Aprovado novo teto de juros para empréstimo consignado

Escrito por

Ígor

Con más de una década de experiencia en SEO y marketing digital, Igor Bernardo se especializa en estrategias de tráfico orgánico que brindan resultados reales, como mayor visibilidad, generación...

Perfil completo
Seja um colunista

05/07/2025

2 min de leitura

Aprueban nuevo tope de tasa de interés para préstamos de nómina

Atenção: vai ficar mais caro contratar empréstimo consignado a partir de janeiro de 2022.

Primeiramente o empréstimo consignado esta diretamente ligado a folha de pagamento, no contracheque holerite ou em relação com o INSS.

Especialistas

Segundo especialistas as empresas acreditam que terão menos problemas se for através de funcionários públicos, pensionistas e aposentados. Fica claro, por exemplo, que as instituições focam em créditos que criam maior segurança.

No empréstimo consignado é descontado direto na sua folha de pagamento, ou benefício do INSS.

Conselho Nacional de Previdência Social

A princípio no início de dezembro, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou o aumento do teto dos juros cobrados nas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

A alteração foi permitida levando em consideração o aumento da taxa básica de juros (Selic) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos últimos meses. 

Em contrapartida com a medida, a taxa de juros mensal do empréstimo consignado passa de 1,8% para 2,14%. Para operações realizadas pelo cartão de crédito da mesma modalidade, a taxa passa de 3% para 3,06% ao mês.

Instituições financeiras

Na prática, isso significa que as instituições financeiras podem elevar a taxa que aplicam nos serviços consignados, por isso é importante avaliar diferentes opções antes da contratação. 

Pensando no impacto das mudanças no bolso dos aposentados e pensionistas, os conselheiros do CNPS ressaltaram a importância da educação financeira dos beneficiários. 

Novo teto de juros para empréstimo consignado

Por isso, na resolução que vai normatizar a decisão, será estabelecida a criação do Programa de Cidadania Financeira e Previdenciária, que vai discutir iniciativas para ampliar a transparência, concorrência e redução de custos dos empréstimos consignados. O grupo de trabalho será financiado com recursos das instituições financeiras que operam com essa modalidade de concessão de crédito.

Sobre el autor

Igor Bernar

Ígor

Editor en jefe

Con más de una década de experiencia en SEO y marketing digital, Ígor Bernardo Se especializa en estrategias de tráfico orgánico enfocadas en resultados reales, como mayor visibilidad, generación de leads y ventas. Actualmente dirige el departamento de SEO en Geniuzz.

Perfil completo

Leer más