Como encontrar oportunidades de trabalho

Passo a passo para encontrar oportunidades de emprego ideal

Por Geniuzz em 01/02/2022
procura de emprego

Oportunidades de trabalho

Primeiramente o número de pessoas desempregadas no Brasil é muito alto e, em consequência, a quantidade de pessoas procurando emprego. 

O processo de busca por um trabalho não é nada fácil, a concorrência é muito alta e muitas pessoas não sabem nem por onde começar. Hoje, por exemplo, vamos te trazer um passo a passo para procurar um emprego, dê uma olhada nas próximas dicas! 

Antes de mais nada, vivemos em um mundo completamente digital, portanto essa procura de emprego no offline é praticamente inexistente. Hoje o LinkedIn é a principal plataforma online utilizada atualmente pelos recrutadores e gestores e, no Brasil, existem mais de 29 milhões de usuários. No entanto, nem todos o utilizam eficazmente ou não sabem como obter o melhor rendimento da ferramenta. Para aprender a utilizar o LinkedIn da melhor forma, leia abaixo algumas dicas.

Tenha confiança

Se você quer se destacar perante os recrutadores é essencial ter um perfil online atualizado e que se destaque. É muito importante lembrar de atualizar as informações sempre. Forneça detalhes de forma relativa às suas funções prévias e inclua a terminologia do seu setor. Lembre-se de adicionar as suas competências interpessoais e as técnicas. Vale mencionar as línguas que fala e os certificados que detém e peça recomendações aos seus colegas atuais ou anteriores. É de extrema importância ter uma foto de perfil profissional, tendo em vista que a plataforma é exclusivamente para este fim.

Pesquisa personalizada

Os meios de pesquisa de emprego estão em constante evolução e introduzem novas opções para tornar o processo mais conveniente todos os dias. É possível adaptar as suas opções de pesquisa de acordo com as suas experiências, competências e objetivos.

Oportunidades de trabalho

Insira as palavras principais e mais importantes de acordo com a sua experiência e competências. Por exemplo, se a sua função atual é Finance Manager, procure por Finance Coordinator. Se a mudança de localização não é um problema, escolha várias cidades ou regiões para aumentar as suas opções.

MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE

Seja paciente e leia atentamente

É importante se atentar aos diferentes pontos e não se foque apenas no título da função. Várias empresas podem utilizar diversos termos para uma mesma função. Tenha certeza de que leu as descrições cuidadosamente para não perder uma oportunidade adequada ao seu perfil.

Contate os recrutadores

O jeito mais rápido de chamar a atenção de um recrutador é enviando um convite de LinkedIn. Desta maneira, poderá também acompanhar as ofertas de emprego publicadas por ele nesta rede, estaremos falando muito aqui sobre oportunidades de trabalho. É possível também destacar o seu perfil de LinkedIn, avisando que está disponível para novas oportunidades. Caso esteja empregado e tenha medo de que o seu empregador atual veja que está à procura de um novo projeto, deve pensar duas vezes antes de ativar esta opção. O LinkedIn informa que se preocupa em ocultar este tipo de informação da sua empresa atual; porém,  não é algo completamente garantido.

Aumente as suas possibilidades

A maior parte destas regras se aplica a muitas outras plataformas. Existem comunidades profissionais de vários setores e empresas que publicam frequentemente oportunidades de emprego dos seus parceiros e membros. É válido se inscrever nos newsletters destas comunidades e observar constantemente as suas notificações para que esteja sempre a par das atualizações. Os recrutadores não deixam de verificar estas plataformas, especialmente quando estão ativamente à procura de candidatos.

Com a procura de vagas aumentando nos meios online, os meios offline tendem a ser esquecidos. Mas no momento de busca de uma nova posição a busca no offline é um fator diferenciado quando se sabe utilizá-los da forma correta.

Recorra aos métodos clássicos

Na procura de um emprego, o networking sempre foi e sempre será o método mais eficaz . É um clássico que nunca irá cair em desuso. Esta prática não está apenas relacionada com o número de contatos que tem no LinkedIn ou com a sua rede de relacionamentos, mas também com os contatos que podem te apresentar a pessoas em posições de recrutadores ou managers.

É necessário sair da zona de conforto para incrementar a sua rede. Apesar de ser algo desafiador para algumas pessoas, especialmente para as mais introvertidas, com prática e algum esforço é possível melhorar as suas competências sociais e de networking.

Saia da sua zona de conforto

É muito importante sair da zona de conforto e frequentar eventos do seu setor, clubes sociais ou participar de cursos pode ter um impacto positivo na sua rede. Dessa maneira, terá a possibilidade de conhecer novas pessoas que podem te deixar informado  das oportunidades que surgem nas suas empresas ou apresentá-lo a pessoas do seu setor ou recrutadores que conheçam. Mesmo que não receba uma oferta de trabalho imediatamente, pode conhecer histórias inspiradoras, exemplos de sucesso e fracassos e tirar lições para o futuro.

No próximo conteúdo, separamos 5 perguntas que as grandes empresas sempre perguntam em uma entrevista de emprego. Clique no botão abaixo para conferir.

5 PERGUNTAS QUE AS EMPRESAS FAZEM EM UMA ENTREVISTA

Oportunidades de trabalho

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz