Como passar cartão na maquininha: descubra!

Escrito por

Igor

With over a decade of experience in SEO and digital marketing, Igor Bernardo specializes in organic traffic strategies that deliver real results—such as increased visibility, generated...

Perfil completo
Seja um colunista

05/07/2025

11 min de leitura

Se você tem um comércio, é MEI ou trabalha com vendas em qualquer lugar, já deve ter percebido o quanto a maquininha de cartão é fundamental para suas vendas, trazendo segurança na hora do pagamento e recebimento.

Mas é comum que muitas pessoas não saibam como passar cartão na maquininha. Por isso, nesta matéria, estamos trazendo todas as informações que você precisa para saber operar a maquininha e receber seu dinheiro.

Acompanhe até o final e saiba como passar cartão na maquininha corretamente.

Como funciona a maquininha de cartão?

Uma maquininha de cartão é um dispositivo eletrônico que possibilita a leitura de informações contidas em cartões de crédito e débito, permitindo que você realize transações financeiras de forma rápida e segura.

Ao utilizar a máquina de cartão, você estabelece uma comunicação entre si e seu cliente, a empresa responsável pelo fornecimento da máquina e a empresa de pagamentos que representa a bandeira do cartão utilizado (Visa, Mastercard, American Express, etc.).

Dessa forma, todo o processo de autorização e transferência de valores ocorre de maneira automática, garantindo a segurança e a comodidade tanto para o vendedor quanto para o comprador.

O processo que acontece quando se insere o cartão na maquininha é o seguinte:

  1. O vendedor passa o cartão na maquininha.
  2. A máquina de cartão lê as informações contidas na tarja magnética ou no chip do cartão do cliente, como o número da conta, a data de validade, o código de segurança e o nome do titular do cartão.
  3. A maquininha de cartão estabelece uma conexão segura com a operadora do cartão para verificar se o cliente possui saldo suficiente para efetivar a compra.
  4. A máquina também verifica se o cartão não foi reportado como roubado ou perdido.
  5. Se tudo estiver correto, a transação é confirmada e o pagamento é processado.
  6. O vendedor recebe a confirmação da transação bem-sucedida e pode entregar os produtos ou serviços ao cliente.

Como recebo o dinheiro de quem passar cartão na maquininha?

Quando você passar o cartão na maquininha, o pagamento realizado vai ser contabilizado e você precisa receber o seu dinheiro. Basicamente, existem duas formas como o dinheiro das vendas da maquininha de cartão virão para você:

  • Conta virtual criada na operadora da maquininha de cartão: a forma mais comum na atualidade, a operadora da sua maquininha cria uma conta virtual para você, onde os valores das vendas são creditados e, a partir desse crédito, você pode fazer uso como quiser (fazer pagamentos, transferir, sacar etc.).
  • Depósito em conta bancária: algumas operadoras, ao passar o cartão na maquininha, transferem os valores diretamente para sua conta bancária cadastrada, de forma que, assim, você tenha o saldo na conta.

Seja como for, quando inserir o cartão na maquininha e tiver o pagamento realizado, você vai ter como receber o seu dinheiro.

Como usar uma maquininha de cartão?

O processo para usar a maquininha de cartão e passar as vendas é bem simples e você pode fazer de maneira prática e intuitiva, seguindo os comandos na tela do aparelho.

Em geral, para passar o cartão na maquininha, você segue o seguinte passo a passo:

  1. Insira, passe ou aproxime o cartão da máquina, dependendo do tipo de tecnologia utilizada (tarja, chip ou por aproximação).
  2. Digite o valor da venda utilizando o teclado físico ou a tela da maquininha, caso ela seja inteligente.
  3. Indique a forma de pagamento escolhida, que pode ser débito, crédito à vista ou parcelado.
  4. Se optar pelo parcelamento, selecione o número de vezes desejado.
  5. Caso seja necessário, solicite ao cliente que digite a senha do cartão.
  6. Aguarde pela aprovação da transação, que geralmente é confirmada em poucos segundos.
  7. Se a transação for aprovada, entregue ao cliente um recibo, que pode ser enviado por SMS, e-mail ou impresso, dependendo do modelo da máquina.
  8. Se a transação for recusada, refaça o processo, peça ao cliente que tente outro cartão ou ofereça outra forma de pagamento.

Como passar o cartão na maquininha corretamente?

Existem algumas formas de passar o cartão na maquininha para que possa receber seus pagamentos. Confira um passo a passo de como fazer a sua venda com a maquininha de cartão:

  1. Verifique qual é a tecnologia do cartão (tarja magnética, chip ou por aproximação).
  2. Insira o cartão na maquininha de acordo com a tecnologia, ou seja, passe a tarja magnética pela fenda na parte superior da máquina, insira o chip no espaço correspondente ou aproxime o cartão da área indicada, se a máquina tiver essa tecnologia.
  3. Aguarde até que a maquininha leia as informações do cartão. Em alguns casos, a maquininha pode solicitar que você digite a senha do cartão.
  4. Verifique se as informações do cartão foram exibidas corretamente na tela da maquininha. Confirme o valor da transação e a forma de pagamento antes de confirmar a operação.
  5. Confirme a operação de pagamento na tela da maquininha ou pressione o botão correspondente.
  6. Aguarde alguns segundos até que a transação seja processada e aprovada.
  7. Se aprovada, entregue o comprovante de pagamento ao cliente, que pode ser enviado por mensagem de texto, e-mail ou impresso.

Como receber na maquininha com cartão de aproximação?

A tecnologia de pagamento por aproximação é o que há de mais moderno na hora de fazer as vendas, onde, ao invés de inserir o cartão na maquininha, você aproxima para que a venda aconteça.

Veja como receber corretamente na maquininha de cartão por aproximação:

  1. Digite o valor da venda na maquininha de cartão.
  2. Escolha o tipo de pagamento (crédito ou débito) e se é à vista ou parcelado.
  3. Peça ao cliente que aproxime o cartão de crédito ou débito da maquininha, na área indicada para a leitura.
  4. Aguarde alguns segundos até que a maquininha leia as informações do cartão e exiba o valor da transação.
  5. Confirme a transação na tela da maquininha ou pressione o botão correspondente.
  6. Aguarde alguns segundos até que a transação seja processada e aprovada.
  7. Se aprovada, entregue o comprovante de pagamento ao cliente, que pode ser enviado por mensagem de texto, e-mail ou impresso.

Outras formas de receber pagamento pela maquininha de cartão

Com o avanço da tecnologia, novas formas de pagamento estão surgindo diretamente pela maquininha de cartão, incluindo pagamento por PIX, onde é gerado um QR Code para que a pessoa faça o pagamento, e também algumas máquinas permitem que você crie um link e envie para o pagamento.

Assim, na hora que você escolher seu aparelho, além de inserir o cartão na maquininha, veja quais as funções que ela permite que você realize para poder fazer as melhores vendas para os clientes.

Principais problemas ao passar cartão na maquininha

O uso do cartão na maquininha deve ser feito com cuidado, principalmente para que você evite alguns tipos de erros que possam vir a causar problemas para o cliente. Confira os principais problemas que um você pode ter ao passar cartão na maquininha.

Erro Técnico

Ao passar o cartão na maquininha, você pode ter alguns tipos de erros técnicos. Em geral, são falhas no sistema e que são simples de resolver. Confira uma lista dos principais erros técnicos:

  • Código 06 – Erro Genérico: Esse código indica que a máquina ou a rede de dados está apresentando algum problema, ou que a administradora não conseguiu entrar em contato com o emissor do cartão. Nesse caso, o varejista pode oferecer outra máquina ou pedir ao cliente que tente novamente.
  • Código 08 – Timeout no Emissor/Bandeira: Esse código indica que o emissor do cartão, a operadora do cartão ou a operadora da máquina de cartão estão indisponíveis. Nesse caso, o cliente pode tentar novamente.
  • Código 14 – Cartão Inválido: Esse código indica que a loja ou a máquina de cartão recusou uma bandeira de cartão. A solução é o cliente utilizar um cartão de outra bandeira ou pagar com outro método.
  • Código 15 – Instituição não cadastrada: Esse código indica que a instituição emissora do cartão não está cadastrada na operadora da máquina. A solução é utilizar outro cartão ou método de pagamento.

Além dos códigos mencionados acima, outros erros nas maquininhas de natureza técnica incluem:

  • Código 19 – Repita a Transação;
  • Código 21 – Não foi Possível Cancelar ou Confirmar a Transação;
  • Código 26 – Operação com ID Duplicada;
  • Código 40 – Serviço Indisponível;
  • Código 91 – Banco Fora do Ar;
  • Código 96 – Tente Novamente;
  • Código AA – Tempo Excedido;
  • Código GA – Transação Referida.

Caso ocorra algum desses erros, o varejista ou o cliente pode tentar novamente ou utilizar outro método de pagamento.

Erro de uso

Para estes casos, houve algum erro ao passar ou inserir o cartão na maquininha. Veja quais são os principais:

  • Código 03 – Transação não encontrada – venda não autorizada: Este erro ocorre quando a quantidade de parcelas excede o limite permitido pelo cartão ou quando há um erro de digitação no número do cartão ou no código de segurança.
  • Código 11 – Venda parcelada tipo 2 não autorizada: A máquina não possui opções de parcelamento cadastradas ou as opções cadastradas não são aceitas pelo cartão. O varejista deve oferecer outras formas de pagamento.

Existem outros erros de uso que podem ocorrer durante a transação na máquina de cartão, como:

  • Código 12 – Transação inválida
  • Código 25 – Registro não encontrado
  • Código AC – Use função débito

Erro por segurança

Neste caso, quando você passa um cartão na maquininha, acontece um erro por questões de segurança. Confira os principais:

  • Código 01 – Transação referida (emissor): Esse erro ocorre quando o cliente realiza uma compra com um valor muito acima do que é habitual, ou quando a operadora do cartão suspeita de fraude. Nesse caso, o cliente deve entrar em contato com o banco emissor do cartão para verificar a informação.
  • Código 05 – Transação não autorizada: Esse erro ocorre quando a transação é recusada pelo banco emissor do cartão. O titular do cartão deve entrar em contato com o banco para saber o motivo da recusa. Esse erro não é muito comum.

Você também pode encontrar os seguintes códigos:

  • Código 13 – Valor de transação inválido;
  • Código 38 – Excedido tentativas de senha;
  • Código 41 – Cartão extraviado;
  • Código 43 – Cartão roubado;
  • Código 54 – Cartão vencido;
  • Código 55 – Senha incorreta;
  • Código 57 – Serviço inválido para este cliente ou Transação negada;
  • Código 61 – Excedido limite de saque ou compra;
  • Código 78 – Cartão não desbloqueado pelo portador.

Erro 51

O código 51 indica que a transação foi negada ou não autorizada pelo emissor do cartão. Isso pode ocorrer por diversos motivos, tais como: limite de crédito excedido, suspeita de fraude na transação, cartão vencido ou pagamentos em atraso.

É importante que o titular do cartão entre em contato com o emissor para verificar o motivo e resolver a situação.

Quais são as melhores maquininhas atuais do mercado?

Quer passar o cartão na maquininha e ter mais opções para seus clientes? Veja algumas informações sobre as melhores maquininhas da atualidade:

Pagseguro

  • Preço: R$ 1,90 a R$ 24,90 (12 parcelas).
  • Custo: Sem aluguel.
  • Saldo: Parcelado: 9,91% a 22,59% (na hora)
  • Destaque: Saldo na hora em sua conta, modelos diferentes e mais aceitação de bandeiras.

Ton

  • Preço: R$ 2,90 a R$ 31,41 (12 parcelas)
  • Custo: sem aluguel.
  • saldo: Parcelado: 4,41% a 11,95% (1 dia)
  • Destaque: Taxas básicas, maquininha de passar cartão bem simples de usar.

Mercado Pago

  • Preço: R$ 11,90 a R$ 39,90 (12 vezes)
  • Custo: sem aluguel.
  • saldo: Parcelado: 9,90% a 22,59% (na hora)
  • Destaque: saldo disponível na hora que passar a maquininha de cartão, opção de empréstimo para o dono da maquininha.

Frequently asked questions

[faq]

Sobre o autor

Igor Bernar

Igor

Editor-in-Chief

With over a decade of experience in SEO and digital marketing, Igor Bernardo specializes in organic traffic strategies focused on real results—such as increased visibility, lead generation, and sales. He currently heads the SEO department at Geniuzz.

Perfil completo

Leia mais