Cheque Pré Datado: O que é, como funciona e como fazer

Descubra o que você precisa sobre o cheque pré-datado e como preencher o seu.

Por Igor em 30/03/2023

O cheque pré-datado é uma das formas que ainda se utiliza no Brasil para fazer compras a prazo, de forma a trazer alguns dias para o comprador poder fazer o pagamento daquele produto.

Mas você sabe exatamente o que é o cheque pré-datado e como que ele funciona?

Neste artigo vamos mostrar para você tudo que precisa saber sobre ele para que possa preencher corretamente e evitar de problemas com o seu cheque.

Acompanhe até o final e tire suas dúvidas sobre o cheque pré-datado.

O que é o cheque pré-datado?

De uma forma simples, um cheque pré-datado é um cheque comum, onde, na hora de você preencher a data, estipula aquela em que ele vai ser descontado.

É uma forma de fazer a compra a prazo e fazer o pagamento futuramente, garantindo que você consiga ter o dinheiro até o momento do pagamento.

Assim, ele é um modelo de compra a prazo, como se fosse um cartão de crédito. Você faz um acordo sobre a data de pagamento daquele valor e, então, preenche para que o cheque seja descontado no dia que foi estipulado no título. Porém, é importante compreender que ele não é tão funcional e seguro quanto o cartão.

Como funciona o cheque pré-datado?

O funcionamento do cheque pré-datado é bem simples. Ele funciona da mesma forma que um cheque comum. É um título que permite àquele que recebeu fazer o saque do valor descrito, seja no dinheiro ou depositando em sua conta para que este compense.

A diferença é que você vai estipular a data em que o pagamento deverá ser realizado. Esta data deve ser de comum acordo entre você e a pessoa para quem você está emitindo o cheque.

Ainda que seja possível fazer o desconto antes da data, a data acordada e recomendada deve estar estipulada naquele título.

Como devo preencher o cheque pré-datado?

O preenchimento de um cheque pré-datado acontece de maneira bem simples, assim como qualquer outro tipo de cheque.

Veja dicas para que você faça o preenchimento completo e não tenha problemas com o seu cheque:

  • Comece com o preenchimento das informações básicas do cheque, que são: valor do cheque, nome do beneficiário, assinatura e data.
  • O detalhe em que você deve ter atenção é à data. Esta deve ser preenchida de acordo com o dia em que o cheque deverá ser descontado. Aqui, depende do acordo feito entre você e o beneficiário.
  • Após o preenchimento completo e correto de seu cheque, você deve escrever, na frente ou no verso, a seguinte frase: “Bom para” e colocar a data que foi acordada para o cheque pré-datado.

Além desse preenchimento básico, você tem ainda duas questões que são importantes, principalmente neste tipo de cheque e que ajudarão na segurança de seu documento:

  • Sempre que possível faça o cheque nominal, ou seja, preencha o nome de quem vai receber o valor.
  • Cruze o cheque (duas linhas em diagonais no canto do cheque) para que ele possa ser apenas depositado e não trocado diretamente.

Com isso, você consegue ter um pouco mais de segurança no preenchimento e estará com tudo indicado para que seja descontado no momento certo.

O cheque pré-datado pode ser descontado antes?

Ainda que se tenha um data pré-estabelecida no cheque pré-datado, é possível que este seja apresentado antes do dia ao banco. Vale lembrar que o cheque é um título de pagamento a vista. Por isso, quando ele vem com uma data futura, é por acordo entre ambas as partes.

Entretanto, segundo o Código de Defesa do Consumidor, é possível entrar judicialmente contra quem desconta o cheque pré-datado antes da hora, fazendo com que este pague reparação por danos morais, já que houve uma quebra de acordo.

Para dar mais segurança, é importante incluir sempre em notas fiscais e outros documentos a informação de que o acordo foi para pagamento a prazo e a data de cada um dos cheques, tendo, assim, mais alguma segurança.

Como descontar um cheque pré-datado?

Para descontar o cheque pré-datado que você possa ter recebido, o procedimento é bem simples e acontece da mesma forma que outros cheques:

  • Na data estipulada para pagamento, você deve ir ao banco, apresentar o cheque e seus documentos para descontar e pegar seu dinheiro.
  • Em caso de cheque cruzado, o que acontece com a maioria dos cheques pré-datados, você deve fazer o depósito do cheque em sua conta na data prevista para que não tenha problemas.

A partir de então, no caso de depósito, você vai aguardar o período de até 2 dias úteis para fazer o recebimento e o dinheiro estará na sua conta.

Cuidados com o cheque pré-datado

Existem alguns cuidados básicos que você deve ter na hora de emitir um cheque pré-datado e que vai trazer mais segurança para a transação, de forma a garantir que ele seja depositado realmente no dia em que foi feito o acordo:

  • No preenchimento, coloque a data em que ele deve ser descontado, nunca a da compra.
  • Em notas fiscais, determine a data acordada para que se faça o pagamento do cheque pré-datado.
  • Coloque o cheque nominal.
  • Não assine atrás do cheque, para não permitir que ele seja repasso para terceiros.
  • Tenha certeza de que está emitindo um cheque para uma pessoa de confiança.
  • Recomenda-se riscar a frase “à ordem” e escrever as informações “não à ordem” ou “proibido endosso” para trazer mais segurança ao seu cheque.

Com essas informações, certamente que seu cheque pré-datado terá mais segurança e você poderá fazer as suas compras. Lembrando que existem outras formas de fazer a compra a prazo, como o cartão de crédito.

Perguntas frequentes

Como preencher o cheque pré-datado?

Preencha normalmente, como qualquer cheque comum. A diferença estará na hora de fazer o preenchimento da data, que deve ser a data a ser descontado e não a data da compra.


Qual a validade de um cheque pré-datado?

Assim como o cheque comum, o prazo de prescrição de um cheque pré-datado é de seis meses após a data de apresentação, ou seja, você tem até seis meses depois da data estipulada no título para descontar. Depois desse prazo, ele não será descontado.


Posso depositar antes do dia o cheque pré-datado?

Sim. O cheque é um título de pagamento a vista. Ele sendo pré-datado não garante que não seja apresentado antes. Entretanto, quem apresenta antes pode sofrer um processo por danos morais segundo o Código de defesa do consumidor.


Posso cruzar um cheque pré-datado?

Não só pode como deve. A recomendação é que você cruze todos os seus cheques pré-datados para trazer mais segurança ao documento.


Posso sustar um cheque pré-datado?

Sim. Em caso de roubo ou perda do título, você pode entrar em contato com o banco e suspender o cheque.


Você também vai gostar