Empréstimo consignado do INSS: como solicitar

Por Geniuzz em 30/12/2021

Primeiramente se você é aposentado ou pensionista da Previdência Social, sobretudo há um produto muito interessante para você: o empréstimo consignado do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

No entanto nesta modalidade, você pode comprometer até 35% da sua renda com a tomada de crédito. O percentual é a famosa margem consignável.

Como é um empréstimo de baixo risco, já que o desconto é feito diretamente na aposentadoria ou benefício do solicitante, mas as taxas são bem mais competitivas do que outras opções de crédito. 

Contudo, a taxa de juros média de operações de empréstimo consignado público é de 2,08% ao mês. Interessante, não é mesmo?

Outro benefício é o prazo de pagamento, que pode variar entre 12 e 72 meses, dependendo da política de cada banco. Sem contar a facilidade de acesso a esse produto, que não possui tanta burocracia para contratar e ter o valor disponibilizado. 

Quem pode fazer?

O empréstimo consignado do INSS está disponível para aposentados e pensionistas da Previdência Social do Brasil. Mas é necessário levar em conta alguns requisitos indispensáveis:

  • A princípio o empréstimo deve ser feito com instituição financeira conveniada ao INSS;
  • Em seguida o contrato e autorização devem ser assinados previamente pelo beneficiário com a autorização de consignação;
  • Logo após, a autorização deve ser dada de forma expressa, por escrito ou por meio eletrônico e em caráter irrevogável e irretratável.

Então, fique atento caso receba alguma ligação desse tipo. Pode ser uma tentativa de golpe. 

Quais são as vantagens do empréstimo consignado do INSS?

A principal vantagem desse produto, definitivamente é a taxa de juros, bem mais atrativa que outras modalidades de empréstimo. 

Como é certo que você vai receber seu benefício todo o mês, é uma espécie de garantia que o banco tem.

Conforme o site do INSS, a taxa máxima de juros, ao mês, que cada banco pode cobrar é:

  • 1,8% para os empréstimos consignados pessoais;
  • 2,7% para os cartões de crédito consignados.

Essa taxa de juros já inclui todos os custos de operação do empréstimo pessoal e do cartão de crédito.

Como solicitar o empréstimo?

Para contratar o empréstimo, você precisa se dirigir a algum banco ou instituição financeira conveniada ao INSS. 

Procure no Meu INSS as empresas conveniadas e escolha a que melhor se encaixe nas suas necessidades, considerando tópicos importantes como taxa de juros e prazo para pagamento. 

Lembre-se que há o limite máximo para os juros cobrados, e isso vale para todos os bancos.

Após escolhido a sua instituição financeira, agende um atendimento e será repassada a lista de toda a documentação que você precisa para fazer o empréstimo ou conseguir um cartão de crédito consignado.

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz