O que as redes sociais tem a ver com conseguir um trabalho?
05/07/2025
2 min de leitura
Redes Sociais e trabalho
Hoje em dia, para concorrer a um emprego, não basta ter um currículo atualizado.
Os recrutadores estão cada vez mais utilizando a internet para conferir as redes sociais dos candidatos.
Avaliação do recrutador
Ou seja, para se preparar melhor para a avaliação do recrutador, é preciso ter portfólio online, perfil no LinkedIn, e se comportar adequadamente nas redes sociais.
Perfil dos profissionais
As áreas que mais se preocupam com o perfil dos profissionais nas redes sociais são as de tecnologia e comunicação, principalmente as de publicidade e design quando se trata do Instagram.
Redes Sociais e trabalho
Segundo um gerente de marketing de um empresa de RH, o que é observado nos perfis dos candidatos depende do que a empresa está buscando.
Mas existem itens essenciais para não fazer feio nas redes quando se procura um emprego.
A receita básica para o sucesso, nesse caso, é de que o comportamento do candidato na rede social deve ser consistente com o comportamento na vida real.
A rede social
De forma geral, a companhia quer saber que tipo de atividades o interessado à vaga de emprego realiza.
Avaliação
Quais são seus gostos, como se relaciona com os demais, sendo que essa avaliação pode ser feita por meio das fotos, posts, grupos de debates que participe, entre outros fatores.
Apesar de a maioria das pessoas estarem mais conectada ao Facebook e Twitter, a principal ferramenta para aqueles que procuram um emprego é o LinkedIn.
A dica aqui é manter a página atualizada, mas não com o formato tradicional de currículo, aproveite para incluir links, publicações e cursos.
No próximo post, listamos algumas dicas de como se portar de maneira adequada nas redes socais, e principalmente no linked in! COMO SE COMPORTAR NAS REDES SOCIAIS