Organização financeira pessoal: mude hábitos
05/07/2025
4 min de leitura
A organização financeira pessoal é essencial para que você tenha uma vida mais tranquila e equilibrada, só que para isso é necessário ter foco. Afinal, distrações não vão faltar, desde ofertas irresistíveis que ameaçam seus planos de poupança até aquela preguiça de controlar tudo o que você gasta. Entretanto, é possível tomar o controle das suas finanças e concentrar sua energia em correr atrás de suas metas com muita dedicação e disciplina.
O time da Geniuzz separou algumas dicas criativas para te ajudar a seguir firme na organização financeira pessoal.
Porque é tão importante ter uma organização financeira
Para ter uma boa organização financeira pessoal é necessário manter suas contas em dia, ter um acompanhamento de perto dos seus gastos e ganhos e criar um orçamento que permita guardar dinheiro o ano todo. E claro, é muito importante não ter muitos parcelamentos a perder de vista, contas em atraso e nem tantas dívidas.
Resumindo, tudo que você precisa fazer é ter controle das entradas e saídas da sua conta bancária,gastar menos do que ganha e saber aonde você quer chegar com o seu dinheiro. Se você precisa de um motivo para se organizar financeiramente, aqui vai um: ter condições de alcançar suas metas e realizar seus sonhos.
Se você tiver um pouco de disciplina e planejamento, com certeza você consegue juntar dinheiro para fazer uma viagem, comprar um carro, comprar um imóvel, abrir um negócio e o que mais desejar na sua vida. Ou seja: organização financeira pessoal é para garantir as realizações dos seus planos de amanhã.Não serve apenas para ter tranquilidade hoje.
Por isso, dedique-se a ter uma boa organização financeira hoje. O seu eu do futuro agradece!
Quais os desafios de uma organização financeira?
Organização financeira pessoal deveria ser matéria na escola. Isso certamente iria prevenir muitas dívidas de vários brasileiros. A verdade é que organizar financeiramente não é nada fácil, se fosse fácil não teríamos tantas pessoas preocupadas com as dívidas ou reclamando que o dinheiro acabou na metade do mês.
Mas saiba que você não está sozinho, para ter uma ideia, somente 16% dos brasileiros alcançaram suas metas financeiras e 83% não conseguiram juntar dinheiro em 2019, segundo uma pesquisa da SPC Brasil/CNDL publicada em 2020.
A dificuldade para organizar as finanças pode ter várias explicações, por exemplo:
- Não ter educação financeira;
- Ter um padrão de vida que é incompatível com a renda;
- Acreditar que “está tudo bem terminar o mês no zero a zero”;
- Não ter o hábito de guardar dinheiro;
- Não ter um controle do orçamento mensal;
- Irresponsabilidade com o cartão de crédito;
- Ter muitas dívidas(isso inclui parcelas a longo prazo no cartão);
- Falta de foco e planejamento das metas.
Além disso, existem fatores externos fora do nosso controle, é claro! Como uma perda de emprego, redução de entradas no mês, como aconteceu na pandemia do coronavírus e a crise econômica. Mas, seja lá qual a situação, é possível superar os desafios e colocar suas finanças em dia com muito foco e determinação.
O que eu preciso fazer para me organizar financeiramente?
Para assumir o controle do seu dinheiro é necessário saber o básico sobre finanças antes de entender como manter o foco na organização financeira pessoal.
Para começar, não adianta fazer um planejamento se você não começar a controlar seu orçamento, ou seja, anotar tudo que entra e todas as despesas mensais, e definir para onde vai o seu dinheiro.
Se você usar uma simples planilha de gastos você vai conseguir entender para onde está indo seu salário e automaticamente reduzir aqueles gastos desnecessários e traçar suas metas de poupança.
Depois de fazer isso, é a hora de distribuir o seu orçamento em despesas essenciais, lazer, poupança e outras metas, tentando buscar o equilíbrio entre gastos necessários para a qualidade de vida e investimentos no futuro.