Empréstimo consignado SIAPE: como contratar

Por Geniuzz em 29/12/2021

Você já sabe que o empréstimo consignado é uma modalidade de concessão de crédito que desconta as parcelas de pagamento diretamente no contracheque ou benefício do contratante. 

Em geral, essa operação não está disponível a todas as pessoas, mas a grupos específicos.

Um desses grupos é formado pelos servidores públicos federais, inscritos no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE).

Dentre as vantagens dessa modalidade estão a liberação sem consulta a órgãos de proteção de crédito, como SPC ou SERASA, taxas de juros menores e prazos estendidos para pagamento. 

Pode solicitar um ou mais empréstimos consignados SIAPE todo servidor público federal ativo ou inativo, aposentado ou pensionista vitalício. É importante ressaltar que o desconto é feito direto no contracheque. 

Como funciona o consignado SIAPE?

O empréstimo consignado SIAPE pode ser pago em até 96 meses com taxa de juros máxima de 1,25% ao mês.

Em todos os casos, é importante avaliar o Custo Efetivo Total, que é aquilo que efetivamente deverá ser pago no contrato.

A liberação do crédito para funcionário público federal é realizada via SouGov. O acesso ao sistema de emissão do contracheque pode ser feito pelo SouGov.

As condições para contratação são:

  • Ter no mínimo 18 e no máximo 80 anos (a política pode variar em cada banco);
  • Ter margem consignável livre;
  • Que o órgão empregador (fonte pagadora) tenha convênio com o banco de interesse.

Como é o processo de contratação?

Para contratar o crédito, o servidor público federal deve apresentar os documentos aceitos pelos bancos e financeiras, como:

  • Documentos de identificação pessoal (RG, CPF, CNH);
  • Comprovante de residência (conta de serviço recorrente em nome do titular);
  • Contracheque atualizado; e
  • Autorização de consignatária (emitida via SouGov).

Afinal, em virtude da particularidade dessa modalidade de concessão de crédito, o servidor público federal que contratar empréstimo consignado tem que autorizar expressamente a dedução no contracheque, por meio de sistema de gestão de pessoas do Poder Executivo Federal (SIGAC).

Contudo em casos de portabilidade de consignado, é preciso ter em mãos também os dados sobre o contrato atual como: valor parcelado, número de parcelas, valor das prestações, saldo restante, Custo Efetivo Total entre outras.

Essas informações servirão de base para que o novo banco faça uma avaliação sobre a operação financeira.

Enfim para aproveitar as vantagens de um empréstimo, é preciso conhecer todas as ofertas que as empresas oferecem. Desse modo, é possível identificar o crédito certo para a sua necessidade.

Um empréstimo consignado SIAPE que vale a pena conhecer é o da BXBLUE ele tem condições especiais para você, servidor publico.

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz