Cartão Bloqueado: o que significa e como resolver?

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Igor

With over a decade of experience in SEO and digital marketing, Igor Bernardo specializes in organic traffic strategies that deliver real results—such as increased visibility, generated...

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05/07/2025

7 min de leitura

A pior situação de quem usa cartões, seja de crédito, débito ou do banco, é precisar fazer uso dele e receber a mensagem de “Cartão Bloqueado”. Porém, é possível que isso aconteça e você não saiba o motivo.

Por isso, reunimos as principais causas que podem levar um cartão a ser bloqueado para que você compreenda o que aconteceu e saiba como resolver este problema.

Acompanhe a matéria e descubra como proceder em caso de cartão bloqueado.

O que significa o cartão estar bloqueado?

Se você receber a mensagem de Cartão bloqueado, significa que a instituição financeira responsável pelo cartão (como um banco, por exemplo) desativou temporariamente a possibilidade de realizar transações com o cartão.

Isso pode ter sido feito a pedido do titular do cartão, em caso de perda ou roubo, ou por motivos de segurança, como em caso de suspeita de uso fraudulento do cartão. Também é possível por conta de falta de pagamento da fatura.

Quando um cartão é bloqueado, ele não pode ser utilizado para realizar compras, saques ou transferências.

Geralmente, é necessário entrar em contato com a instituição financeira para solicitar o desbloqueio do cartão ou para verificar o motivo do bloqueio e tomar as medidas necessárias para regularizar a situação.

Por que meu cartão foi bloqueado?

Existem diversos motivos que podem levar um cartão a ser bloqueado. Conheça os principais:

  • Por vencimento: o cartão possui uma data de vencimento. Caso você não receba o novo cartão e vá usar o antigo, ele estará bloqueado pelo banco. Por isso, se não recebeu um novo cartão, entre em contato com o banco para não ter o cartão bloqueado.
  • Para usar: quando você recebe um novo cartão, seja ele qual for, por motivos de segurança ele vem bloqueado. Então, você precisa realizar o desbloqueio do cartão para que, então, possa usar no dia a dia. O desbloqueio pode ser realizado nas agências e pelos aplicativos.
  • Por digitar senha errada: se você digitar a senha errada três vezes, você terá o cartão bloqueado provisoriamente. Isso significa que você terá que ir ao banco para fazer o desbloqueio dele e, assim, conseguir usar novamente o seu cartão.
  • Motivos de segurança: você pode ter o cartão bloqueado se o banco notar compras em seu cartão que possam ser suspeitas de fraudes, como várias compras em poucos minutos, valores altos de compras, compras em lugares diferentes e compras no exterior que possa vir a gerar dúvidas.
  • Falta de pagamento da fatura: se você, por qualquer motivo, não pagar a fatura de seu cartão de crédito, vai receber uma mensagem de que seu cartão está bloqueado por falta de pagamento. Nessa situação, você deve regularizar o pagamento para desbloquear o cartão.
  • Fatura contestada: em caso de suspeita de cobranças indevidas no cartão, ele pode ser bloqueado até que se descubra a real causa dessas cobranças.

O que não posso fazer com o cartão bloqueado?

Se você tem um cartão bloqueado, significa que você não poderá usar o mesmo para realizar todas as operações que seriam possíveis com ele sem o bloqueio.

Assim, se ele está nesta situação você não poderá:

  • Fazer compras com o cartão.
  • Passar em maquininhas (nem no débito e nem no crédito).
  • Consultar saldos, extratos e outros.
  • Comprar online.

Em geral, é possível que você receba o “erro 57” na hora que tentar realizar a compra com o cartão bloqueado. Assim, se aparecer, você já sabe que o motivo é o bloqueio.

Vale lembrar que o cartão bloqueado não acaba com as dívidas anteriores (em caso de bloqueio por falta de pagamento da fatura) e que você terá que pagar para conseguir desbloquear.

Como faço para desbloquear um cartão?

Para desbloquear um cartão, geralmente é necessário seguir as orientações da instituição financeira responsável pelo cartão. Os procedimentos podem variar de acordo com a instituição, mas em geral são os seguintes:

  • Verifique se o cartão está realmente bloqueado, consultando o aplicativo ou site do banco ou instituição financeira, ou tentando fazer uma transação com o cartão para confirmar se ele ainda está bloqueado.
  • Entre em contato com a central de atendimento da instituição financeira. Geralmente, o número de telefone de atendimento ao cliente está localizado no verso do cartão ou pode ser encontrado no site ou aplicativo da instituição.
  • Siga as instruções do atendente para verificar o motivo do bloqueio do cartão e solicitar o desbloqueio. Em alguns casos, pode ser necessário fornecer informações pessoais, como data de nascimento e número do CPF, para confirmar sua identidade.
  • Se o bloqueio do cartão foi por motivos de segurança, a instituição financeira pode exigir que você confirme algumas transações recentes ou autorize o desbloqueio por meio de um código ou senha enviados para o seu celular ou e-mail cadastrados.
  • Após o desbloqueio, verifique se o cartão está funcionando corretamente e se não há nenhuma transação suspeita em sua conta. Se houver algum problema, entre em contato com a instituição financeira imediatamente.

Ainda é importante lembrar que, em caso de bloqueio por falta de pagamento, é necessário acertar a dívida primeiro para que a instituição possa fazer o desbloqueio do cartão.

E, em caso de novo cartão, você pode ter a opção de desbloqueio diretamente pelo aplicativo do banco.

O que fazer para não ter o cartão bloqueado novamente?

Se você teve o cartão bloqueado, ainda que provisoriamente, notou que é um pouco trabalhoso fazer o desbloqueio, principalmente em casos de suspeitas de fraudes. Por isso, veja algumas dicas para não ter o cartão bloqueado de novo:

  • Proteja o cartão: mantenha o cartão em local seguro e não compartilhe com terceiros. Evite deixá-lo em lugares de fácil acesso, como dentro do carro ou em bolsas desprotegidas.
  • Acompanhe suas transações: verifique regularmente o extrato de sua conta e fique atento a qualquer transação suspeita ou não autorizada.
  • Avise imediatamente em caso de perda ou roubo: se o cartão for perdido ou roubado, entre em contato com a instituição financeira imediatamente para bloqueá-lo. Não espere até receber a fatura para verificar as transações.
  • Mantenha seus dados atualizados: certifique-se de manter seus dados pessoais, como endereço e telefone, atualizados na instituição financeira. Isso facilita o contato em caso de necessidade, assim como recebimento de novos cartões.
  • Consulte o banco: se é um cartão novo, entre em contato com o banco para que ele não seja bloqueado.
  • Pague as faturas em dia: cartões com fatura em atraso tendem a ser bloqueados pelo sistema. Então, mantenha tudo em dia.

Com essas dicas, será mais simples não ter o cartão bloqueado.

Frequently asked questions:

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Sobre o autor

Igor Bernar

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Editor-in-Chief

With over a decade of experience in SEO and digital marketing, Igor Bernardo specializes in organic traffic strategies focused on real results—such as increased visibility, lead generation, and sales. He currently heads the SEO department at Geniuzz.

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