Apelido do cartão: Descubra o que é!

Já se deparou com o dado “Apelido do Cartão”? Saiba como funciona e o que significa.

Por Igor em 18/04/2023

Na hora de fazer pagamentos online, pode ser que você já tenha se deparado com a seguinte informação: apelido do cartão. Mas você sabe o que deve preencher neste lugar? Ou se pode deixar em branco.

Reunimos o que você precisa saber sobre o apelido do cartão para que você tire suas dúvidas e que, assim, possa saber o que preencher neste campo e ter um bom apelido de cartão para usar em compras online.

Siga o artigo até o final e descubra tudo que você precisa.

Apelido do cartão: o que é?

Ao utilizar aplicativos para realizar pagamentos online, é possível cadastrar vários cartões diferentes em uma mesma plataforma. Para evitar confusões na hora de realizar as transações, é importante utilizar a opção de nomear cada cartão com um apelido específico, garantindo assim a identificação correta de cada um.

O apelido do cartão é uma prática simples e eficaz que ajuda a evitar erros em situações urgentes, como quando é necessário fazer um pagamento imediato. Ao atribuir um nome personalizado a cada cartão, o usuário pode facilmente identificá-lo na hora de pagar as contas, garantindo assim uma transação tranquila e segura.

Por isso, ao utilizar aplicativos de pagamentos online, lembre-se de utilizar a opção de apelido do cartão e evite problemas desnecessários. Essa prática simples pode fazer toda a diferença na hora de realizar suas transações financeiras pela internet.

Além disso, algumas empresas de cartões de crédito permitem que você escolha um nome para seu cartão, que pode ser personalizado como você quiser e exibir na tela e nas compras com este nome.

O apelido do cartão é obrigatório?

Muitos aplicativos de pagamento online oferecem a opção de adicionar um apelido ao cartão. No entanto, essa funcionalidade geralmente é opcional e cabe ao usuário decidir se deseja ou não utilizar.

Ao optar por adicionar um apelido ao seu cartão, o usuário pode personalizá-lo e tornar mais fácil a identificação na hora de fazer pagamentos online. O apelido pode ser escolhido de acordo com a preferência do usuário e ajudar a diferenciar um cartão de crédito de outro.

Por outro lado, se o usuário optar por não utilizar a opção de apelido do cartão, basta deixar o campo em branco.

O que devo colocar no apelido do cartão?

As informações necessárias para o cadastro em apps são as mesmas em todos os pagamentos online: número do cartão, dados pessoais do titular, data de vencimento e código de verificação.

Uma vez cadastrados, o usuário pode adicionar um apelido opcional a cada um dos cartões, clicando na opção “Nome do cartão”. Essa funcionalidade ajuda a diferenciar cada cartão e evitar erros na hora de realizar pagamentos online.

É importante lembrar que utilizar um apelido personalizado para cada cartão é uma prática de segurança recomendada, uma vez que ajuda a evitar fraudes e transações indevidas em caso de perda ou roubo do cartão.

A dica maior, portanto, é colocar um apelido do cartão que realmente remeta ao que ele é para você.

Como descubro qual apelido tem no meu cartão?

Para saber qual apelido escolhido para seu cartão de crédito, é bem simples. Você tem que acessar o aplicativo onde o apelido foi inserido e, então, vai encontrar o apelido dado.

Em apps como iFOOD, onde você pode escolher o apelido de cada cartão para fazer uso, basta acessar os dados dos cartões cadastrados para que você veja, ao lado de cada cartão, o número, os dados de cada um e o apelido que foi dado a ele.

Para os apps específicos de cartões de crédito, é preciso que você abra e, então, ao acessar, você terá, geralmente na tela inicial, o nome do cartão e o apelido dado para ele.

Como fazer o apelido do cartão?

Para cada app, é necessário que você siga um passo a passo para conseguir inserir corretamente o apelido do cartão.

Assim, separamos os cinco principais serviços que permitem que você faça este tipo de personalização e criamos um passo a passo para cada um, de maneira que você possa fazer o apelido do cartão.

Acompanhe e faça o seu:

iFood

O iFood permite que você cadastre cada um dos seus cartões e crie um nome para ele que possa ser mais fácil de identificar na hora de fazer os seus pedidos. Confira como fazer:

  1. Abra o aplicativo iFood e acesse seu perfil tocando sobre a opção no canto inferior direito do menu.
  2. Na próxima tela, toque em “Formas de pagamento”.
  3. Toque sobre o botão “Adicionar novo cartão”.
  4. Informe se o cartão é de débito ou crédito.
  5. Em “Apelido do cartão”, dê um nome que descreva alguma característica que ajude a identificar o cartão, como por exemplo “cartão do banco”, ou “cartão da conta”.
  6. Preencha os campos com as informações do cartão, como número, nome do titular, data de validade e código de segurança.
  7. Após terminar de preencher os campos, toque em “Salvar” para concluir.

Picpay

A carteira virtual do Picpay permite que você tenha vários cartões cadastrados. Veja como fazer o processo:

  1. Abra o aplicativo PicPay em seu dispositivo móvel.
  2. Vá até a opção “Carteira”, que fica localizada no menu inferior.
  3. Selecione o tipo de cartão que deseja cadastrar, podendo ser crédito ou débito.
  4. Informe os dados do cartão, incluindo o número do cartão, nome do titular, data de validade e código de segurança. É importante fornecer as informações corretas para que o cartão seja registrado com sucesso.
  5. Por fim, escolha um apelido para o cartão, que seja fácil de lembrar e identificar. Por exemplo, “cartão da empresa” ou “cartão de viagem”.

Lembre-se de que você pode cadastrar quantos cartões desejar no PicPay e escolher um apelido para cada um deles, o que torna mais fácil diferenciá-los quando você precisar fazer um pagamento.

Nubank

O Nubank permite que você personalize o apelido do cartão, da forma que ele é exibido no seu aplicativo. Confira o passo a passo:

  1. Acesse seu app do Nubank.
  2. Vá em “Perfil”, tocando na bolinha no canto esquerdo da tela.
  3. Toque em “Nome de Preferência”.
  4. Escolha o apelido do cartão.
  5. Toque em salvar.
  6. Pronto! Seu nome será exibido de forma personalizada.

Caixa

No caso da Caixa, se você tem mais de um cartão para usar e está cadastrado, você pode escolher um apelido para cada um. Exemplo: cartão do banco, cartão de débito, cartão de crédito etc.

Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site da Caixa pelo seu computador ou pelo app no dispositivo móvel;
  2. Clique em “Login” e faça o login na sua conta;
  3. Selecione a opção “Cartões” no menu principal;
  4. Na próxima página, clique em “Cartões de Crédito”;
  5. Localize o cartão para o qual deseja escolher o apelido e clique em “Editar”;
  6. Clique em “Apelido” e digite o nome que deseja atribuir ao cartão;
  7. Verifique se o apelido escolhido é adequado e fácil de lembrar. Você pode escolher um apelido que facilite a identificação do cartão, como “cartão pessoal” ou “cartão empresarial”;
  8. Após escolher o apelido, clique em “Salvar” para concluir.

Você deve mudar o apelido e salvar cada um dos cartões da Caixa que você possuir.

Riocard

O RioCard também permite que você tenha diferentes cartões de crédito. Assim, na hora que usar, você deve fazer com que cada um deles tenha um apelido do cartão e, assim, será mais fácil organizar cada um deles.

Veja como fazer:

  1. Acesse o site da Riocard Mais ou abra o aplicativo Riocard Mais em seu smartphone;
  2. Faça login em sua conta;
  3. Na página inicial, clique em “Meus cartões” ou selecione o cartão para o qual deseja adicionar o apelido;
  4. Clique no ícone de edição do cartão selecionado;
  5. Na tela de edição, procure pela opção “Apelido” ou “Nome do cartão” e clique nela;
  6. Digite o apelido desejado no campo fornecido;
  7. Verifique se o apelido escolhido é fácil de lembrar e identificar para que você não confunda seus cartões na hora de fazer pagamentos ou outras transações financeiras;
  8. Após escolher o apelido, clique em “Salvar” para concluir.

Lembre-se que cada cartão deve ter um apelido diferente. Então, escolha algo exclusivo para cada um deles.

Perguntas frequentes

O que é o apelido do cartão?

O apelido do cartão é um nome fantasia que você dará para seu cartão de crédito ou débito para poder identificá-lo em apps de pagamentos e outros.


O apelido do cartão é obrigatório?

Não. É um campo opcional, que você vai poder usar para fazer as compras no momento em que precisar e ter uma identificação mais simples do cartão de crédito.


Todo cartão permite apelido?

Não são todos. Apenas alguns aplicativos de pagamento online, carteiras digitais e apps que ofereçam mais de um tipo de cartão.


Usar um apelido de cartão é importante?

Usar um apelido de cartão é opcional, mas vai poder fazer com que você tenha a facilidade de saber qual cartão está usando na hora de fazer uma compra online. Então, é uma forma de você conseguir ter mais facilidade na hora de realizar o pagamento.


Você também vai gostar