Empréstimo pessoal sem garantia: conheça essa modalidade

Por Geniuzz em 28/12/2021

Empréstimo pessoal sem garantia

Primeiramente a hora de conseguir crédito, existem muitas possibilidades disponíveis ao consumidor. 

Assim, o mais conhecido é o empréstimo pessoal sem garantia, ofertado por centenas de bancos, financeiras e fintechs em todo o Brasil.

O que é empréstimo sem garantia?

Nesse tipo de concessão de crédito, as instituições financeiras fazem uma análise do CPF do solicitante, levando sobretudo em consideração alguns fatores de risco, e determinam as condições disponíveis para aquele pedido.

A principal característica do empréstimo sem garantia é que você não precisa dar algo como garantia de pagamento, como um imóvel ou veículo. Também não é necessário justificar como você usará o dinheiro, proporcionando mais flexibilidade.

No entanto, isso significa que as taxas aplicadas serão maiores e as condições de pagamento podem ser menos flexíveis do que em outras modalidades. 

Para avaliar a quais condições o empréstimo será concedido, os bancos levam  em consideração informações como a fonte de renda, a estabilidade da renda e o histórico de pagamento do tomador do crédito. 

Vale a pena contratar?

Dívidas nem sempre são um assunto fácil de ser resolvido, não é mesmo? Sabendo disso, muitas pessoas acabam recorrendo a um empréstimo pessoal para quitá-las. 

Antes de solicitar qualquer empréstimo, é importante avaliar a real necessidade da operação e suas condições de quitar o montante.

Se você possui um bom histórico de crédito e pagamento no mercado, além de uma fonte de renda que seja estável, o empréstimo pessoal sem garantia pode ser uma boa opção para você.

É importante pesquisar bastante e avaliar com consciência quais são as condições disponíveis para seu perfil e se as parcelas do empréstimo cabem dentro do seu orçamento mensal.

Fique atento especialmente às taxas de juros praticadas no mercado, que são bastante elásticas para essa modalidade. Há variação entre 1,5% ao mês e 22% ao mês. 

Como solicitar um empréstimo pessoal sem garantia?

O processo para conseguir um empréstimo pessoal sem garantia varia de acordo com a instituição onde você está solicitando. 

No entanto, geralmente, você vai precisar ter os documentos listados abaixo: 

  • CPF;
  • Documento oficial com foto: RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), carteira de órgão profissional (OAB, CRM, CREA, FENAJ, dentre outros), carteira de trabalho ou passaporte;
  • Comprovante de residência: conta de água, gás, luz ou telefone (celular ou fixo). É importante que seja um documento recente;
  • Comprovante de renda: declaração do imposto de renda, contracheque, extrato bancário, demonstrativos enviados pelo INSS, holerite e carteira de trabalho.

É importante lembrar que cada instituição pode estabelecer seus critérios de solicitação e lista de documentos necessários para o pedido do empréstimo.

 
Empréstimo pessoal sem garantia
©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz