Como administrar seus empréstimos consignados

Por Geniuzz em 28/12/2021

Administrar empréstimos consignados

Primeiramente o crédito consignado é uma das opções mais vantajosas do mercado para quem precisa obter dinheiro emprestado. 

Sobretudo com taxas de juros mais baixas e maiores prazos de pagamento, o consignado já é um queridinho dos clientes.

Outra possibilidade que o empréstimo consignado oferece é a de contratar mais de um empréstimo simultaneamente, respeitando os limites da margem consignável.

O que é margem consignável?

A contratação de um novo empréstimo sempre estará sujeita à confirmação de disponibilidade de margem consignável para tomar emprestado uma nova quantia. 

Essa margem é o dispositivo para evitar o superendividamento do cliente, estabelecendo um limite para o valor das parcelas que serão descontadas do salário ou benefício. 

A quantia que deve ser usada para pagar o empréstimo não pode ultrapassar o limite estabelecido em lei, que geralmente é entre 30% e 35% do salário, aposentadoria, pensão ou benefício do solicitante.

Vale a pena ter mais de um consignado ao mesmo tempo?

A maneira mais fácil de entender se é vantajoso para você contratar mais um empréstimo consignado simultaneamente é a partir da observação da sua capacidade financeira. 

Lembre-se que o objetivo de um empréstimo é ajudar a colocar as contas em dia ou facilitar a realização de um projeto ou sonho. Não deixe que a facilidade de crédito acabe colocando suas finanças ainda mais em apuros. 

Ao pensar em tomar novos empréstimos consignados, considere dois grupos de elementos:

  • Vantagens: dinheiro rápido e facilitado; crédito mais barato; prazo flexível; liberação do dinheiro mesmo para negativados.
  • Desvantagens: comprometimento da margem; criação de dívidas a longo prazo. 

Tenho vários empréstimos consignados, como me organizar?

Quando você tem muitos contratos de consignado vigentes, precisa ter ainda mais atenção e cuidado para não perder o controle da sua vida financeira.

Não é incomum que muitos tomadores de crédito comprometam toda a margem consignável e fiquem sem saber o que fazer. 

Há duas maneiras possíveis de administrar seus empréstimos consignados nesse sentido.

Portabilidade

O mecanismo de portabilidade de empréstimo consignado foi criado para impulsionar a concorrência entre as instituições financeiras e para facilitar o acesso do consumidor a novas propostas. 

Na prática, você transfere a sua dívida para outro banco ou financeira, conseguindo unificar os diferentes contratos em um só. Essa é uma boa saída para quem está com dificuldade de administrar os empréstimos que possui. 

A portabilidade da dívida costuma ser vantajosa, uma vez que os juros cobrados são mais baixos e as condições de parcelamento são mais favoráveis.

Refinanciamento

Outra forma de organizar seus contratos de crédito consignado é o refinanciamento, que é uma forma de obter crédito a partir do empréstimo atual sem a necessidade de contrair um novo empréstimo.

Essa é uma alternativa especialmente útil para quem já quitou parte de um contrato ativo e precisa de um novo empréstimo.

Nesse tipo de refinanciamento, você renegocia a dívida com o mesmo banco ou financeira, voltando o contrato ao prazo original. Essa operação quita o consignado atual e começa um contrato novo, liberando mais dinheiro. 

E aí, gostou desse conteúdo? 

Avalie sua situação financeira atual e veja qual alternativa é mais pertinente para você administrar seus empréstimos consignados atuais.

MAIS INFORMAÇÕES

Administrar empréstimos consignados

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz