Negativado? Saiba agora o que isso quer dizer!

Se você quer saber o que significa estar negativado, confira este post até o fim e entenda o que isso quer dizer!

Por Geniuzz em 29/07/2022
o que é negativado

É possível que você já tenha escutado a expressão de que alguém estava com o nome negativado. Mas você sabe o que é de fato estar negativado e o que  essa condição implica?

 Confira agora este conteúdo até o fim, que vamos te contar o que significa essa expressão. 

Boa leitura!

O que significa negativado?

O termo “negativado” serve para se referir às pessoas que têm uma dívida em aberto, pendente, com alguma instituição. Dessa forma, estão com o nome inscrito na “lista negra” de crédito em instituições de proteção ao crédito como: SPC, Serasa e Boa Vista.

Se você tem um cartão de crédito e por algum motivo não conseguiu efetuar o pagamento da fatura na data correta, a instituição financeira a que o cartão pertence pode fazer a inscrição do seu nome na lista de inadimplência dessas empresas de proteção ao crédito 30 dias após o vencimento da fatura.

Mas, para isso acontecer a empresa precisa enviar avisos obrigatórios para que você esteja ciente da dívida e fique sob aviso dos riscos de se tornar negativado.

Dessa forma, você já sabe o que é negativado, confira a seguir algumas informações importantes sobre dívidas em seu nome.

DESCUBRA COMO CONSULTAR O SEU NOME 

Com quanto tempo de atraso de pagamento o nome fica sujo?

Não existe um prazo mínimo para incluir o nome no cadastro de inadimplentes, mas como boa prática de mercado uma empresa de cartão de crédito por exemplo, pode levar até 30 dias para incluir seu nome em algum órgão de proteção ao crédito. 

Além disso, é muito importante ressaltar que o seu nome só ficará sujo caso a empresa decida fazer o registro nos órgãos de proteção ao crédito, e para isso, ela precisa obrigatoriamente te notificar, antes de o fazer. Então, caso você tenha uma conta atrasada, não quer dizer que automaticamente o seu nome já vai estar sujo.

Além disso, algumas empresas podem ser mais tolerantes em relação ao registro do nome nos órgãos de proteção ao crédito, prezando pelo bom relacionamento com o cliente.

Dessa forma, são enviados vários avisos, seja por carta ou por e-mail, dando um prazo, geralmente de 10 dias para que a dívida seja regularizada.

O que é negativado e Quais os malefícios?

Estar negativado é, sem dúvidas, algo que prejudica sua saúde e bem-estar financeiro, e até mesmo mental. Por essa razão, é muito importante saber o que realmente significa estar negativado.

Caso você esteja com o nome sujo, por exemplo, com certeza vai existir uma restrição de crédito para o seu nome em todo o mercado. Ou seja, dificilmente você vai conseguir um cartão de crédito ou empréstimo, por exemplo. Por isso, é muito importante que você mantenha um controle financeiro, somente fazendo compromissos que você pode cumprir.

Como descobrir se o nome está sujo?

Para saber se o seu nome está negativado, é preciso acessar o site ou app dos principais órgãos de proteção ao crédito disponíveis, sendo eles: Serasa, SPC e Boa Vista.

Dessa forma, caso haja alguma dívida, vai constar no sistema e eles vão propor a negociação do débito.

DESCUBRA COMO CONSULTAR O SEU NOME 

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz