Quanto tempo demora para cair um depósito? Confira!

Precisa depositar um dinheiro para alguém ou receber um depósito em conta? Veja quanto tempo vai levar para a compensação bancária.

Por Igor em 15/03/2023
Imagem informativa sobre tempo de depósito

Se tem algo que ainda traz uma certa confusão para todas as pessoas é o depósito bancário. Com regras diferentes, prazos e diversas formas de ser realizado, muitas vezes não se sabe quanto tempo demora para cair um depósito na conta.

Por conta disso, resolvemos reunir tudo que você precisa saber sobre o depósito bancário e os prazos para que seu dinheiro possa entrar na sua conta, ou para que você veja quanto tempo demora para que aquele depósito que você fez entre na conta que deve receber.

Acompanhe nossa matéria e veja todas as informações sobre o tempo para o depósito entrar na conta.

Quanto tempo demora para entrar o dinheiro do depósito?

Vamos direto à pergunta principal: quanto tempo leva para que o dinheiro compense em sua conta? A resposta é que isso depende de diversos fatores relacionados com o tipo de depósito e com a transação realizada.

É importante lembrar também que, para os bancos, sempre se conta os dias úteis, ou seja, final de semana (sábado e domingo) e feriados (nacionais, estaduais ou municipais) não são considerados nos prazos para que tenha a compensação bancária dos valores depositados.

Por isso, separamos as formas que você tem para fazer um depósito em banco e, assim, saber o quanto tem que esperar para que o dinheiro entre na sua conta. Confira!

Depositado no guichê de atendimento (boca de caixa)

A primeira forma de fazer o seu depósito em uma conta é no guichê de atendimento, com um atendente que faz o procedimento para você. Conhecido como “boca de caixa”, este é aquele procedimento em que você deve entrar em uma fila e ser atendido.

Se você depositou seu dinheiro diretamente no guichê, você tem os seguintes prazos para que ele caia na conta:

  • Depósitos realizados em dinheiro: se você fez o depósito em espécie (dinheiro), o valor vai entrar imediatamente na conta bancária em que foi depositado.
  • Depósito em cheque: se você fizer o depósito em cheque no guichê, o tempo para a compensação bancária será de dois a três dias úteis, considerando que esteja tudo certo com o cheque.

Depositado no Caixa Eletrônico

Os caixas eletrônicos, ou terminais de autoatendimento, são uma forma de facilitar diversos processos bancários, sem a necessidade de que o cliente tenha que entrar em filas. E os depósitos podem acontecer por eles.

Conhecido por ser um depósito por envelope, que é inserido na máquina e gera um comprovante, o depósito no caixa eletrônico é seguro e facilita o dia a dia de todas as pessoas.

Se você fizer um depósito em caixa eletrônico, o tempo para o dinheiro entrar em sua conta será diferente.

  • Depósito em dinheiro: caso você realize o depósito em dinheiro no caixa eletrônico até às 16h, o valor vai entrar na conta no mesmo dia. Se realizar depois deste horário, vai levar até um dia útil para que entre na conta.
  • Depósito em cheque: caso você faça o depósito em envelope com cheque, você tem um prazo de até 3 dias úteis para receber seu dinheiro, se for realizado antes das 16h. Se for depois deste período, adicione um dia na espera, ou seja, 4 dias úteis como prazo máximo.

Depósitos Internacionais

Os depósitos internacionais já seguem outras regras, já que depende de vários fatores para que o dinheiro possa entrar. Em geral, a compensação bancária acontece em dois dias úteis, o prazo médio dado pelos bancos brasileiros.

Entretanto, alguns fatores podem atrasar a entrada do dinheiro na conta, como o valor, banco que intermedia a operação, política e fuso horário do país a receber o dinheiro e o banco de destino.

Compensação bancária: o que é e qual a relação com o depósito?

Sempre que falamos em depósitos bancários e o tempo que demora para cair na conta, nos deparamos com o termo “compensação bancária”. Mas o que isso significa?

A compensação bancária são os procedimentos realizados dentro do banco onde o depósito aconteceu para que se faça a conferência do depósito (via cheque, via envelope, terminal de autoatendimento) e que, assim, a operação aconteça corretamente.

Por isso, existe um prazo para que se caia o dinheiro do depósito na conta, pois o banco vai fazer toda a verificação para saber se está tudo correto.

Perguntas frequentes

Quantos dias o depósito de cheque feito no envelope demora para entrar?

Se feito até às 16h, leva 3 dias úteis. Depois deste horário, vai levar 4 dias úteis em média.


Quantos dias o depósito de dinheiro feito no envelope demora para entrar?

Se feito até às 16h, cai no mesmo dia. Se passar deste horário, leva um dia útil.


Qual o limite de horário de depósito no caixa eletrônico para entrar no mesmo dia?

Para que seu dinheiro entre no mesmo dia, você deve depositar no caixa eletrônico até às 16h, desde que não seja fim de semana ou feriado.


O que acontece se eu depositar um valor e digitar errado no caixa eletrônico?

Pode acontecer de, na hora de digitar o valor no caixa eletrônico, você colocar errado. Seja a mais ou a menos, a compensação bancária só vai acontecer quando o banco fizer a conferência do envelope e, assim, o valor que entrará na sua conta será o valor que estiver dentro do envelope.


Depositei no feriado. Quando o depósito cai na conta?

Se for em dinheiro, o depósito cai no próximo dia útil. Se for em cheque, leva três dias úteis para compensar.


Depositei um cheque e consta como saldo bloqueado. O que significa?

Se você depositou um cheque e ainda constar como saldo bloqueado, significa que ele ainda está passando pela conferência e compensação bancária para que o dinheiro entre em sua conta. A recomendação é que você aguarde um ou dois dias úteis e, em caso do dinheiro não entrar, comunicar ao banco.


O que significa “não processado” ao depositar um cheque?

Caso você deposite o cheque e conste como “não processado”, significa que ele ainda não passou pela compensação bancária, ou seja, você deve aguardar para receber o dinheiro de seu cheque.


Depositei um dinheiro em lotérica. Cai no mesmo dia?

As lotéricas possuem um sistema onde você pode fazer o depósito de dinheiro nas contas da Caixa. O sistema permite apenas depósitos para este banco.


Assim, se você fizer um depósito em dinheiro na lotérica, o prazo para que ele entre na conta é de 30 minutos.


Tentei depositar e tive um erro na conta. Como proceder?

Se caso você foi fazer um depósito e apareceu um erro na conta a ser depositada, confira os dados da conta com o beneficiário. Se a conta for sua e a numeração estiver correta, você deve entrar em contato imediatamente com o banco.


Fui fazer um depósito e a máquina saiu de sistema. Como proceder?

Caso você deposite e aconteça algum problema com a máquina de autoatendimento, como falta de luz ou o sistema sair do ar e não concluir o depósito, prendendo seu envelope, você deve entrar em contato imediatamente com o banco para encontrar uma solução.


Você também vai gostar