O que acontece se eu não pagar um empréstimo?

Por Geniuzz em 30/12/2021

Quando você obtém um empréstimo, está construindo uma relação de confiança com a instituição que forneceu o crédito. 

Ela te empresta dinheiro e espera receber o valor de volta no prazo combinado (e com o acréscimo de juros). 

Mas e quando o empréstimo não é pago? Quais são as consequências? A quebra de confiança é só um dos problemas. 

Separamos algumas situações que podem acontecer caso você não pague o crédito que tomou emprestado (ou atrase muitas parcelas descontroladamente).

Nome negativado

O atraso persistente no pagamento de uma dívida vai negativar o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa Experian e Boa Vista SCPC.

As instituições financeiras costumam enviar informes ao usuário antes de partir para a negativação, oferecendo a chance de reverter a situação. 

Então, se você recebeu um e-mail ou ligação de cobrança, já tente negociar a dívida com o credor.

Dificuldades para obter novos créditos

Estar negativado significa que todos os bancos, financeiras e lojas conseguem saber que você está devendo. Ao descobrir sobre a sua situação, as empresas não querem emprestar dinheiro ou liberar parcelamentos para você. 

Então, enquanto você não resolver a dívida do empréstimo e limpar seu nome, terá grandes dificuldades para conseguir qualquer tipo de crédito, seja um novo empréstimo pessoal, um financiamento, ou outros parcelamentos.

Desequilíbrio nas finanças pessoais

Quem atrasa o pagamento de um empréstimo pode criar uma dívida muito cara para pagar – e até impossível. Isso acontece porque os juros do atraso começam a incidir  sobre os juros do próprio empréstimo e, em pouco tempo, fazem crescer o valor atrasado para quantias muito altas.

Se você estiver com problemas para pagar as parcelas do seu empréstimo, tente negociar o pagamento no banco o mais rápido possível, a fim de não deixar a dívida crescer tanto em pouco tempo. 

Ligações de cobrança

É comum que as instituições financeiras terceirizem a cobrança para escritórios especializados na negociação com clientes em inadimplência, quando as parcelas de uma dívida não são pagas por bastante tempo

Esse tipo de empresa trabalha justamente com cobranças de dívidas. Seus métodos incluem constantes ligações telefônicas para sua casa e seu celular – em qualquer dia e qualquer horário.

Apesar do incômodo em receber ligações de cobrança, pode ser uma alternativa para pedir um desconto da dívida e limpar o nome. As chances de conseguir um abatimento da dívida e conseguir pagar o seu empréstimo são boas.

Penhora de bens

No caso de um empréstimo com garantia, existe o risco concreto de perder o bem oferecido.

Nesse tipo de empréstimo, a pessoa oferece um imóvel ou veículo como garantia. Ela assina um contrato que prevê que, em caso de inadimplência, o bem oferecido pode passar para o banco como pagamento da dívida.

Há vantagens em oferecer um imóvel ou outro bem como garantia para pegar um empréstimo. Mas caso a pessoa atrase muito as parcelas, existe a possibilidade de o banco requerer o bem oferecido como garantia para quitar a dívida. Embora esse seja o último recurso, a possibilidade é real.

E o pior: em alguns casos, a pessoa, além de perder o bem oferecido, ainda precisará pagar o saldo devedor

Mesmo em empréstimos sem garantia, a instituição financeira credora pode requerer ao Poder Judiciário a penhora dos bens daquele que deve. Nesse caso, podem ser confiscadas posses como imóveis e veículos, além de valores em dinheiro.

Geralmente, o bem é levado a leilão, e o valor arrecadado é utilizado para o pagamento do débito. Se a quantia angariada não for suficiente para quitar a dívida, a Justiça costuma determinar o parcelamento da quantia faltante. Caso sobrem recursos, eles são devolvidos ao devedor.

O que fazer quando não consigo pagar o empréstimo em dia?

Afinal, agora que você já sabe quais são as drásticas consequências da inadimplência, é melhor ficar longe dessa situação, não é mesmo?

Por isso, caso esteja com dificuldade, veja alguns caminhos que podem te ajudar na organização financeira para colocar as contas em dia:

  • Reveja suas contas;
  • Corte gastos desnecessários;
  • (Re)negocie o empréstimo.

Cuide da sua saúde financeira sempre!

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz