Positivando sua vida 

Início de ano e todos nós queremos começar com o pé direito não é mesmo?

Por Geniuzz em 25/01/2022

Estar com as finanças em dia ajuda a termos uma vida mais saudável em todas as outras áreas. Colocar novas metas e buscar novas formas para atingi-las, necessita de um planejamento financeiro bem feito que demanda um controle das finanças maior. 

Por exemplo, para comprar um carro, uma casa ou realizar uma compra grande, é necessário se  organizar financeiramente e estar com o nome limpo, para que as instituições aprovem essas compras. 

Segundo dados de pesquisas no Brasil, cerca de 60 milhões de pessoas têm restrições no nome e passam por muitas dificuldades quando precisam solicitar um financiamento ou até mesmo pedir um cartão de crédito, para ir positivando sua vida. 

Quando a pessoa tem uma pendência, a probabilidade é que ela pode se sujeitar a fazer outra, e não ter condições de pagar e, consequentemente, as empresas não liberam o crédito que o consumidor precisa. 

Mas hoje, queremos te ajudar a limpar seu nome e preparamos um conteúdo especial para você!

Como acontece o processo de negativação da dívida?

Grande parte das pessoas pensam que as próprias empresas de proteção ao crédito são responsáveis pelas negativações de dívidas, mas não é desse modo que acontece

Na verdade, quem solicita a negativação são as próprias empresas que você deixou de pagar. 

Ao receber o aviso de negativação, o consumidor tem  em torno de 20 dias para regularizar a dívida e, caso o pagamento não seja feito neste período, a negativação é concluída. 

É importante dizer que o pagamento também deve ser feito diretamente para a empresa credora, para que a situação do seu nome se regularize. 

Após o pagamento, podem levar até 5 dias úteis para limpar o nome do consumidor. 

Positivando sua vida

Algumas pessoas optam também pela prescrição de dívida, o famoso “esperar a dívida caducar.” O Código Civil determina que, após 5 anos da dívida feita, a negativação não pode continuar. 

Ao contrário do que muitos pensam, esse não é o melhor caminho até porque, mesmo após a prescrição, a dívida pode continuar na base de dados do credor, fazendo com que o consumidor  fique com uma imagem ruim perante a empresa. 

Vamos te mostrar alternativas de como limpar o nome para iniciar 2022 com suas finanças organizadas.

Consulte o seu CPF  

O primeiro passo é consultar o seu CPF. Existem muitas pessoas que estão negativadas mas não sabem, então, o primeiro passo é consultar o seu CPF para saber qual é a situação do seu nome. 

Ao consultar, você saberá exatamente se tem alguma dívida e as formas de pagá-la. 

Isso acontece pois, em vários casos, o aviso de negativação é entregue por carta em seu endereço. 

Você pode fazer a consulta do seu CPF também nos sites das empresas de proteção ao crédito. 

Coloque no papel as dívidas que você tem 

Antes de criar novas metas e objetivos, é importante entender quais são as dívidas que você já tem, sendo elas negativadas ou não. 

Uma dívida atrasada se tornar negativada é muito fácil, por isso, não deixe chegar a esse ponto. 

Caso você já esteja negativado, priorize o pagamento dessas dívidas para que sua situação financeira comece a se restabelecer, e limpar sua imagem perante as empresas.

Se organize para realizar o pagamento das suas dívidas atrasadas antes de receber o aviso de negativação, pois isto não implicará em novas negativações. 

Depois de tudo regularizado, já pode começar a pensar em como não se desorganizar novamente. 

Tenha um controle financeiro rígido

Se as dívidas saíram do seu controle, a organização não foi feita da melhor forma. 

 Pense no que foi feito e como fazer diferente para que a situação não se repita. Faça uma análise dos gastos que atrapalharam o seu orçamento no final do mês para saber se elas realmente eram necessárias e se aparecerão novamente. 

Quando você conseguir detectar o que te atrapalhou no passado, você conseguirá descartar despesas supérfluas ou simplesmente desnecessárias. 

Entenda quais são seus próximos gastos 

Após o pagamento das suas pendências, entenda quais são os gastos que terá futuramente e só os assuma se realmente tiver condições de pagar. 

É muito importante colocar no papel para entender quais são as suas despesas fixas e variáveis, anote a sua renda líquida mensal (descontada de impostos) e, além disso, busque guardar uma porcentagem do seu salário para situações de emergência. 

Faça reservas financeiras

Quando começar a organizar o seu dinheiro, entenderá que guardar uma parte dele é muito importante.

É primordial que se tenha sempre uma parte da sua renda disponível caso aconteça algo que você não estava esperando, como um remédio em caso de doenças, um encanamento que quebrou em casa ou, até mesmo, uma manutenção necessária no carro. 

Uma outra opção é começar a investir seu dinheiro, ao invés de simplesmente guardar. 

Estude a respeito, converse com pessoas que já o fazem e pesquise plataformas de investimentos que podem te ajudar nesse processo.

Futuramente, o retorno será gratificante. 

Controle compras por impulso 

A gente nem vê mas aquelas compras que você realiza pensando no famoso “eu mereço”, fazem muita diferença no final do mês quando colocadas na ponta do lápis. “De pouco em pouco” vira uma bola de neve.

Junte todos os gastos desnecessários que você teve no mês anterior e faça contas. Certamente, a junção de todas elas resultará em um dinheiro considerável que pode até pagar uma dívida. 

Você merece sim ter tudo que quiser, mas não deixe que isso prejudique a sua vida financeira, pois, no final, a dor de cabeça não valerá à pena. 

Conclusão

A verdade é que tudo depende muito de nós mesmos, então, primeiramente, é necessário entender onde começar a melhorar. 

Se você tem algumas dívidas atrasadas ou até mesmo precisa limpar seu nome, comece esse projeto agora mesmo. 

E conte com a ajuda do Geniuzz, para te ajudar a colocar sua vida financeira em dia.

quer ver mais conteúdos como esse?

SAIBA MAIS SOBRE FINANÇAS

Positivando sua vida

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz