Como consultar chave PIX de outra pessoa? É possível?

Veja como você pode fazer para ter certeza de que está mandando o PIX para a pessoa certa.

Por Igor em 06/12/2023

O PIX é o meio de transferência e pagamento mais usado atualmente no Brasil. Desde que surgiu, ele passou a ter tanta utilidade e teve um surpreendente crescimento, o que gerou diversas novas funções.

Por conta disso, é importante conhecer tudo sobre o PIX, incluindo como consultar a chave PIX de outra pessoa para saber se está enviando o PIX corretamente.

Assim, acompanhe este artigo para ter as informações que você precisa e saber mais sobre o PIX e como consultar a chave PIX.

O que é chave Pix?

A Chave Pix é uma espécie de identificador único vinculado a uma conta bancária, seja ela corrente, poupança ou conta de pagamento. Essa chave substitui a necessidade de informar dados como número da agência e conta, facilitando as transações e tornando o processo mais rápido e eficiente.

As Chaves Pix podem ser associadas a diferentes informações, como CPF, e-mail, número de telefone ou uma chave aleatória gerada pelo sistema.

Ao utilizar a Chave Pix, o usuário simplifica o processo de transferências e pagamentos, eliminando a necessidade de fornecer uma série de informações bancárias tradicionais. Isso não apenas agiliza as transações, mas também reduz as chances de erros durante o processo.

Por conta dessa facilidade, de transferência mais rápida e segura, o PIX se tornou não apenas uma forma de transferência bancária, mas novos recursos foram incluídos, como a possibilidade de pagamento pela chave PIX, agendamento de PIX e até parcelamento em algumas contas.

Vale ainda lembrar que você pode criar até 5 chaves PIX para cada conta bancária que você tiver, possibilitando que seus dados sejam mais preservados. Você ainda pode gerar um QR Code que servirá como chave PIX para o pagamento.

Como criar uma chave Pix?

Criar uma Chave Pix é um processo simples e pode ser feito através do aplicativo ou site do banco onde a conta está cadastrada. Com isso, você consegue otimizar seu trabalho e ter a chave em mãos imediatamente.

Para criar a chave PIX, você deve acessar a área destinada ao Pix de sua conta. Você pode fazer isso pelo Internet Banking, pelo app e pelos terminais de auto atendimento.

Neste momento, selecione a opção para criar uma nova chave.

Em seguida, escolha o tipo de informação que deseja associar à chave, como CPF, e-mail ou número de telefone. Você ainda tem a opção de criar uma chave aleatória ou gerar um QR Code para pagamento.

Após selecionar o tipo de informação, o usuário insere os dados correspondentes e confirma a criação da Chave Pix.

É importante ressaltar que uma mesma conta bancária pode ter múltiplas Chaves Pix associadas a diferentes informações, proporcionando flexibilidade ao usuário.

Pronto! Agora, basta compartilhar a chave PIX com quem você quiser que faça o pagamento para você.

Como realizar uma transferência no Pix?

Com a Chave Pix criada, realizar uma transferência se torna uma tarefa descomplicada. O processo é extremamente rápido e o dinheiro entre na outra conta em até 1 minuto.

Para fazer a transferência via PIX, siga o procedimento abaixo:

  1. Acesse a área PIX de sua conta pelo app ou internet banking.
  2. Escolha a opção de transferência.
  3. Selecione a opção Pix.
  4. Em seguida, escolha a Chave Pix do destinatário.
  5. Informe o valor da transferência.
  6. Confira os dados da pessoa que vai receber (nome, conta bancária etc.).
  7. Confirme a transação.

É válido destacar que o Pix permite transferências 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados. Além disso, a transação é efetuada de forma praticamente instantânea, proporcionando uma experiência ágil e conveniente para todos.

Dá para consultar a chave Pix de outra pessoa?

Não, não é possível realizar uma consulta direta da Chave Pix de outra pessoa. Esa opção não existe, pois é uma forma de preservar a privacidade de cada um.

Contudo, existe uma abordagem que pode ser considerada. Você pode fazer uma simulação de envio PIX e conferir as informações antes de concluir o procedimento.

Por exemplo, caso um usuário possua ao menos uma informação do destinatário, como CPF, CNPJ, e-mail ou número de celular, você pode começar o processo de PIX, como se fosse realizar uma simulação de transferência.

Ao inserir esses dados na plataforma de pagamento, se um deles estiver vinculado à Chave Pix do destinatário, as demais informações de contato podem ser exibidas na tela.

Assim, você consegue consultar as informações sobre a pessoa e, então, terá a certeza de que a chave PIX é a correta para o envio do dinheiro.

Quais são as informações que aparecem no Pix?

As informações que aparecem no Pix são as seguintes:

  • Chave Pix: Pode ser o CPF, o e-mail, o número de telefone ou uma chave aleatória. Ela vai aparecer no comprovante.
  • Valor: O valor que está sendo transferido.
  • Data e hora: Quando a transferência foi realizada.
  • Nome do destinatário: são as informações do usuário que irá receber o valor.
  • Nome do pagador: são as informações do usuário que está realizando a transferência.

Além dessas informações, o comprovante do Pix também pode conter um link para verificação da autenticidade da transação.

No caso de transferências realizadas por meio de chaves de identificação pessoal, como o CPF ou o número de telefone, o comprovante também mostrará os últimos dígitos do CPF do destinatário. Isso é feito para garantir a segurança da transação e evitar fraudes.

Se a transferência for realizada por meio de uma chave aleatória, o comprovante não mostrará o CPF do destinatário. Isso é feito para preservar a privacidade do usuário.

É possível rastrear um Pix? Saber quem enviou o dinheiro?

Sim, é possível rastrear um Pix. Na hora que você recebe a transferência via PIX, você recebe um comprovante que pode ser acessado.

Para isso, você deve ir ao extrato de sua conta e ver a operação que aconteceu via PIX. Então, você tocar sobre ela para ter as informações.

Se a transferência foi realizada por meio de uma chave de identificação pessoal, como o CPF ou o número de telefone, o destinatário pode solicitar o comprovante da transação à instituição financeira do pagador. Esse comprovante mostrará o nome e o CPF do pagador.

Algumas vezes, você vai visualizar apenas os últimos dígitos do CPF como questão de segurança.

Como posso consultar as minhas chaves Pix?

Existem duas formas de fazer a consulta da chave PIX. Pode ser pelo app do banco ou diretamente pelo portal do Banco Central.

Para consultar as suas chaves Pix, você pode seguir este passo a passo:

  1. Acesse o site do Registrato, do Banco Central.
  2. Faça login com o seu CPF e senha cadastrados na conta Gov.br. Se não tiver, deverá criar uma conta.
  3. Clique em “Relatórios”.
  4. Selecione “Relatório de Chaves Pix”.
  5. Clique em “Solicitar relatório”.

O relatório será gerado em formato PDF e enviado para o seu e-mail. O relatório mostrará todas as chaves Pix que você cadastrou, vinculadas aos dados da sua conta (nome do banco, número da agência e da conta).

Você também pode consultar as suas chaves Pix pelo aplicativo do seu banco ou instituição financeira. Para isso, siga as instruções do aplicativo.

Veja, agora, como consultar pelo app dos bancos:

  1. Abra o aplicativo do seu banco.
  2. Escolha a opção de “PIX”.
  3. Toque em “Minhas Chaves” ou “Minhas chaves PIX cadastradas”.

A tela mostrará todas as chaves Pix que você cadastrou nesta determinada conta. A partir de então, você pode gerenciar as chaves, excluir alguma ou gerar novas.

Perguntas frequentes:

Qual é a chave mais segura para o Pix?

A chave mais segura para o Pix é a chave aleatória. Essa chave é gerada pelo seu banco ou instituição financeira e é composta por uma sequência de números e letras aleatórios. A chave aleatória não revela nenhum dado pessoal sobre você, o que a torna mais segura contra fraudes. Além disso, você pode gerar o QR Code para pagamento.


Quantas chaves Pix uma pessoa pode ter?

A quantidade de chaves Pix que uma pessoa pode ter depende do tipo de conta que ela possui:


- Pessoas físicas: podem ter até 5 chaves Pix por conta.

- Pessoas jurídicas: podem ter até 20 chaves Pix por conta.


No entanto, é importante ressaltar que não é possível cadastrar a mesma chave em mais de uma conta. Ou seja, cada chave só pode estar associada a uma conta.


É possível usar a mesma chave Pix em bancos diferentes?

Não, não é possível usar a mesma chave Pix em bancos diferentes. Cada chave Pix é única e só pode estar associada a uma conta. Isso ocorre porque a chave Pix é usada para identificar a conta do destinatário da transferência. Se a mesma chave fosse usada em bancos diferentes, seria impossível identificar qual conta é a destinatária da transferência.


Você também vai gostar