Trabalhe com o que você ama e você nunca vai ter que trabalhar um dia na sua vida

Mitos e verdades sobre essa frase tão conhecida.

Geniuzz: 01/08/2023

Trabalhe com o que ama

“Encontre um trabalho que você ama e nunca vai precisar trabalhar um dia”, Uma dessas frases famosas de autoajuda que vemos em livros e páginas nas redes sociais que falam sobre mercado de trabalho e vida profissional. Mas será que é simples assim?

O principal questionamento seria:  é possível que todo mundo trabalhe com algo que ame? Será que amor e trabalho deveriam mesmo se misturar? Vemos muitas pessoas que se sentem perdidas em relação ao seu trabalho e acham que não estão felizes porque não amam o que fazem. 

 É possível trabalhar com o que ama?

Sim, é totalmente possível trabalhar com o que se ama. Muita gente se sente presa ao seu trabalho atual ou à graduação que fez na faculdade, mas existe uma vida inteira para descobrir o que ama fazer e tentar encontrar uma maneira de transformar isso numa profissão lucrativa. Pense sobre o que você ama e sobre como você pode transformar isso em trabalho.

 

Todo mundo vai poder trabalhar com o que ama ?

O grande problema é que nem todo mundo vai conseguir somar essas duas coisas: o amor e o trabalho. Nem todo amor precisa se transformar em trabalho. Nem todo mundo que ama séries vai conseguir se tornar ator, roteirista, crítico ou algo assim. Mas o que vale, às vezes, é simplesmente ter um amor na vida, o que ajuda a dar sentido até ao trabalho.

 

Trabalhar com o que se ama não é questão de mérito?

Muitas pessoas acreditam que se esforçar muito é sinônimo de sucesso. Mas sabemos que nem sempre funciona dessa forma. Oportunidades, contatos e até mesmo sorte, para quem acredita, podem mudar a carreira de alguém. Então não deve se sentir frustrado aquele que vem tentando há anos aliar amor e trabalho, mas esbarra em questões que estão fora do seu controle.

 

Quem trabalha com o que ama só faz aquilo de que gosta?

Imagine que você ama escrever livros, porém odeia as Ciências Exatas. Aí escreve um livro de sucesso, começa a vender, precisa imprimir novas cópias, o dinheiro vai entrando, saindo… e o ódio às Ciências Exatas em meio a esse tanto de conta? Nem todo trabalho feito por amor é só por amor! Na maioria das vezes, inclui tarefas “chatas” também e faz parte. 

 

Mesmo amando o trabalho, vai haver dificuldade? 

Crises econômicas, problemas que você não sabe resolver, habilidades que você ainda não tem, nem só de amor vai viver o trabalho feito a partir do amor. Então dificuldades vão surgir, e é importante que você se cuide para que elas não superem esse sentimento forte que o liga ao seu trabalho.

É ruim que nossa realização pessoal não venha do trabalho?

É muito falado na ideia de que devemos ser realizados na vida profissional, mas nossa realização pessoal pode vir de vários lugares: Relacionamentos, família, estudos, filhos, hobbies. Às vezes, ter um trabalho “mais ou menos” para poder ter acesso ao que amamos de verdade é válido. 

Transformar hobby em trabalho é certeza de sucesso ?

Você ama fazer massagens, já fez cursos de massoterapia e decidiu se lançar no mercado.  Dois meses depois, os clientes ainda não apareceram, e você mal consegue pagar os custos da sala. Pode ser que demore algum tempo para que o seu hobby dê retorno financeiro, ou pode ser que ele nem chegue a dar. E não teria problema, porque se você ama fazer isso, vai ter todo tempo livre do mundo para fazer, à parte, um trabalho “comum”.

 É ótimo quando vida pessoal e profissional se misturam

Para algumas pessoas, pode ser verdade, mas não é assim para todo mundo. Existem várias pessoas que gostam de chegar em casa após o expediente e simplesmente não pensar mais no trabalho até o dia seguinte, enquanto outros gostam de trabalhar até mesmo deitados na cama, no começo e no fim do dia. Cada casal funciona de um jeito, não tem certo ou errado. 

 

Experiência vale tanto quanto vontade?

Quem nunca ouviu falar, ou até mesmo já viveu um relacionamento que chegou ao fim ainda que o casal se ame intensamente? Muitas vezes, só o amor não é suficiente para sustentar uma relação, e o mesmo vale para o trabalho. Experiência, estudo, capacidade e habilidade são tão essenciais quanto a vontade de fazer esse amor dar certo na mistura com o trabalho. Então ame, mas se prepare também.

 

Se você é uma das pessoas que conseguiram somar o trabalho e o amor, valorize essa junção rara e busque se esforçar para manter essa harmonia entre os dois. 

Mas se você é daqueles que não conseguem somar essas duas coisas, não desanime: há muita realização fora da vida profissional para ser explorada por aí!

 

Quer mais conteúdos como esse? clique abaixo 

MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE

VOCÊ PERMANECERÁ NO SITE ATUAL

Você também vai gostar