Os melhores Cursos Técnicos do Brasil

Saiba como procurar os melhores cursos técnicos do Brasil

Por Geniuzz em 01/02/2022
cursos tecnicos

Cursos Técnicos

Primeiramente, optar por um curso técnico é a melhor escolha para quem deseja ingressar de imediato no mercado de trabalho ou até mesmo para quem quer realizar um redirecionamento de carreira. Isso porque o ensino técnico foca na prática e prepara os estudantes para cargos que dependem bastante de um perfil executor. 

Em seguida, para te guiar na escolha pelo curso técnico mais adequado ao seu perfil, separamos algumas instituições que são autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a disponibilizarem essa modalidade de ensino. Nossa lista conta tanto com escolas públicas como privadas. 

Principais escolas com Cursos Técnicos e técnicas gratuitas

Assim, caso queira entrar para um curso técnico, mas esteja sem grana para investir no momento, é importante ressaltar que há inúmeras instituições de ensino públicas que possibilitam esse tipo de formação.

SENAI – Serviço Nacional da Indústria

O Senai é um dos cinco maiores polos de educação profissional do mundo, sendo o maior da América Latina, voltado para a indústria. 

SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

O Senac é a principal instituição de educação profissional voltada para o comércio em todo o país, eles possuem cursos gratuitos tanto na modalidade presencial como a distância. 

SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

O SENAT é um conjunto de instituições que valorizam os transportadores autônomos e os trabalhadores do setor de transporte, disponibilizando diversos cursos, presencial ou a distância, sobretudo para a capacitação dos profissionais.

MIAS CONTEÚDOS COMO ESSE

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

O IFSP é reconhecido pela excelência no ensino público gratuito em todo o estado de São Paulo. Além disso possui cursos presenciais, o instituto oferece curso técnico em administração e informática na modalidade EAD, contando também com a formação de professores a distância.

Escolas Técnicas Estaduais (ETECS)

Desde já as ETECS são instituições de ensino médio, técnico e técnico integrado ao médio, que pertencem ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Colégio Termomecânica (TM)

O Colégio Termomecânica possui cursos regulares da educação básica, contendo, além das disciplinas obrigatórias da grade curricular, matérias diversificadas e extracurriculares. Tem disponibilidade de mais de 1.700 vagas, . O ensino é conhecido por ser gratuito e de alta qualidade.

Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (LAO – SP)

O LAO-SP é uma instituição de ensino voltada para a educação profissional do ramo de produção industrial e cultural.

Colégio Técnico Industrial – UNESP de Bauru

É uma escola pública de ensino técnico na cidade de Bauru, interior de São Paulo, mantida pela Universidade Estadual Paulista Júlia de Mesquita Filho – UNESP, fazendo parte do campus de engenharia.

Colégio Técnico de Limeira – UNICAMP

Conhecido como COTIL, o colégio conta com duas instituições de ensino técnicas e de ensino médio, que fazem parte da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, localizada em Limeira, SP.

Colégio Técnico de Campinas – COTUCA

O COTUCA é um colégio técnico também mantido pela UNICAMP, localizado em Campinas, que oferece diversos cursos técnicos gratuitos aos estudantes da região.

Principais escolas técnicas privadas

Ademais, existem instituições de ensino particulares que também valem ser mencionadas na lista de melhores locais para fazer um curso técnico. São elas:

  • Colégio Visconde Porto Seguro Unidade II (Valinhos, SP)
  • Instituto de Tecnologia ORT (Rio de Janeiro, RJ)
  • Colégio Visconde Porto Seguro Unidade III (São Paulo, SP)
  • Colégio Singular (Santo André, SP)

Enfim, esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a esclarecer suas dúvidas. Contudo, para mais conteúdos como esse, clique no botão abaixo:

MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz