Confira o que pode acontecer para ter uma demora no recebimento do PIX.
O Pix é, hoje, o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, superando os tradicionais cartões de crédito e débito. No entanto, embora ofereça inúmeras vantagens, é possível encontrar ocasionalmente alguns contratempos relacionados à demora na efetivação da transferência.
Por isso, se você está com problemas com o PIX que não caiu, é importante saber o que fazer para que não tenha questões com seu dinheiro.
Acompanhe nossa matéria para saber o que acontece quando tem o problema do PIX demorando para cair na conta e como solucionar esta questão.
De acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Banco Central, as transferências via Pix devem ser creditadas na conta do destinatário em até 10 segundos, independentemente do dia ou horário em que a transação foi iniciada.
Por conta disso, em condições normais, o PIX entra na conta em até 1 minuto! Por isso, é importante ficar atento a este tempo.
Embora a grande maioria das transferências seja concluída dentro desse prazo, é possível ocorrer atrasos de até 1 hora. No entanto, se o atraso exceder esse período, o banco emissor da transferência notifica as instituições financeiras envolvidas no processo.
Esse tempo adicional é reservado para que o departamento de segurança do banco verifique se o valor transferido pode ser devidamente disponibilizado ao destinatário ou se há necessidade de retornar o valor à conta de origem. Essa etapa é importante para garantir a integridade e a segurança das transações realizadas por meio do Pix.
Para verificar se uma transação do Pix foi efetivamente creditada em sua conta, você pode seguir algumas etapas simples:
Se você realizou um Pix e percebeu que está demorando mais do que o esperado para ser creditado na conta de destino, é importante manter a calma e investigar os possíveis motivos para essa demora.
Aqui estão os principais motivos que podem levar o Pix a demorar a cair na conta:
Em casos de instabilidades técnicas no sistema de pagamento instantâneo, as transações podem sofrer atrasos. Essas situações costumam ser temporárias e normalmente são resolvidas rapidamente.
Por isso, se demorar a receber o PIX, confira se o sistema está no ar ou se há algum problema de instabilidade.
Problemas no sistema da instituição financeira pela qual você realizou a transação também podem ocasionar a demora na conclusão do Pix. É possível que o banco esteja enfrentando alguma indisponibilidade momentânea em seu sistema.
Assim, verifique se o banco está funcionando normalmente antes de fazer novamente um PIX ou verificar se o dinheiro do PIX entrou.
Uma conexão de internet instável ou fraca pode afetar a velocidade de processamento das transações do Pix. Verifique a qualidade da sua conexão e, se necessário, tente novamente em um ambiente com uma conexão mais estável.
Geralmente, alguns aplicativos de banco podem ter problemas com a conexão da internet e isso gerar o atraso no envio ou recebimento do PIX.
Em alguns casos, o problema pode estar relacionado ao seu dispositivo móvel. Certifique-se de que o seu celular esteja funcionando corretamente, atualizado e com espaço de armazenamento suficiente para as operações do Pix.
Além disso, verifique se a internet está funcionando corretamente nete.
É importante destacar que o Banco Central define uma situação chamada de “Pix em Processamento” para casos em que há alguma inconsistência no sistema e a transação pode levar um pouco mais de tempo para ser concluída.
Além desses fatores, em transações com valores mais altos, é possível que a instituição financeira necessite de um tempo adicional para analisar a transação e garantir a segurança contra possíveis fraudes.
Por fim, é fundamental observar os limites de valores e horários impostos pelo banco, que foram estabelecidos como medida de segurança após diversos casos de fraudes envolvendo o Pix.
Quando o Pix está demorando para ser creditado na conta, você pode seguir as seguintes ações para resolver a situação:
Confira se os dados fornecidos estão corretos, como a chave Pix, CPF/CNPJ, número da conta ou e-mail do destinatário. Erros nesses dados podem causar atrasos ou até mesmo direcionar a transferência para a pessoa errada.
Assim, o PIX não caiu na conta certa e você deverá entrar em contato com a pessoa que recebeu para conseguir de volta.
Embora o Pix seja geralmente instantâneo, em alguns casos, pode haver atrasos momentâneos devido a problemas técnicos ou instabilidades no sistema. Aguarde alguns minutos para ver se a transação é concluída.
Geralmente, quando o problema é relacionado com instabilidade, em poucos minutos tudo se acerta e o PIX cai na conta.
A recomendação do Banco Central é aguardar uma hora. Esse período é feito para a verificação do PIX e se realmente ele caiu na sua conta. Geralmente, se em uma hora não cair o PIX, é feito o estorno automaticamente.
Se o atraso persistir, é recomendável entrar em contato com o suporte do seu banco ou instituição financeira responsável pelo Pix. Informe o ocorrido, forneça os detalhes da transação e solicite assistência para resolver o problema. Eles poderão verificar o status da transação e oferecer orientações sobre os próximos passos a serem tomados.
Caso o suporte do seu banco não resolva o problema, você tem a opção de registrar uma reclamação junto ao Banco Central do Brasil. O órgão regulador poderá intervir e auxiliar na resolução do caso.
Assim, será possível analisar por que o PIX está demorando para cair na conta e solucionar o seu problema.
Uma das grandes vantagens do sistema PIX é o PIX agendado, onde você pode fazer a transação escolhendo o dia em que a pessoa vai receber o dinheiro.
Pode ser que o PIX não entrou por estar agendado para outro dia.
Para ter certeza de que você recebeu um PIX agendado, deverá entrar em contato com a pessoa que fez o PIX para você e esperar que ela envie o comprovante. O PIX agendado só entra em seu extrato no dia em que você receber, como qualquer outro tipo de operação bancária.
Conforme estamos mostrando desde o início desta matéria, é possível que você faça o PIX e demore para receber o dinheiro na outra conta.
Nesta situação, é preciso ter um pouco de paciência, pois o próprio sistema vai fazer a transação e solucionar o problema para você.
Veja o que fazer em caso da pessoa não receber o PIX enviado para ela:
Em geral, todo o tipo de PIX entra na conta em 10 segundos. Mas pode acontecer alguns atrasos, levando poucos minutos. Em caso de valores altos, pode ser que o banco demore um pouco mais por analisar e garantir que não seja fraude.
O PIX cai na hora em qualquer tipo de conta. Então, se você fez um PIX para uma poupança, pode ter certeza de que ele vai cair em até um minuto, caso esteja tudo funcionando normalmente.
O PIX não tem como ser estornado, principalmente por ser uma transação instantânea. Você pode fazer o estorno de PIX agendados, entrando em contato com o banco. Em caso de enviar dinheiro para a pessoa errada, deverá entrar em contato com ela para receber seu dinheiro.
Significa que o banco está processando ainda a requisição de sua operação PIX. Ele pode ficar em processamento por diversos motivos, como instabilidade no sistema ou então por alguma análise adicional para garantir que não é fraude.
Sim. O PIX foi feito para funcionar todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, 24 horas por dia. Você deve consultar seu banco para transações em horários noturnos, pois há um limite de envio.
Sim. O sistema pode estar instável e acontecer algum problema na hora de enviar ou receber seu PIX. Caso isso aconteça, você deve aguardar até uma hora para que o sistema faça a transação e, caso não aconteça nem o enviou ou estorno, entrar em contato com seu banco imediatamente.
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