Horário comercial: o que é e como funciona?

Já ouviu falar do horário comercial? Descubra como ele é definido.

Igor: 08/01/2024
pessoa segurando relógio indicando horário comercial

O horário comercial é o horário estabelecido para que cada tipo de comércio possa funcionar e, assim, trazer o atendimento mais cômodo aos clientes. Dessa forma, é possível saber em que momento do dia o cliente pode ir à loja e o trabalhador sabe qual o período em que vai estar trabalhando.

Veja na nossa matéria diversas questões sobre o horário comercial, como que ele funciona e descubra como as empresas devem cumprir os horários estabelecidos.

Afinal, qual é o horário comercial?

É importante ressaltar que não existe um horário comercial pré-estabelecido e que ele vai mudar de acordo com diversos fatores, como o tipo de comércio e o município, dependendo, muitas vezes, de acordos entre o comerciante e associações e sindicatos.

No geral, o horário comercial mais usado é o de segunda a sábado, das 9h às 18h. Geralmente, este tipo de horário é usado para comércios em geral, lojas de informáticas, entre outros.

Já dentro de shoppings, por exemplo, o horário pode começar às 10h ou 11h e se estender até às 20h.

Em algumas cidades no Brasil, é adotada a chamada “semana inglesa”, onde, na segunda-feira, o horário comercial começa às 13h. Geralmente, nestas cidades, o comércio fica aberto até às 19h.

Já em mercados, é comum que este horário seja bem maior, começando em torno de 7h e indo até 20h ou 21h.

Assim, tudo depende diretamente do tipo de comércio e das regras estabelecidas pelo município para o funcionamento.

Para que serve o horário comercial?

O horário comercial é muito importante para organização e para o funcionamento de todos os estabelecimentos. Isso porque é a partir dele que o lojista sabe qual o período vai poder funcionar, o cliente sabe quando pode ir na loja e o empregado sabe o período que vai trabalhar.

Veja algumas importantes razões de se estabelecer um horário comercial:

Comunicação e atendimento ao cliente

Se um cliente vai a um estabelecimento e gosta de seu funcionamento, ele vai querer voltar. Assim, quando você tem um horário comercial estabelecido, você fideliza o seu cliente e ele sabe quando retornar.

Com essa comunicação clara, o cliente sempre procurará a loja para suas compras no horário certo e vai ter a certeza de que encontrará aberto, sendo bom para as compras e para o vendedor também.

Definição de horários para trabalho

O horário comercial vai fazer com que você estabeleça seu horário de trabalho. E isso serve tanto para donos de comércios quanto para trabalhadores, já que, assim, é possível criar uma rotina e saber os momentos em que estará no trabalho.

Para empregados, é a forma de definir seu dia a dia, saber quando pode realizar outras atividades e ter a certeza de que vai trabalhar as horas estabelecidas pela lei.

Para donos de comércios, é a maneira de se organizar e saber quando seu estabelecimento estará funcionando, além de conseguir ter um dia a dia mais flexível. Também é uma forma de estabelecer horários para atendimento ao cliente e para a vida pessoal.

É uma forma de manter o comércio em funcionamento

De uma maneira simples, quando se estabelece o horário comercial, o comércio está criando uma relação com o cliente, delimitando o momento em que vai atender a cada um e que tem a obrigação de fornecer o que o cliente precisa.

Este tipo de relação faz com que o comércio funcione, criando melhores condições e fazendo com que o cliente saiba também quando vai poder contar com o serviço.

Para o comércio, ainda tem a questão deste horário trazer melhor previsibilidade em relação ao consumo, ao investimento e todas as questões financeiras que envolvem ter o comércio estabelecido.

Veja os principais horários comerciais

Como citamos acima, não existe um horário comercial apenas, existem vários que são determinados de acordo com cada tipo de estabelecimento. É fundamental que você saiba os principais deles para quando precisar dos serviços que oferecem. Confira!

Horário Comercial dos Supermercados

Um dos estabelecimentos que tem um horário comercial diferenciado é o supermercado. Isso porque ele precisa estabelecer um horário que seja viável para todos na hora de ir fazer as compras de itens essenciais.

Em geral, o horário é das 7h às 22h. Entretanto, esse horário pode ser diferente dependendo da região e do mercado. Pode ser que feche às 21h, ou, então, é comum que tenha um horário diferenciado nos domingos, fechando às 14h.

Em datas especiais, pode ser que esse horário se estenda até 00h ou mais.

Horário Comercial dos Banco

Os bancos possuem um horário comercial diferente na hora de fazer o atendimento ao público, o que pode gerar confusão, principalmente para quem não está acostumado.

O horário de atendimento é das 10h às 16h para atendimento geral, de segunda a sexta.

Mas você pode realizar as operações nos terminais de autoatendimento (caixa eletrônico) nos horários de 6h às 22h.

Horário Comercial dos Correios

O horário comercial estabelecido para o funcionamento dos correios em todo o país é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Em alguns municípios, agências específicas podem funcionar também aos sábados, das 9h às 13h.

Horário Comercial das Lotéricas

Pela determinação da lei, o horário comerciais das casas Lotéricas no país é de 8h às 18h, de segunda a sexta, e de 8h às 12h no sábado.

Entretanto, existe uma flexibilidade, o que faz com que alguns lugares abram das 9h às 13h no sábado, ou que funcionem de 9h às 18h de segunda a sábado.

Alguns cuidados com o horário comercial

Para comerciantes e clientes, existem cuidados sobre o horário comercial que são necessários e que você deve tomar para ajudar no funcionamento e no consumo do que precisa. Veja o que é necessário observar.

Se você for dono do negócio

  • Divulgue sempre seu horário de funcionamento em todas as vias (site, panfletos, canais de atendimento etc.). É interessante e importante que você tenha também uma placa divulgando no seu comércio.
  • Sempre avise em caso de alteração do horário comercial, como em feriados e outros dias que forem necessários.
  • Para que seu comércio funcione bem, defina o horário de funcionamento de acordo com sua região, seus clientes, público-alvo e tipo de serviço que você oferece.
  • Caso necessite fechar antes algum dia por qualquer motivo, emita em todos os canais um comunicado com o ocorrido.
  • Seja claro nas informações. Fale dos dias e horários de atendimento, além de estabelecer se horários como almoço estará com o comércio aberto ou não.

Se você for cliente

  • Verifique sempre os canais de comunicação da empresa para saber o horário de funcionamento.
  • Observe se não teve nenhum tipo de alteração no horário comercial antes de ir na loja.
  • Confira como fica o funcionamento em fins de semana, feriados e outros.
  • Caso não tenha muita clareza no horário, dirija-se ao lugar e pergunte os horários de atendimento. Assim, você sabe que vai ser mais produtivo sua ida ao lugar.

Perguntas frequentes

Qual o horário comercial por lei?

Não existe um horário oficial. Em geral, é de segunda a sexta, das 9h às 18h, estabelecendo, assim, 8h de trabalho diários com 1h de descanso (almoço).


O que é tempo integral comercial?

É considerado tempo integral comercial a carga horária que cobre 8 horas diárias, totalizando 44 horas semanais e 220 mensais.


Qual é a carga horária semanal de trabalho?

Segundo a lei, a carga horária semanal do trabalhador é de 44 horas. Em geral, ela é dividida em 8 horas diárias, de segunda a sexta, e 4 horas no sábado. Entretanto, dependendo do comércio, pode funcionar diferente.


Você também vai gostar