Veja quando vai compensar aquele boleto que você pagou.
O pagamento por boleto é uma modalidade de pagamento amplamente utilizada no Brasil, que oferece uma maneira conveniente de adquirir produtos e serviços pela internet, além de permitir o pagamento de contas.
Para efetuar o pagamento do boleto, o usuário tem duas opções: receber o boleto impresso em sua residência ou gerá-lo diretamente pelo site ou aplicativo da loja. Depois, é só dirigir-se a qualquer agência bancária ou instituição financeira autorizada para efetuar o pagamento.
Mas você sabe quanto tempo leva para compensar o boleto? E como verificar se o boleto já confirmou o pagamento? Pois nesta matéria vamos tirar todas as suas dúvidas sobre prazo de compensação de boletos. Acompanhe até o final e descubra.
Confira a tabela de prazos de compensação de boletos 👈
Após realizar o pagamento do boleto, é importante ter ciência de que o prazo para a sua compensação é de até 3 dias úteis. Essa demora ocorre devido ao processo de repasse do valor pago pelos bancos à instituição destinatária.
Em outras palavras, se você efetuar o pagamento em uma segunda-feira, é provável que o reconhecimento do pagamento ocorra somente na quinta-feira subsequente.
É válido ressaltar que o prazo de 3 dias úteis é contabilizado apenas em dias de semana, excluindo-se finais de semana e feriados. Portanto, caso o pagamento seja realizado próximo a um feriado ou durante um fim de semana, o prazo de compensação poderá ser estendido de acordo com o calendário bancário.
Além disso, é importante que você saiba que pode haver uma variação neste prazo, dependendo de diversos fatores.
Existem alguns fatores que podem fazer com que o prazo de compensação de seu boleto varie para mais ou menos dias. É importante que você tenha atenção a cada um deles para saber certo quando vai ter a confirmação do pagamento de seu boleto.
Veja o que pode influenciar no tempo de confirmação do pagamento do boleto:
O dia em que você fizer o pagamento, assim como o horário, vai fazer toda a diferença na hora da compensação do boleto bancário. Isso porque, em situações normais, ao fazer o pagamento, você tem a compensação no dia seguinte.
Lembrando que estamos falando em dias úteis normais, sem considerar feriados e finais de semana, que podem influenciar diretamente na hora de contabilizar o pagamento.
Confira uma tabela para saber quando o boleto bancário que você pagou vai compensar:
Dia e hora do pagamento | Quando geralmente compensa o boleto? | Prazo máximo para compensação do boleto bancário |
Segunda até 21h | Terça até 12h | Quinta até 12h |
Segunda após 21h | Quarta até 12h | Sexta até 12h |
Terça até 21h | Quarta até 12h | Sexta até 12h |
Terça após 21h | Quinta até 12h | Segunda até 12h |
Quarta até 21h | Quinta até 12h | Segunda até 12h |
Quarta após 21h | Sexta até 12h | Terça até 12h |
Quinta até 21h | Sexta até 12h | Terça até 12h |
Quinta após 21h | Segunda até 12h | Quarta até 12h |
Sexta até 21h | Segunda até 12h | Quarta até 12h |
Sexta após 21h | Terça até 12h | Quinta até 12h |
Sábado até 21h | Terça até 12h | Quinta até 12h |
Sábado após 21h | Terça até 12h | Quinta até 12h |
Domingo até 21h | Terça até 12h | Quinta até 12h |
Domingo após 21h | Terça até 12h | Quinta até 12h |
Em geral, cada instituição tem um horário para fazer a compensação dos boletos bancários. É determinado pelo Banco Central que todas as instituições façam a compensação bancária dentro do horário de funcionamento do banco.
Entretanto, foi determinado que este horário seja na parte da manhã, que é o momento em que os bancos estão processando o pagamento de seus boletos. Por isso, atualmente, o horário de compensação de boletos é de 9h às 12h.
Assim, independente da instituição financeira, o boleto será compensado dentro deste período, de acordo com o dia e horário que você fizer o pagamento.
Ao realizar o pagamento de boleto pela internet, você continua tendo o mesmo prazo na hora de ter a compensação do boleto na sua conta, ou seja, ao pagar pelo Internet Banking, você tem um prazo máximo de 3 dias úteis para que seu boleto seja compensado e o boleto confirmado.
É preciso que você tenha atenção, ao fazer o pagamento pela internet, nos horários. O horário limite de pagamento de boletos costuma ser às 21h. Algumas instituições financeiras, como o Itaú e o Santander, costumam estender até 22h.
Se você fizer o pagamento dentro deste horário, o boleto será considerado pago naquele dia. Se não, ele ficará agendado para pagamento no dia seguinte.
Existem algumas vantagens de pagamentos de boletos por aplicativos. Mas é preciso ressaltar que essas vantagens são para quem faz o pagamento de boletos da própria instituição financeira.
Ao pagar um boleto dentro do horário no aplicativo, é comum que ele seja compensado imediatamente. Isso acontece, principalmente, com faturas de cartão de crédito associadas a contas. Você paga a fatura e o valor é liberado imediatamente, ou em até 30 minutos.
Vários bancos tradicionais e digitais, como o Itaú, Santander, Bradesco, Nubank, C6 Bank, Inter e tantos outros, por possuírem cartões associados à conta, confirmam o pagamento do boleto imediatamente.
Mas é preciso ter atenção aos horários de pagamentos. Como falamos no Internet Banking, existe um horário estipulado pelo sistema e, caso passe deste momento, o boleto fica agendado para o dia seguinte.
Para boletos pagos pelo aplicativo de outras instituições financeiras, o prazo de compensação continua igual a qualquer boleto: até 3 dias úteis.
As contas de água e de luz são recebidas como boletos em sua casa, que você deve realizar o pagamento de acordo com os prazos e valores estabelecidos. Porém, diferente de outros boletos bancários, as concessionárias recebem o repasse diretamente do banco onde o pagamento for realizado.
Por conta de ser um repasse para uma empresa e não diretamente para um banco ou instituição financeira, o prazo é um pouco maior.
Assim, existe um prazo de até 5 dias úteis para a compensação de boletos de contas de água e luz, prazo para que a empresa receba o repasse e atualize o registro no sistema. As regras de horário e final de semana continuam as mesmas.
O Pix é a forma mais usada de pagamentos atualmente. Por isso, diversos boletos possuem um QR Code para que possam ser pagos via PIX. A vantagem é que o pagamento de boletos via PIX cai na hora, como qualquer transação PIX.
Assim como as regras de qualquer boleto, os boletos pagos na lotérica possuem um prazo de até 72 horas (3 dias úteis) para compensar. Se o boleto for da Caixa, é possível que ele seja compensado na hora.
Para consultar se um boleto foi pago, você deve entrar em contato com a instituição que forneceu o boleto. Em geral, as empresas disponibilizam o histórico de pagamento, mostrando se boleto já foi pago e se já foi compensado. Você pode fazer isso online ou entrando em contato com a empresa que forneceu o boleto para você.
Se você fez o pagamento do boleto no dia do vencimento, o prazo continua sendo o mesmo, de até 3 dias úteis para compensar. Mas, na hora da compensação, ainda que leve 3 dias, ele vai compensar informando a data do pagamento, ou seja, não entram juros no seu boleto.
Para boletos pagos adiantados, o prazo também continua de 3 dias úteis.
Se você pagar um boleto atrasado, o prazo de compensação continua de 3 dias úteis. Entretanto, é preciso ter atenção, já que sobre ele irá cobrar multa e juros por atrasos. Além disso, alguns boletos vencidos só podem ser pagos na instituição emissora.
Porém, isso não altera o prazo de compensação.
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