Prazo de compensação de boleto: descubra todos!

Veja quando vai compensar aquele boleto que você pagou.

Por Igor em 07/07/2023

O pagamento por boleto é uma modalidade de pagamento amplamente utilizada no Brasil, que oferece uma maneira conveniente de adquirir produtos e serviços pela internet, além de permitir o pagamento de contas.

Para efetuar o pagamento do boleto, o usuário tem duas opções: receber o boleto impresso em sua residência ou gerá-lo diretamente pelo site ou aplicativo da loja. Depois, é só dirigir-se a qualquer agência bancária ou instituição financeira autorizada para efetuar o pagamento.

Mas você sabe quanto tempo leva para compensar o boleto? E como verificar se o boleto já confirmou o pagamento? Pois nesta matéria vamos tirar todas as suas dúvidas sobre prazo de compensação de boletos. Acompanhe até o final e descubra.

Confira a tabela de prazos de compensação de boletos 👈

Qual o prazo de compensação de boleto?

Após realizar o pagamento do boleto, é importante ter ciência de que o prazo para a sua compensação é de até 3 dias úteis. Essa demora ocorre devido ao processo de repasse do valor pago pelos bancos à instituição destinatária.

Em outras palavras, se você efetuar o pagamento em uma segunda-feira, é provável que o reconhecimento do pagamento ocorra somente na quinta-feira subsequente.

É válido ressaltar que o prazo de 3 dias úteis é contabilizado apenas em dias de semana, excluindo-se finais de semana e feriados. Portanto, caso o pagamento seja realizado próximo a um feriado ou durante um fim de semana, o prazo de compensação poderá ser estendido de acordo com o calendário bancário.

Além disso, é importante que você saiba que pode haver uma variação neste prazo, dependendo de diversos fatores.

O prazo de compensação pode variar?

Existem alguns fatores que podem fazer com que o prazo de compensação de seu boleto varie para mais ou menos dias. É importante que você tenha atenção a cada um deles para saber certo quando vai ter a confirmação do pagamento de seu boleto.

Veja o que pode influenciar no tempo de confirmação do pagamento do boleto:

  • Instituição financeira: Cada banco ou instituição financeira possui seu próprio fluxo de processamento de boletos, o que pode resultar em diferenças de tempo de compensação. Além disso, se você pagar um boleto de uma instituição financeira em outra, pode acontecer de demorar mais o repasse do que se você pagar o boleto no próprio banco emissor.
  • Horário de pagamento: O horário em que o boleto é pago pode ter impacto na compensação. Pagamentos realizados no final do expediente bancário podem ser processados apenas no dia seguinte, aumentando o prazo para compensação de seu boleto.
  • Volume de transações: Se a instituição financeira ou a empresa emissora do boleto estiver lidando com um grande número de transações, o tempo de processamento e compensação pode ser maior devido à demanda. Entretanto, o prazo continua sendo de até 3 dias úteis.
  • Feriados e finais de semana: Feriados e finais de semana não são considerados dias úteis para a compensação do boleto, o que pode resultar em um prazo maior para o pagamento ser reconhecido.
  • Erros ou problemas no pagamento: Caso ocorram erros ou problemas durante o pagamento do boleto, como informações incorretas, duplicidade de pagamentos ou falhas no sistema, o processo de compensação pode ser prolongado enquanto os problemas são resolvidos.
  • Atraso no envio do valor: Se houver atraso por parte do banco em repassar o valor pago para a instituição destinatária, o prazo de compensação pode ser estendido.

O dia da semana pode influenciar no prazo de compensação do boleto?

O dia em que você fizer o pagamento, assim como o horário, vai fazer toda a diferença na hora da compensação do boleto bancário. Isso porque, em situações normais, ao fazer o pagamento, você tem a compensação no dia seguinte.

Lembrando que estamos falando em dias úteis normais, sem considerar feriados e finais de semana, que podem influenciar diretamente na hora de contabilizar o pagamento.

Confira uma tabela para saber quando o boleto bancário que você pagou vai compensar:

Dia e hora do pagamento Quando geralmente compensa o boleto? Prazo máximo para compensação do boleto bancário
Segunda até 21h Terça até 12h Quinta até 12h
Segunda após 21h Quarta até 12h Sexta até 12h
Terça até 21h Quarta até 12h Sexta até 12h
Terça após 21h Quinta até 12h Segunda até 12h
Quarta até 21h Quinta até 12h Segunda até 12h
Quarta após 21h Sexta até 12h Terça até 12h
Quinta até 21h Sexta até 12h Terça até 12h
Quinta após 21h Segunda até 12h Quarta até 12h
Sexta até 21h Segunda até 12h Quarta até 12h
Sexta após 21h Terça até 12h Quinta até 12h
Sábado até 21h Terça até 12h Quinta até 12h
Sábado após 21h Terça até 12h Quinta até 12h
Domingo até 21h Terça até 12h Quinta até 12h
Domingo após 21h Terça até 12h Quinta até 12h

 

O horário de compensação de boleto pode variar de acordo com o banco?

Em geral, cada instituição tem um horário para fazer a compensação dos boletos bancários. É determinado pelo Banco Central que todas as instituições façam a compensação bancária dentro do horário de funcionamento do banco.

Entretanto, foi determinado que este horário seja na parte da manhã, que é o momento em que os bancos estão processando o pagamento de seus boletos. Por isso, atualmente, o horário de compensação de boletos é de 9h às 12h.

Assim, independente da instituição financeira, o boleto será compensado dentro deste período, de acordo com o dia e horário que você fizer o pagamento.

Quanto tempo demora para compensar um boleto pago pela internet?

Ao realizar o pagamento de boleto pela internet, você continua tendo o mesmo prazo na hora de ter a compensação do boleto na sua conta, ou seja, ao pagar pelo Internet Banking, você tem um prazo máximo de 3 dias úteis para que seu boleto seja compensado e o boleto confirmado.

É preciso que você tenha atenção, ao fazer o pagamento pela internet, nos horários. O horário limite de pagamento de boletos costuma ser às 21h. Algumas instituições financeiras, como o Itaú e o Santander, costumam estender até 22h.

Se você fizer o pagamento dentro deste horário, o boleto será considerado pago naquele dia. Se não, ele ficará agendado para pagamento no dia seguinte.

Quanto tempo demora para compensar um boleto pago pelo aplicativo?

Existem algumas vantagens de pagamentos de boletos por aplicativos. Mas é preciso ressaltar que essas vantagens são para quem faz o pagamento de boletos da própria instituição financeira.

Ao pagar um boleto dentro do horário no aplicativo, é comum que ele seja compensado imediatamente. Isso acontece, principalmente, com faturas de cartão de crédito associadas a contas. Você paga a fatura e o valor é liberado imediatamente, ou em até 30 minutos.

Vários bancos tradicionais e digitais, como o Itaú, Santander, Bradesco, Nubank, C6 Bank, Inter e tantos outros, por possuírem cartões associados à conta, confirmam o pagamento do boleto imediatamente.

Mas é preciso ter atenção aos horários de pagamentos. Como falamos no Internet Banking, existe um horário estipulado pelo sistema e, caso passe deste momento, o boleto fica agendado para o dia seguinte.

Para boletos pagos pelo aplicativo de outras instituições financeiras, o prazo de compensação continua igual a qualquer boleto: até 3 dias úteis.

E o prazo de compensação de contas de água e luz? Funciona como qualquer boleto?

As contas de água e de luz são recebidas como boletos em sua casa, que você deve realizar o pagamento de acordo com os prazos e valores estabelecidos. Porém, diferente de outros boletos bancários, as concessionárias recebem o repasse diretamente do banco onde o pagamento for realizado.

Por conta de ser um repasse para uma empresa e não diretamente para um banco ou instituição financeira, o prazo é um pouco maior.

Assim, existe um prazo de até 5 dias úteis para a compensação de boletos de contas de água e luz, prazo para que a empresa receba o repasse e atualize o registro no sistema. As regras de horário e final de semana continuam as mesmas.

Perguntas frequentes

Boleto pago via pix cai na hora?

O Pix é a forma mais usada de pagamentos atualmente. Por isso, diversos boletos possuem um QR Code para que possam ser pagos via PIX. A vantagem é que o pagamento de boletos via PIX cai na hora, como qualquer transação PIX.


Boleto pago na lotérica cai na hora?

Assim como as regras de qualquer boleto, os boletos pagos na lotérica possuem um prazo de até 72 horas (3 dias úteis) para compensar. Se o boleto for da Caixa, é possível que ele seja compensado na hora.


Como consultar se o boleto foi pago?

Para consultar se um boleto foi pago, você deve entrar em contato com a instituição que forneceu o boleto. Em geral, as empresas disponibilizam o histórico de pagamento, mostrando se boleto já foi pago e se já foi compensado. Você pode fazer isso online ou entrando em contato com a empresa que forneceu o boleto para você.


Boleto pago no dia do vencimento cai quando?

Se você fez o pagamento do boleto no dia do vencimento, o prazo continua sendo o mesmo, de até 3 dias úteis para compensar. Mas, na hora da compensação, ainda que leve 3 dias, ele vai compensar informando a data do pagamento, ou seja, não entram juros no seu boleto.

Para boletos pagos adiantados, o prazo também continua de 3 dias úteis.


Boleto pago com atraso cai quando?

Se você pagar um boleto atrasado, o prazo de compensação continua de 3 dias úteis. Entretanto, é preciso ter atenção, já que sobre ele irá cobrar multa e juros por atrasos. Além disso, alguns boletos vencidos só podem ser pagos na instituição emissora.

Porém, isso não altera o prazo de compensação.


Você também vai gostar