3 Dicas Simples de Preparação Para as Compras de Fim de Ano

Por Geniuzz em 25/11/2021

3 Dicas Simples de Preparação Para as Compras de Fim de Ano

Primeiramente dezembro está chegando e com ele muitas expectativas em relação à movimentação do Natal e Ano Novo.

Assim, com a vacinação em estágio avançado, municípios e estados brasileiros estão liberando, aos poucos, o retorno das atividades comuns. Desta forma, isso vai favorecer, por exemplo, a movimentação para as compras de fim de ano.

A princípio, estima-se que 123 milhões de pessoas devem ir às compras no Natal de 2021, com potencial para injetar R$68,4 bilhões na economia brasileira. Os dados são de pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Mas, atenção: é preciso sobretudo cautela na hora de fazer as compras para não comprometer inadequadamente seu orçamento pessoal e familiar. 

Por isso, para te ajudar, separamos 3 dicas para te ajudar na preparação para os festejos de fim de ano. 

#1 Analise sua situação financeira

A primeira coisa que você precisa fazer é olhar honestamente para seu momento financeiro atual. Como está o seu fluxo de caixa? Registre seus ganhos e seus custos e faça um esforço para compreender quanto do seu orçamento já está comprometido e quanto você pode investir nas compras de fim de ano. Seja honesto consigo mesmo, hein!?

#2 Corte os gastos desnecessários

A conta não está fechando? Essa é a realidade da maioria dos brasileiros atualmente. Para te ajudar a melhorar a situação, uma sugestão valiosa é cortar os gastos desnecessários. Agora que você já sabe quanto entra e quanto sai, fica mais fácil identificar por onde o dinheiro está vazando. 

Muitas compras de comida por aplicativos? Tente investir em alimentação saudável feita em casa. Muitos serviços de streaming que você nem usa? Veja quais realmente são importantes para você e cancele o restante. Gastando mais que o necessário no cartão de crédito? Evite comprar por impulso e comece a pensar se realmente precisa daquele produto ou serviço. 

#3 Use o 13° salário com inteligência

Muito esperado por milhares de trabalhadores, o 13° salário é um aliado importante para sua organização no fim do ano. Se você é contemplado com esse recurso, use-o com inteligência. Se você tem dívidas, por exemplo, pode aproveitar para negociá-las e obter preços melhores. Também pode aproveitar o valor para comprar alguns presentes de Natal. Se as contas estiverem em dia, o 13° pode ser muito útil para compor sua reserva de emergência. 

Viu só? Bem tranquilo, né!?

Agora é só pegar essas dicas simples e colocar em prática já. Seu bolso agradece!

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz