“Saque dep – cod 60” no FGTS: o que significa?

Foi sacar seu FGTS e apareceu o Saque Dep Cod 60? Descubra o que é isso.

Por Igor em 12/06/2023

Se você foi fazer o saque de seu FGTS e, ao abrir, apareceram um dos dois códigos: “Saque dep cod 60” ou “Saque JAM cod 60”, você não precisa se assustar. Ainda que venha em vermelho, o que pode trazer uma preocupação, ambos são códigos da Caixa.

Nesta matéria, queremos mostrar a você o real significado desses dois códigos que aparecem no seu FGTS e o que você deve fazer caso ele esteja em sua fatura. Por isso, acompanhe nosso artigo até o final e tenha todas as informações que você precisa sobre o saque dep cod 60 e também sobre o saque jam cod 60.

O que significa Saque DEP COD 60?

De imediato, pode ficar tranquilo se você receber o Saque DEP COD 60 em vermelho na sua conta do FGTS. Este é um código que indica que o depósito referente ao saque-aniversário foi realizado com sucesso.

Quando a Caixa informa este código, significa que o valor estará disponível para ser sacado a partir do dia seguinte à data informada.

O saque-aniversário é uma modalidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na qual o trabalhador tem direito a sacar uma parcela do saldo de sua conta do FGTS anualmente, de acordo com o mês de seu aniversário.

Ao receber o código DEP COD 60, não precisa se preocupar, pois nenhum saque foi realizado na sua conta, é apenas um indicador que o depósito do valor do saque-aniversário foi concluído com sucesso. O valor estará disponível para você no dia seguinte à data informada. Essa data corresponde ao início do período de saque do seu saldo do FGTS referente ao saque-aniversário.

É importante ressaltar que o saque-aniversário é uma opção alternativa ao saque-rescisão, no qual o trabalhador pode sacar todo o saldo de sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

No saque-aniversário, o trabalhador recebe uma parcela do saldo anualmente, de acordo com o mês de seu aniversário, enquanto o restante do saldo permanece na conta do FGTS, sujeito às regras e condições estabelecidas pelo governo.

Portanto, se você recebeu o código DEP COD 60, isso significa que o depósito referente ao seu saque-aniversário foi realizado com sucesso e o valor estará disponível para saque a partir do dia seguinte à data informada.

Dá para cancelar o Saque DEP COD 60?

Não é possível cancelar o saque DEP COD 60, uma vez que a liberação e transferência do valor já estão em andamento. Ou seja, o dinheiro já foi transferido para a conta que você destinou para o FGTS.

No entanto, você pode cancelar os saques-aniversários futuros. Após fazer o saque de seu dinheiro, você deve entrar no app FGTS e retornar à modalidade de saque-rescisão.

Vale lembrar que existe um período de carência de 25 meses para que seu FGTS volte à modalidade anterior. Portanto, após fazer o pedido, você deve aguardar este tempo para que o saque-aniversário seja cancelado.

Portanto, embora não seja possível cancelar o saque DEP COD 60, você pode receber o saque-aniversário e, em seguida, suspender a inscrição, desde que já tenham se passado 2 anos após a inscrição.

O que significa Saque JAM COD 60?

Se você receber o Saque JAM COD 60, saiba que este é um código que indica o valor de um saque que foi corrigido pelo Juros e Atualização Monetária (JAM). O JAM é um mecanismo utilizado para ajustar o valor de depósitos ou investimentos de acordo com a variação dos juros e da inflação ao longo do tempo.

Quando você recebe o código JAM COD 60, isso significa que o valor do saque foi atualizado e corrigido levando em consideração os juros e a variação monetária desde o momento em que o depósito foi realizado até a data atual.

Essa correção tem como objetivo garantir que o valor do saque reflita de forma adequada o poder de compra do dinheiro ao longo do período em questão.

É importante ressaltar que o JAM é um mecanismo utilizado em diferentes contextos financeiros, como em investimentos, contas de poupança ou depósitos em instituições financeiras. A aplicação do JAM visa proteger o valor do dinheiro contra a inflação e garantir que os depósitos ou investimentos não percam seu poder aquisitivo ao longo do tempo.

Dessa forma, ao receber o código JAM COD 60, você pode ter a tranquilidade de que o valor do seu saque foi ajustado para refletir de maneira precisa a valorização do dinheiro no período em questão, considerando os juros e a atualização monetária.

O que significa o Saque DEP 60 f em vermelho?

Outra situação que pode assustar na hora de abrir sua conta de FGTS é receber o código Saque DEP 60 F. Mas, assim como o código sem o F, não precisa se preocupar. Em geral, este código é acompanhado de uma data ao lado.

Isso significa que você vai poder fazer o saque-aniversário de seu FGTS na data indicada após a letra F, ou seja, o código indica que o depósito já está em curso e que você vai ter a possiblidade de sacar naquela data.

O Saque DEP 60 f vai para onde?

Uma grande questão que todos se perguntam é para onde vai o dinheiro quando se recebe o código Saque DEP 60 f.

Após realizar a inscrição no saque-aniversário do FGTS, o valor do saque será transferido para a conta bancária que você indicou durante o processo. No entanto, caso você esteja em dúvida sobre qual conta bancária foi selecionada, é possível verificar essa informação de forma simples e conveniente através do aplicativo do Fundo de Garantia.

Para isso, siga os seguintes passos:

  • Acesse o aplicativo do Fundo de Garantia disponível em seu dispositivo móvel.
  • Procure e clique na opção “Meus saques” dentro do aplicativo.
  • Em seguida, localize a seção ou opção que se refere à conta bancária.

Ao selecionar essa opção, você terá acesso às informações da conta bancária vinculada ao seu saque-aniversário, incluindo o nome do banco, número da agência e número da conta.

Dessa forma, ao seguir esses passos simples no aplicativo do Fundo de Garantia, você poderá confirmar com segurança qual conta bancária foi indicada para receber o valor do saque-aniversário do FGTS. Isso garante que você tenha acesso às informações necessárias e possa realizar o acompanhamento adequado do seu saque.

O que é o saque-aniversário?

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade de saque que permite ao trabalhador retirar anualmente uma parte do saldo disponível em sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de acordo com o mês de seu aniversário. Essa opção foi implementada pelo Governo Federal em 2019 como uma alternativa ao saque-rescisão, que ocorre em situações de demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves, entre outras.

Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador abre mão do direito de sacar o saldo total em caso de demissão sem justa causa, mantendo, no entanto, os demais direitos relacionados ao FGTS, como o acesso aos recursos para aquisição da casa própria e em situações específicas de emergência.

O valor do saque-aniversário é calculado com base em uma tabela que estabelece percentuais sobre o saldo do FGTS. Quanto maior o valor acumulado na conta do FGTS, menor será a porcentagem que o trabalhador poderá sacar. A tabela é progressiva e varia de 5% a 50% do saldo. Além disso, há a possibilidade de receber um valor adicional, chamado de parcela adicional, que é estabelecido de acordo com a faixa de valor do saldo.

É importante destacar que o trabalhador precisa manifestar o interesse pelo saque-aniversário para aderir a essa modalidade. Caso não faça a opção, o saque-rescisão continua sendo o modelo padrão.

Esses códigos têm a ver com o saque aniversário? Qual é a relação?

Sim. Conforme estamos mostrando desde o início, os códigos Saque dep 60 e Saque JAM 60 são relacionados diretamente ao saque-aniversário, pois são indicadores de que o dinheiro está disponível para saque ou que foi corrigido.

Por isso, ao receber este código, não precisa se preocupar, já que ele é um indicativo da Caixa para a operação.

Calendário FGTS saque-aniversário 2022 e 2023.

É importante lembrar que o saque-aniversário acontece no mês de seu aniversário e fica disponível por mais dois meses. Confira o calendário atualizado:

  • Janeiro: Período de saque entre janeiro e 31 de março.
  • Fevereiro: Período de saque entre fevereiro e 30 de abril.
  • Março: Período de saque entre março e 31 de maio.
  • Abril: Período de saque entre abril e 30 de junho.
  • Maio: Período de saque entre maio e 31 de julho.
  • Junho: Período de saque a partir de junho e vai até 31 de agosto.
  • Julho: Período de saque até 30 de setembro.
  • Agosto: Período de saque até 31 de outubro.
  • Setembro: Período de saque entre setembro e 30 de novembro.
  • Outubro: Período de saque entre outubro e 31 de dezembro.
  • Novembro: Período de saque entre novembro e 31 de janeiro.
  • Dezembro: Período de saque entre dezembro e 28 de fevereiro.

Essas datas indicam o intervalo no qual os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário podem realizar o saque do saldo disponível em sua conta do FGTS. É importante ficar atento ao calendário e respeitar as datas correspondentes ao mês de aniversário para garantir o acesso aos recursos do FGTS no período correto.

Perguntas frequentes

O que significa saque dep cod 01?

Este código significa que o trabalhador foi demitido sem justa causa e que o saque do FGTS já está disponível. Por isso, é necessário verificar a conta para fazer o saque.


O que significa crédito de JAM 0 002466?

Se você recebeu este código, significa o seguinte: JAM é a sigla para Juros e Atualização Monetária e, a sequência numérica seguinte refere-se ao coeficiente de correção do valor de pagamento


O que é o saque dep cod 50 e saque dep cod 50e?

Significa saque no saldo do FGTS, que será, em breve, contabilizado na sua conta. Em geral, a data de quando você pode sacar estará ao lado do código.


O que significa saque JAM cod 50?

O saque JAM com código 50 refere-se ao saque dos juros da sua conta do FGTS. O valor do Saque DEP com código 50, juntamente com o Saque JAM com código 50, representa o valor total que você terá a receber do FGTS.


Você também vai gostar