.

Como faço para cruzar um cheque?

Emitir um cheque cruzado é um processo muito simples. Basta assinalar o título com duas linhas paralelas na diagonal na parte da frente do cheque. Isso já vai indicar que seu cheque deve ser depositado ao invés de trocado direto.

Para dar mais segurança, existem algumas formas de deixar ainda mais claro que é um cheque cruzado. Você pode fazer isso escrevendo a expressão “cheque cruzado” ou “cruzado” ao lado das linhas que você fez.

Pronto. Agora, é só preencher com todos os dados restantes e entregar ao beneficiário.

Vantagens e desvantagens do cheque cruzado

Separamos uma lista de vantagens e desvantagens de emitir um cheque cruzado. Confira abaixo:

Vantagens

  • Maior segurança na transação usando o cheque;
  • Menor risco de fraude ou roubo, já que ele deve ser depositado;
  • Garantia de que o dinheiro será depositado na conta correta.

Desvantagens

  • O tempo para que o beneficiário receba o valor do título, emitido no cheque cruzado, é maior do que se recebesse um cheque comum.
  • O cheque obrigatoriamente deve ser depositado, não pode ser trocado diretamente.

Quais são os tipos de cheque cruzado?

Você sabia que existem três tipos de cheques cruzados? Utilizar cada um deles vai depender de qual a finalidade da emissão do seu título.

Cheque cruzado branco

Um cheque cruzado branco é um tipo de cheque que possui as duas linhas paralelas na diagonal, mas não tem nenhuma especificação adicional escrita entre elas. Isso significa que ele pode ser depositado em qualquer conta bancária.

Ele é menos restritivo e pode ser utilizado em diferentes situações, permitindo que o beneficiário escolha em qual conta bancária deseja depositar o valor do cheque.

No entanto, é importante lembrar que, mesmo sendo um cheque cruzado, o cruzamento branco não garante a mesma segurança e proteção contra fraudes que outras formas de cruzamento.

Por isso, é sempre importante verificar as opções disponíveis e escolher a melhor forma de realizar a transação de forma segura e eficiente.

Cheque cruzado nominal

O cheque cruzado nominal possui as duas linhas paralelas na diagonal, assim como o cheque cruzado branco, mas com a diferença de que ele vem com o nome do beneficiário preenchido pela pessoa que emite.

Isso significa que o cheque só pode ser depositado na conta bancária do beneficiário especificada.

Ele é uma forma mais segura de realizar transações financeiras, uma vez que garante que o valor do cheque será depositado na conta bancária indicada pelo emitente, e não em outra conta qualquer.

Assim, ele ajuda a prevenir fraudes e protege o beneficiário contra o risco de roubo ou perda do cheque.

Mas é importante lembrar que o cheque cruzado nominal é mais restritivo do que o cheque cruzado branco. Por isso, pode limitar a opção de depósito do beneficiário.

Cheque cruzado preto

O cheque cruzado preto é um tipo de cheque que, além das duas linhas paralelas na diagonal, possui a inscrição “Banco” escrita entre elas. Esse tipo de cruzamento indica que o cheque só pode ser depositado na conta bancária do beneficiário especificada no momento da emissão do cheque.

O cheque cruzado preto é considerado o mais seguro, já que a especificação do banco em que o valor deve ser depositado torna a transação ainda mais restritiva.

Com isso, o cheque cruzado preto ajuda a prevenir fraudes e protege o beneficiário contra o risco de roubo ou perda do cheque.

Por outro lado, este é o tipo de cheque mais restrito que tem. Então, é importante que você tenha certeza de que é o que precisa no momento.

Perguntas frequentes

Como saber se um cheque é cruzado?

Para saber que o cheque é cruzado, você deve ver se ele possui, no mínimo, duas linhas paralelas desenhadas na face da frente do título.


Cheque cruzado pode ser endossado?

Se o cheque cruzado for emitido à ordem, ele pode ser endossado sim. Caso você não queira que o cheque seja endossado, deve riscar “à ordem”, escrever “não à ordem” e emitir o cheque cruzado nominal.


Qual o prazo para compensar um cheque cruzado?

O prazo para compensar um cheque cruzado é de 1 a 2 dias úteis, a contar do momento do depósito.


Posso depositar cheque de outro banco na minha conta?

Sim. O cheque cruzado pode ser depositado em sua conta, independente de onde foi emitido.


Cheque cruzado pode ser depositado em conta de terceiros?

Se for um cheque cruzado branco, pode ser depositado na conta que você quiser. Caso seja nominal, deve ser em conta no seu nome. Se for preto, deve ser depositado na conta especificada no cheque.


Cheque cruzado pode ser depositado em qualquer banco?

Sim. A menos que seja um cheque cruzado preto, que deve ser especificamente na conta e banco definidos no título.


Como depositar um cheque cruzado no caixa eletrônico?

O depósito do cheque cruzado acontece de maneira normalmente. Você deve fazer o depósito na sua conta, indicando todas as informações que o terminal solicitar. O cheque vai compensar após verificação do banco. Em geral, em um dia útil.


É possível sacar cheque cruzado?

Não. O cheque cruzado deve ser obrigatoriamente depositado para que você possa receber o valor ali especificado.


Você também vai gostar