Empréstimo consignado do INSS: como solicitar

Escrito por

Igor

With over a decade of experience in SEO and digital marketing, Igor Bernardo specializes in organic traffic strategies that deliver real results—such as increased visibility, generated...

Perfil completo
Seja um colunista

05/07/2025

3 min de leitura

Se você é aposentado ou pensionista da Previdência Social, há um produto muito interessante para você: o empréstimo consignado do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

No entanto nesta modalidade, você pode comprometer até 35% da sua renda com a tomada de crédito. O percentual é a famosa margem consignável.

Como é um empréstimo de baixo risco, já que o desconto é feito diretamente na aposentadoria ou benefício do solicitante, mas as taxas são bem mais competitivas do que outras opções de crédito. 

Contudo, a taxa de juros média de operações de empréstimo consignado público é de 2,08% ao mês. Interessante, não é mesmo?

Outro benefício é o prazo de pagamento, que pode variar entre 12 e 72 meses, dependendo da política de cada banco. Sem contar a facilidade de acesso a esse produto, que não possui tanta burocracia para contratar e ter o valor disponibilizado. 

Quem pode fazer?

O empréstimo consignado do INSS está disponível para aposentados e pensionistas da Previdência Social do Brasil. Mas é necessário levar em conta alguns requisitos indispensáveis:

  • A princípio o empréstimo deve ser feito com instituição financeira conveniada ao INSS;
  • Em seguida o contrato e autorização devem ser assinados previamente pelo beneficiário com a autorização de consignação;
  • Logo após, a autorização deve ser dada de forma expressa, por escrito ou por meio eletrônico e em caráter irrevogável e irretratável.

Então, fique atento caso receba alguma ligação desse tipo. Pode ser uma tentativa de golpe. 

Quais são as vantagens do empréstimo consignado do INSS?

A principal vantagem desse produto, definitivamente é a taxa de juros, bem mais atrativa que outras modalidades de empréstimo. 

Como é certo que você vai receber seu benefício todo o mês, é uma espécie de garantia que o banco tem.

Conforme o site do INSS, a taxa máxima de juros, ao mês, que cada banco pode cobrar é:

  • 1,8% para os empréstimos consignados pessoais;
  • 2,7% para os cartões de crédito consignados.

Essa taxa de juros já inclui todos os custos de operação do empréstimo pessoal e do cartão de crédito.

Como solicitar o empréstimo?

Para contratar o empréstimo, você precisa se dirigir a algum banco ou instituição financeira conveniada ao INSS. 

Procure no Meu INSS as empresas conveniadas e escolha a que melhor se encaixe nas suas necessidades, considerando tópicos importantes como taxa de juros e prazo para pagamento. 

Lembre-se que há o limite máximo para os juros cobrados, e isso vale para todos os bancos.

Após escolher a sua instituição financeira, agende um atendimento e será repassada a lista de toda a documentação que você precisa para fazer o empréstimo ou conseguir um cartão de crédito consignado.

Sobre o autor

Igor Bernar

Igor

Editor-in-Chief

With over a decade of experience in SEO and digital marketing, Igor Bernardo specializes in organic traffic strategies focused on real results—such as increased visibility, lead generation, and sales. He currently heads the SEO department at Geniuzz.

Perfil completo

Leia mais