Quando realizar a transição de carreira

Saiba qual a hora certa para realizar uma transição de carreira.

Por Geniuzz em 04/02/2022
transição de carreira

Permanecer no mesmo cargo por muitos anos, pode trazer uma indignação, e uma sensação de insatisfação ao realizar esse trabalho. Receber um salário inadequado pelo trabalho executado ou até de não encontrar colocação no mercado na área de formação, podem levar a pessoa a querer mudar de vez o rumo e realizar a transição de carreira. 

Além disso, é muito importante que a saúde mental esteja em dia para evitar picos de estresse desnecessários. Estar inserido em um ambiente de trabalho que te traga satisfação, em que os objetivos e projeção de carreira da sua função de fato coincidam com os seus planos futuros. 

Qual o melhor momento para trocar de profissão?

Sempre é tempo de se encontrar e conhecer novas áreas de interesse.  O que pode te motivar a tomar essa decisão é puramente o descontentamento.  Se o seu ambiente  de trabalho atual não te faz feliz, não é um ambiente saudável e não te traz satisfação no fim do seu expediente, esse pode ser o momento perfeito para começar a projetar a sua mudança.  

Quais as principais dicas para quem quer fazer uma transição de carreira?

Além dos motivos mais comuns para reimaginar a vida profissional, alguns pontos pessoais são cruciais para decidir e entender por onde começar a executar esse processo de mudança de profissão. 

  • Analise profundamente o momento da vida: “Conhece-te a ti mesmo” 

É necessário se conhecer profundamente e conhecer a sua personalidade, antes de trocar de profissão. Você precisa entender muito bem quais são as suas habilidades e características, pois é isso que vai te ajudar a direcionar a escolha da sua nova carreira para algo que realmente faça sentido com o que tem nos seus planos e não cair em uma armadilha e ter que fazer outro redirecionamento de carreira.

  • Entenda os motivos que te levaram a querer fazer uma transição

Identificar os motivos da sua insatisfação e entender o momento que você está em sua vida emocional e financeira vão te trazer clareza na hora de pensar nos próximos passos.

Saber quais são os seus objetivos a longo e médio prazo, entender quais áreas mais te satisfazem, juntamente com o que você não quer mais na sua vida profissional, te mostrará com mais facilidade qual caminho trilhar para alcançar o que deseja. 

MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE

  • Planeje a sua transição

Se arriscar em um novo mercado não quer dizer atropelar processos e viver momentos de instabilidade. É muito importante ter em mente que uma transição de carreira leva tempo e precisa de um planejamento bem feito. 

Uma dica legal é preparar suas finanças e o seu emocional para esse momento, já que a possibilidade de começar em cargos menores com salários mais baixos para iniciantes é certeira e pode abalar as estruturas da sua vida. 

  • Conheça o mercado para o qual você deseja migrar

Faça um estudo de mercado aprofundado para entender melhor o momento que o segmento para o qual você deseja migrar está passando. 

É importante entender os detalhes e ficar por dentro das tendências futuras e mudanças que esse segmento pode sofrer, assim você pode se antecipar e entender se realmente faz sentido para você seguir adiante nessa profissão. 

  • Invista em especialização na nova área

Um dos pontos mais importantes para uma transição de carreira ter sucesso é fazer uma verdadeira imersão na área que se pretende atuar através da aquisição de conhecimento sobre o assunto. Além dos processos seletivos é essencial fazer parte de conferências, workshops, mentorias entre outras atividades que envolvam a área. Se qualificar com cursos e treinamentos no setor que pretende investir é a melhor forma de se ambientar ao seu novo ramo de trabalho e confirmar seu interesse pelo segmento.

 

Decidir não atuar mais na sua área de formação exige coragem para abandonar o conforto da experiência prévia no seu trabalho e muita vontade de arriscar.  Para uma transição de carreira tranquila e satisfatória, é fundamental examinar e questionar o momento que você vive agora, analisar com cuidado as oportunidades que o mercado oferece, se qualificar para o cargo que quer ocupar e ter sempre em mente que processos de recolocação profissional podem ser longos. 

Enxergar novos caminhos entre a falta de oportunidades e a insatisfação exige um autoconhecimento profundo. Antes de mais nada, é importante aprender a se conhecer. 

Gostou desse artigo e das dicas? Clique abaixo para mais conteúdos como esse.

MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz