Administrar empréstimos consignados
Primeiramente o crédito consignado é uma das opções mais vantajosas do mercado para quem precisa obter dinheiro emprestado.
Sobretudo com taxas de juros mais baixas e maiores prazos de pagamento, o consignado já é um queridinho dos clientes.
Outra possibilidade que o empréstimo consignado oferece é a de contratar mais de um empréstimo simultaneamente, respeitando os limites da margem consignável.
A contratação de um novo empréstimo sempre estará sujeita à confirmação de disponibilidade de margem consignável para tomar emprestado uma nova quantia.
Essa margem é o dispositivo para evitar o superendividamento do cliente, estabelecendo um limite para o valor das parcelas que serão descontadas do salário ou benefício.
A quantia que deve ser usada para pagar o empréstimo não pode ultrapassar o limite estabelecido em lei, que geralmente é entre 30% e 35% do salário, aposentadoria, pensão ou benefício do solicitante.
A maneira mais fácil de entender se é vantajoso para você contratar mais um empréstimo consignado simultaneamente é a partir da observação da sua capacidade financeira.
Lembre-se que o objetivo de um empréstimo é ajudar a colocar as contas em dia ou facilitar a realização de um projeto ou sonho. Não deixe que a facilidade de crédito acabe colocando suas finanças ainda mais em apuros.
Ao pensar em tomar novos empréstimos consignados, considere dois grupos de elementos:
Quando você tem muitos contratos de consignado vigentes, precisa ter ainda mais atenção e cuidado para não perder o controle da sua vida financeira.
Não é incomum que muitos tomadores de crédito comprometam toda a margem consignável e fiquem sem saber o que fazer.
Há duas maneiras possíveis de administrar seus empréstimos consignados nesse sentido.
O mecanismo de portabilidade de empréstimo consignado foi criado para impulsionar a concorrência entre as instituições financeiras e para facilitar o acesso do consumidor a novas propostas.
Na prática, você transfere a sua dívida para outro banco ou financeira, conseguindo unificar os diferentes contratos em um só. Essa é uma boa saída para quem está com dificuldade de administrar os empréstimos que possui.
A portabilidade da dívida costuma ser vantajosa, uma vez que os juros cobrados são mais baixos e as condições de parcelamento são mais favoráveis.
Outra forma de organizar seus contratos de crédito consignado é o refinanciamento, que é uma forma de obter crédito a partir do empréstimo atual sem a necessidade de contrair um novo empréstimo.
Essa é uma alternativa especialmente útil para quem já quitou parte de um contrato ativo e precisa de um novo empréstimo.
Nesse tipo de refinanciamento, você renegocia a dívida com o mesmo banco ou financeira, voltando o contrato ao prazo original. Essa operação quita o consignado atual e começa um contrato novo, liberando mais dinheiro.
E aí, gostou desse conteúdo?
Avalie sua situação financeira atual e veja qual alternativa é mais pertinente para você administrar seus empréstimos consignados atuais.
Administrar empréstimos consignados
Este empréstimo é para quem? Aposentados e pensionistas do IN...
Saiba maisEste Empréstimo é para quem? Quem busca solução imediata para...
Saiba maisEste Empréstimo Pessoal Neon é para quem? Indivíduos buscando...
Saiba mais