Imposto de Renda saiba tudo do IR deste ano

Saiba o que mudou na arrecadação e restituição do imposto de renda esse ano.

Por Geniuzz em 23/08/2022

Primeiramente esse ano o IR (Imposto de Renda) no Brasil esta completando 100 anos. E funciona como uma forma de arrecadação do Governo Federal. Assim, atuando no financiamento da saúde, educação, segurança pública e diversos serviços prestados aos brasileiros.

No entanto o prazo de entrega do IR de pessoa física. São mais de 30 milhões de contribuintes. O total 5.242.668 brasileiros que receberão R$ 6,3 bilhões de reais.

Enfim, o prazo era até o dia 29 de Abril, porém foi adiado para o dia 31 de Maio, devido aos efeitos da Pandemia.

O adiamento não fez com que a data base mudasse, com a restituição marcada entre os meses de Maio a Setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Nós do GENIUZZ separamos alguma das principais dúvidas sobre o IR que você verá abaixo;

Mudanças do IR em 2022

  • Poderão fazer o cadastramento as pessoas que não possuem o certificado digital.
  • A receita informou que estará disponível a declaração pré-preenchida disponível no formato online e aplicativos em tablets e smartphones.
  • Com relação ao pagamento, além do crédito em conta agora você poderá informar a chave CPF e receber no Pix.

Documentos Necessários para Preenchimento do IR

O contribuinte deverá ter todos os comprovantes de rendimento do anos passado. Além de aplicações financeiras, rendimentos, os informes de pagamentos feitos por empresas, pessoas e governo. Além disso despesas próprias e de de pendentes com médicos, hospitais e clínicas.

Muito importante lembrar que todos os documentos que são entregues a receita devem ser guardados durante o prazo de cinco anos.

Imposto de renda 2022: Receita libera 4º lote de restituição

O passo-a-paso de como preencher, declaração simples e completa, quem deve declarar os valores, você conseguirá ver tudo, principalmente sobre a terceira parcela do seu imposto de renda clicando abaixo.

RESTITUIÇÃO AQUI

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz