Veja os detalhes sobre compensação de cheque e o tempo para o dinheiro entrar em sua conta.
O cheque é uma forma recorrente de pagamento, ainda amplamente usado no Brasil e que serve para que você receba o valor estipulado no papel, descontando da conta da pessoa que o emitiu.
Mas existem ainda muitas dúvidas sobre o cheque, sendo a principal delas sobre a compensação do cheque. Quanto tempo demora? E tem diferença dependendo do valor?
Acompanhe nossa matéria para saber tudo que você precisa sobre compensação de cheque.
Índice:
Chamamos de “compensação do cheque” o momento em que o valor que deve ser pago por aquele cheque entra na conta da pessoa que deve receber o dinheiro.
Para que isso aconteça, existe a compensação bancária, que é o período em que o banco vai fazer todos os procedimentos para que você possa receber o valor corretamente, verificando se o cheque foi preenchido da maneira certa e se há saldo na conta do emissor.
O tempo para que o depósito do cheque caia na conta depende de vários fatores e da forma como o depósito foi realizado.
Por isso, vai depender de como você depositou para poder compensar o cheque.
Se você levar o cheque para fazer o depósito nos terminais de atendimento, você deve estar portando seus documentos e também, claro, o cheque em questão.
Caso o seu cheque tenha um valor até R$ 299,99, após fazer o depósito, o valor do cheque cai na sua conta em 2 dias úteis.
Em caso de ser um cheque acima de R$ 300,00, segundo uma determinação do banco central, o tempo para que seu cheque seja compensado é de 1 dia útil.
Um detalhe importante. Se o cheque a receber não estiver cruzado, você pode ir até o terminal de atendimento humanizado e fazer o saque imediatamente do valor do seu cheque.
Se você quiser, poderá fazer o depósito do seu cheque diretamente nos terminais de autoatendimento, garantindo facilidades e não tendo que enfrentar filas para conseguir depositar seu cheque.
Ao fazer o depósito no caixa eletrônico, os prazos para o dinheiro do cheque cair na conta são:
O tempo de espera para que o valor do cheque entre na conta é igual, independente do banco pelo qual ele foi emitido, ou seja, em média 1 a 2 dias úteis para que ele entre, dependendo do valor que você tem a ser pago.
O que pode acontecer é que você tenha vantagens se depositar um cheque do mesmo banco. Em alguns casos, o dinheiro pode entrar no mesmo dia ou no dia seguinte para você.
Antigamente, havia uma diferença entre os tempos de compensação dos cheques. Segundo o Banco Central, eles são divididos em 3 faixas:
Assim, a faixa 1 recebia o valor do cheque em até 2 dias úteis. A faixa 2 contava com mais um dia de prazo para receber e a faixa 3 poderia demorar ainda mais, já que era um valor bem mais alto.
Entretanto, desde 2017, quando sai a Circular nº 3.859/2017, o Banco Central do Brasil resolveu criar um novo sistema para compensação de cheques nas contas. Isso permite que os cheques, independente da faixa, possam ser pagos em 1 dia útil.
Assim, não há mais diferença para receber um valor alto em cheque na sua conta. Você deve esperar 1 dia útil para a compensação.
Lembrando que alguns casos podem atrapalhar, como feriados (municipais, estaduais, federais) e finais de semana, quando não há expediente no banco. Caso o cheque seja depositado depois das 16h, é preciso aguardar mais um dia útil para que o dinheiro caia na conta.
Se você aguardar o prazo de 1 a 2 dias úteis e o valor do cheque depositado não compensar, ou seja, o dinheiro não estiver disponível em sua conta, você deve imediatamente entrar em contato com o banco.
Em questões assim, pode acontecer de ter tido algum problema com o cheque que você precise resolver, como erros de preenchimento, cheques sem fundo ou cheques sustado.
Indo à sua agência bancária, você consegue saber o que aconteceu com o seu cheque e resolver o problema.
Para compensar o cheque, você deve fazer o depósito, seja na boca de caixa ou no caixa eletrônico. Depois, deve esperar que o valor entre em sua conta.
Se for depositado antes das 16h, o dinheiro deverá estar em sua conta na sexta-feira, no final do dia, exceto se for feriado ou se você tiver algum problema com o cheque.
A compensação do cheque depositado na sexta acontece na segunda, se depositado antes das 16h, ou na terça se for depois deste horário.
Cheques depositados no sábado ou domingo vão compensar, geralmente, na terça-feira, já que serão analisados na segunda-feira.
O prazo é de um dia útil para cheques depositados até às 16h e de 2 dias úteis para depósitos após este horário.
Não. O tempo de compensação bancária é estipulado pelo Banco Central do Brasil e é igual para todos os bancos.
O que pode acontecer é que, em bancos como o Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, você consiga receber o valor do cheque no mesmo dia. Para isso, deve fazer o depósito de cheque do próprio banco em boca de caixa no início do expediente.
Significa que o seu cheque está passando pela compensação bancária, ou seja, que está sendo analisado se está correto para que você possa receber o dinheiro.
Em caso de continuar bloqueado após dois dias úteis, você deve entrar em contato com o banco para saber sobre possíveis problemas com o cheque depositado.
Quando você deposita um cheque, o valor dele passa a constar como “bloqueado” em sua conta até que aconteça a compensação bancária. Então, ao consultar o extrato, você tem essa informação.
Gostou das dicas sobre o cheque? Acompanhe o blog para mais informações.
Você já precisou entender melhor os encargos de um empréstimo ...
Saiba maisSe você já precisou entender suas responsabilidades em uma dív...
Saiba maisVocê já deve ter se deparado com o termo “saldo credor” ao ver...
Saiba maisSe você já se deparou com o termo “credor quirografário&...
Saiba maisVocê já se perguntou se é possível fazer um Pix usando o cartã...
Saiba maisSaber o faturamento de uma empresa pode ser uma questão de cur...
Saiba mais