10 profissões do futuro
05/07/2025
6 min de leitura
As profissões do futuro são tendências ou ocupações já existentes, mas que serão mais valorizadas no mercado de trabalho, pois estão alinhadas às tecnologias e às demandas de desenvolvimento em suas áreas de atuação, por serem tecnológicas prepare-se e ganhe uma grana extra.
Pensando em te deixar preparado para o futuro, listamos aqui as 10 tendências de profissões do futuro:
1. Designer de Experiência do Usuário (UX)
Para conquistar a satisfação e a fidelidade dos usuários, é preciso ir além do bom serviço e oferecer uma experiência única durante todo o processo de compra ou de utilização de um produto ou serviço.
Nesse cenário, o designer de UX ( uma abreviação para User Experience) é aquele profissional que analisa o comportamento dos clientes e, a partir desses dados, promove melhorias no processo que vão surpreendê-los.
É o caso dos sites de e-commerce desenvolvidos para trazer todas as informações e a compra facilitada ao seu público-alvo. Isso também vale para produtos, aplicativos, serviços de streaming e qualquer outro recurso que utilizamos atualmente.
2. Analista de Big Data
O volume crescente de dados nas empresas e no mercado é indiscutível e, claro, pode ser convertido em resultados, se for tratado e analisado estrategicamente. É aí que entra o analista de Big Data!
Além de conhecer as melhores ferramentas de gerenciamento de dados, esse profissional é capaz de segmentar, tratar e analisar tais elementos, transformando-os em informações estruturadas para a tomada de decisão dos negócios, e fazer um dinheiro extra a mais.
3. Gestor de informação
As informações transitam nas empresas, em e-commerces e nos sistemas de diferentes maneiras. Logo, o gestor de informação é o responsável por gerenciar essa dinâmica e fazer com que ela seja otimizada, eficiente e, claro, segura.
Esse cargo é de nível gerencial, mas também pode coordenar equipes de TI e outros profissionais a fim de garantir a sistematização dos fluxos de informação de uma organização.
4.Cientista de dados
O cientista de dados tem uma visão generalizada do negócio, capaz de desenvolver modelos e mecanismos de aprendizados que geram informações estratégicas à empresa. Ele usa técnicas de programação e de matemáticas avançadas para encontrar soluções passíveis de serem executadas no mercado ou no campo científico.
Ou seja, ele analisa a demanda, considera as possíveis resoluções e aponta aquela que será mais eficiente no contexto.
5. Data Protection Officer (DPO)
Novidade no mercado, essa função é fundamental para os negócios, sobretudo no que diz respeito aos requisitos legais. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), esse é o responsável máximo pela sua implantação em uma empresa.
O DPO é quem define estratégias, implementa e fiscaliza a efetividade quanto à proteção de dados em uma organização.
6.Analista de Machine Learning
O especialista em Machine Learning também está entre as principais profissões do futuro. Resumidamente, é o profissional responsável por programar, desenvolver e “treinar” máquinas com capacidade de aprenderem de forma autônoma.
O Machine Learning permite que um sistema aprenda a cada interação que promove. Contudo, sem o analista que o programa para captar as informações exatas, ele não conseguirá os resultados esperados.
7. Desenvolvedor de aplicativos
Os programadores de aplicativos dominam diversos programas e integrações para o desenvolvimento de soluções a clientes finais e a empresas. Eles recebem a demanda de quais funcionalidades os aplicativos devem oferecer e criam suas conexões, isso pode ocorrer em um cenário em que você pode estar ganhando uma renda extra.
8. Especialista em Telemedicina
O campo da saúde também teve fortes impactos tecnológicos, fazendo com que a Medicina pudesse acontecer de maneira remota. A prática foi ainda mais intensificada com a pandemia do novo coronavírus, já que o atendimento virtual se tornou uma das únicas alternativas em determinados casos de isolamento e distanciamento social.
Logo, há uma crescente demanda por profissionais com especialização em Telemedicina. Eles examinam, diagnosticam e administram os tratamentos mais apropriados aos pacientes com o auxílio de médicos acessíveis e, claro, da tecnologia remota. Podem exercer essa profissão, médicos, enfermeiros e pessoas formadas em gestão hospitalar.
9. Consultor em Biomimética
Esse profissional trabalha com o que é considerado uma das principais ferramentas de inovação. Trata-se da inspiração na natureza para solucionar os desafios humanos, sobretudo em empresas, produtos e serviços, de um jeito sustentável e escalável.
A Forbes, inclusive, chama a área de Biomimética de “próxima grande tendência tecnológica”. E não é para menos, afinal, a ideia é buscar o progresso com o meio ambiente e não às suas custas, como ocorreu até hoje.
Assim, é possível criar embalagens sustentáveis, utilizar melhor os materiais e atuar com eficiência energética.
10. Farmacogeneticista
Outra profissão que faz parte das profissões do futuro é a de Farmacogenética. A proposta, aqui, é unir as atribuições de um geneticista às estratégias de prevenção. Ou seja, o profissional vai atuar na contramão da farmacologia, que tende a remediar a doença, de uma maneira geral.
O Farmacogeneticista vai identificar as possíveis doenças que uma pessoa pode ter no futuro, por meio da sua análise genética, e agirá em cima disso para prevenir o problema antes mesmo que os sintomas apareçam.
Muitas vezes, saber o direcionamento que o mercado de trabalho está tomando com a evolução da tecnologia pode ajudar a descobrir um nicho ainda não explorado. É muito importante ficar atento às tendências que o mercado apresenta.
Saber quais são as principais profissões do futuro no Brasil ajuda a fazer a escolha certa da área de formação. Mas, claro, você também precisa considerar os seus interesses pessoais. É importante fazer um teste vocacional, ele pode te ajudar nessa decisão tão importante.
Enfim, gostou desse conteúdo? Clique no botão abaixo para mais conteúdos como esse.