Empréstimo consignado SIAPE: como contratar

Escrito por

Igor

With over a decade of experience in SEO and digital marketing, Igor Bernardo specializes in organic traffic strategies that deliver real results—such as increased visibility, generated...

Perfil completo
Seja um colunista

05/07/2025

3 min de leitura

Você já sabe que o empréstimo consignado é uma modalidade de concessão de crédito que desconta as parcelas de pagamento diretamente no contracheque ou benefício do contratante. 

Em geral, essa operação não está disponível a todas as pessoas, mas a grupos específicos.

Um desses grupos é formado pelos servidores públicos federais, inscritos no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE).

Dentre as vantagens dessa modalidade estão a liberação sem consulta a órgãos de proteção de crédito, como SPC ou SERASA, taxas de juros menores e prazos estendidos para pagamento. 

Pode solicitar um ou mais empréstimos consignados SIAPE todo servidor público federal ativo ou inativo, aposentado ou pensionista vitalício. É importante ressaltar que o desconto é feito direto no contracheque. 

Como funciona o consignado SIAPE?

O empréstimo consignado SIAPE pode ser pago em até 96 meses com taxa de juros máxima de 1,25% ao mês.

Em todos os casos, é importante avaliar o Custo Efetivo Total, que é aquilo que efetivamente deverá ser pago no contrato.

A liberação do crédito para funcionário público federal é realizada via SouGov. O acesso ao sistema de emissão do contracheque pode ser feito pelo SouGov.

As condições para contratação são:

  • Ter no mínimo 18 e no máximo 80 anos (a política pode variar em cada banco);
  • Ter margem consignável livre;
  • Que o órgão empregador (fonte pagadora) tenha convênio com o banco de interesse.

Como é o processo de contratação?

Para contratar o crédito, o servidor público federal deve apresentar os documentos aceitos pelos bancos e financeiras, como:

  • Documentos de identificação pessoal (RG, CPF, CNH);
  • Comprovante de residência (conta de serviço recorrente em nome do titular);
  • Contracheque atualizado; e
  • Autorização de consignatária (emitida via SouGov).

Afinal, em virtude da particularidade dessa modalidade de concessão de crédito, o servidor público federal que contratar empréstimo consignado tem que autorizar expressamente a dedução no contracheque, por meio de sistema de gestão de pessoas do Poder Executivo Federal (SIGAC).

Contudo em casos de portabilidade de consignado, é preciso ter em mãos também os dados sobre o contrato atual como: valor parcelado, número de parcelas, valor das prestações, saldo restante, Custo Efetivo Total entre outras.

Essas informações servirão de base para que o novo banco faça uma avaliação sobre a operação financeira.

Enfim para aproveitar as vantagens de um empréstimo, é preciso conhecer todas as ofertas que as empresas oferecem. Desse modo, é possível identificar o crédito certo para a sua necessidade.

Um empréstimo consignado SIAPE que vale a pena conhecer é o da BXBLUE ele tem condições especiais para você, servidor publico.

Sobre o autor

Igor Bernar

Igor

Editor-in-Chief

With over a decade of experience in SEO and digital marketing, Igor Bernardo specializes in organic traffic strategies focused on real results—such as increased visibility, lead generation, and sales. He currently heads the SEO department at Geniuzz.

Perfil completo

Leia mais