O que é a Bandeira verde nas tarifas de energia
05/07/2025
2 min de leitura
Bandeira verde nas tarifas de energia
Primeiramente a Agência Nacional de Energia Elétrica, funciona como órgão regulador, tem entre outras funções: fiscalização, transmissão, consumo e distribuição, da energia elétrica do Brasil. É quem responde sobretudo pelas mídias e governo.
Principalmente quando o assunto é conta de luz, por exemplo. Assim, ela é quem define se terá ou não as tarifas adicionais.
ANEEL
Agência informou nessa sexta-feira, 26, de Agosto que a Bandeira Verde nas tarifas de energia, irá permanecer para o mês de Setembro, já no quinto mês consecutivo. Segundo a ANNEL isso é reflexo das boas condições de geração de energia, mesmo sob a perspectiva de aumento do consumo.
Antes de mais nada, tem alidade para todos brasileiros cadastrados no (SIN), Sistema Interligado Nacional.
Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias
Ante de mais nada essas bandeiras vem na sua conta de luz.
Elas são divididas da seguinte forma:
- Bandeira Verde: é um sinal de que as condições de transmissão de energia estão bem favoráveis.
- Bandeira Amarela: quando as condições que deixam mais caras as contas de energia elétrica começam a dar sinais, aumentando o volume de (kWh) quilowatt-hora.
- Bandeira Vermelha: Indica uma piora grande na produção de energia.
- Bandeira escassez hídrica: começou a ser efetivada em 2021 e implica em uma cobrança de R$14,20 na contas em cima de cada 1oo quilowatt-hora.
O que ocasionou a crise hídrica em Julho de 2021
A crise hídrica aconteceu devido a maior atribulação nos reservatórios brasileiros, isso fez com que a agência aprovasse o aumento nas tarifas vermelha e amarela.
Além disso essa atitude reflete diretamente no consumidor final, pois assim sabemos que as empresas responsáveis, estão sendo fiscalizadas sobre a emissão das faturas. E em contrapartida o consumidor final sabe dos seus gastos e fortalece a ideia de consumo consciente.