CPF regular: Como consultar sua situação cadastral

O CPF regular é sinal de que a pessoa não tem pendências fiscais. Pela internet, é fácil fazer a consulta da situação.

Por Geniuzz em 11/04/2022

CPF regular

Provavelmente você já ouviu falar de pessoas com restrição no CPF. Isso acontece devido a várias situações e pode gerar uma série de problemas para a pessoa, como restrições em compras e não liberação de crédito. 

Então, para que você tenha mais facilidades em diversos bancos, tenha acesso a linhas de crédito e consiga melhores condições de compra, é necessário ter o CPF regular. 

Confira em nossa matéria o que significa ter o CPF regular  e descubra como consultar a situação de seu CPF, de maneira a deixar seu nome em dia e acertar os detalhes que precisar.

O que significa ter o CPF Regular?

O CPF irregular significa que a pessoa tem alguma pendência, seja ela com dívidas não pagas (independente do motivo), ou situações com a Receita Federal, como a não declaração do Imposto de Renda. 

Quando alguma dessas situações acontece, o CPF fica irregular, ou seja, tem restrições e, muitas vezes, a pessoa pode deixar de ter benefícios, assim, como não fazer compras e não ter acesso a linhas de crédito.

Então, na hora de fazer compras ou de ter acesso a diversos serviços bancários, você deve saber a situação de seu CPF para que, assim, possa ter a certeza de que não vai ter nenhum problema com a operação. 

Por que o CPF fica irregular?

Existem algumas situações que fazem com que o CPF fique irregular. Confira uma lista que a Receita Federal traz para mostrar situações que levam a este tipo d condição:

  • Situação suspensa: para que um CPF fique em situação suspensa, a situação é que o cadastro da pessoa está incompleto ou com dados incorretos;
  • Situação pendente de regularização: neste caso, o contribuinte deixou de fazer alguma Declaração de Imposto de Renda nos últimos 5 anos. O CPF ficará irregular até que entregue a declaração à receita. 
  • Cancelado: Existem algumas situações que fazem com que o CPF seja cancelado: em razão de decisão judicial, administrativa ou quando um contribuinte possui mais de um CPF.
  • Titular falecido: caso o contribuinte venha a óbito, o documento será desativado no sistema.
  • Nulo: dada a constatação de fraude no cadastro do CPF.

Por isso, antes de fazer qualquer uso do CPF, é importante verificar a situação e, em caso de irregularidade, procurar uma forma de regularizar o CPF para que possa acertar os problemas. 

Assim, sem restrições no CPF, é mais fácil conseguir as linhas de crédito e ter acesso a diversas outras operações que se precisa no dia a dia. 

Como consultar a situação de um CPF?

Quer saber como consultar o CPF e saber se ele está regularizado ou não? Existem algumas formas de fazer isso online. É previsto em lei que o cidadão tem o direito de saber a situação do CPF para que, em caso de pendência, ele possa fazer a regularização do CPF e, assim, possa voltar a desfrutar de todos os benefícios que são garantidos. 

Por isso, fizemos um passo a passo de como consultar o CPF e ter a certeza de que ele está regularizado, para que você confira e saiba como fazer sem sair de casa. 

Consultar no site da Receita Federal

O jeito mais simples de consultar a situação de um CPF é através do site da Receita Federal. Nele, você vai gerar um documento onde estará descrita a situação cadastral de seu CPF para que você confira e possa regularizar em caso de pendência. 

Confira o passo a passo para fazer a consulta de seu CPF no site da Receita Federal:

Você terá acesso ao Comprovante de Situação Cadastral do CPF, informando se o documento está regular ou em outra condição. 

É importante lembrar que este documento não fala da situação fiscal, econômica ou financeira do contribuinte, apenas mostra a situação do CPF

Ele também não substitui o comprovante de inscrição no CPF.

Consulta da situação do CPF pelo Aplicativo

Outra forma de fazer a consulta da situação do seu CPF é pelo aplicativo disponibilizado pela Receita Federal para os smartphones. Com ele, você faz a consulta sem sair de casa e com a facilidade de estar no seu smartphone. 

Confira o nosso passo a passo para consultar a situação do CPF pelo Aplicativo:

  • Baixe o Aplicativo CPF Digital no seu smartphone Android ou iOS
  • Abra o aplicativo e faça login, preenchendo seu CPF e data de nascimento;
  • Leia e aceite os “Termos e condições”;
  • Tire uma “Prova de vida”, com a câmera do celular e seguindo as instruções; 
  • Crie um PIN de 4 dígitos para proteger seus dados; 
  • Acesse a situação do seu cadastro no app e veja se seu CPF está regular. 

Da mesma forma, você tem acesso à situação do seu CPF e, a partir de então, deve ver o que fazer para acertar. 

Como ter o seu CPF regularizado?

Caso você esteja com o CPF em situação irregular, você deve procurar saber o que houve com ele para, então, procurar regularizar. 

É importante fazer a consulta para que, a partir de então, você busque uma forma de fazer a regularização e, assim, possa exercer seus direitos e deveres. 

Portanto, a recomendação é que você faça uma consulta e veja junto com a própria Receita Federal os passos para regularizar seu CPF.

Vantagens de ter CPF regularizado

Para quem tem o CPF regularizado, existem diversas vantagens, que na verdade são direitos dos cidadãos. Por isso, confira como regularizar o seu:

  • Emitir passaporte;
  • Abrir conta bancária;
  • Ter acesso a linhas de crédito;
  • Participar de concursos públicos;
  • Participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • Matricular-se no ensino superior;
  • Ter acesso a auxílios do governo;
  • Receber aposentadoria.

Por conta disso, é importante que você mantenha seu CPF regularizado e, a partir de então, possa aproveitar ainda mais os seus direitos como cidadão

Então, faça já a consulta à situação do seu CPF pelo SITE ou aplicativo, IOS ou ANDROID e, em caso de pendência, consulte a Receita Federal para fazer a regularização. 

Gostou de nossa matéria? Continue acompanhando o blog para ter as melhores informações que você precisa para o dia a dia. 

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz