Empréstimo consignado do INSS: como solicitar
05/07/2025
3 min de leitura
Se você é aposentado ou pensionista da Previdência Social, há um produto muito interessante para você: o empréstimo consignado do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
No entanto nesta modalidade, você pode comprometer até 35% da sua renda com a tomada de crédito. O percentual é a famosa margem consignável.
Como é um empréstimo de baixo risco, já que o desconto é feito diretamente na aposentadoria ou benefício do solicitante, mas as taxas são bem mais competitivas do que outras opções de crédito.
Contudo, a taxa de juros média de operações de empréstimo consignado público é de 2,08% ao mês. Interessante, não é mesmo?
Outro benefício é o prazo de pagamento, que pode variar entre 12 e 72 meses, dependendo da política de cada banco. Sem contar a facilidade de acesso a esse produto, que não possui tanta burocracia para contratar e ter o valor disponibilizado.
Quem pode fazer?
O empréstimo consignado do INSS está disponível para aposentados e pensionistas da Previdência Social do Brasil. Mas é necessário levar em conta alguns requisitos indispensáveis:
- A princípio o empréstimo deve ser feito com instituição financeira conveniada ao INSS;
- Em seguida o contrato e autorização devem ser assinados previamente pelo beneficiário com a autorização de consignação;
- Logo após, a autorização deve ser dada de forma expressa, por escrito ou por meio eletrônico e em caráter irrevogável e irretratável.
Então, fique atento caso receba alguma ligação desse tipo. Pode ser uma tentativa de golpe.
Quais são as vantagens do empréstimo consignado do INSS?
A principal vantagem desse produto, definitivamente é a taxa de juros, bem mais atrativa que outras modalidades de empréstimo.
Como é certo que você vai receber seu benefício todo o mês, é uma espécie de garantia que o banco tem.
Conforme o site do INSS, a taxa máxima de juros, ao mês, que cada banco pode cobrar é:
- 1,8% para os empréstimos consignados pessoais;
- 2,7% para os cartões de crédito consignados.
Essa taxa de juros já inclui todos os custos de operação do empréstimo pessoal e do cartão de crédito.
Como solicitar o empréstimo?
Para contratar o empréstimo, você precisa se dirigir a algum banco ou instituição financeira conveniada ao INSS.
Procure no Meu INSS as empresas conveniadas e escolha a que melhor se encaixe nas suas necessidades, considerando tópicos importantes como taxa de juros e prazo para pagamento.
Lembre-se que há o limite máximo para os juros cobrados, e isso vale para todos os bancos.
Após escolher a sua instituição financeira, agende um atendimento e será repassada a lista de toda a documentação que você precisa para fazer o empréstimo ou conseguir um cartão de crédito consignado.