5 Perguntas que Você pode Responder em uma Entrevista de Trabalho

saiba como se preparar para uma entrevista de emprego

Por Geniuzz em 25/05/2022
entrevista de emprego

Cada vez mais as empresas estão fugindo do tradicional para fazer a seleção de profissionais, em oportunidades de trabalho.

As empresas estão apostando cada vez mais em entrevistas comportamentais, que investigam a postura e atitudes do candidato em empregos anteriores.

Nesse tipo de entrevista, cada vez mais comum, muito mais do que a lista de habilidades técnicas ou a sequência de cargos ocupados, é preciso saber responder com clareza e sinceridade a perguntas mais profundas, às vezes sobre situações difíceis que o candidato enfrentou.

Oportunidades de trabalho

Separamos 5 perguntas que provavelmente você ira ter que responder em uma entrevista de emprego atualmente.

1 – O que levou você a se movimentar?

Com essa pergunta, o entrevistador quer saber por que o candidato busca uma nova oportunidade e também o que motivou as demais mudanças que teve ao longo da carreira.

A dica é ser o mais sincero possível, por mais que o motivo da mudança tenha sido complicado, como demissões  ou até mesmo problemas de relacionamento.

Para estar bem preparado, é recomendado demonstrar consciência das motivações que o fizeram mudar e focar no que aprendeu com cada situação.

Desempenho

Se você foi demitido porque seu desempenho ficou abaixo do esperado, é importante demonstrar o que está fazendo para reverter a situação.

Evite respostas abertas e genéricas (oportunidade melhor, vi vantagem, queria novos desafios) e nunca minta ou fale mal do emprego anterior  (recrutadores costumam  checar referências).

2 – Qual o projeto mais desafiador que você participou?

O objetivo do entrevistador com essa pergunta é entender como o profissional acumulou competências ao longo da carreira e como lidou com momentos de estresse, como rotina pesada, prazos apertados ou problemas de relacionamento.

É a oportunidade para você “vender o seu peixe”. Tenha sempre 3 ou 4 casos de sucesso na manga e prepare, para cada um deles.

História

No entanto é uma história com começo, meio e fim: qual era o desafio, como você atuou para superar o desafio e qual foi o resultado.

Dessa forma, o entrevistador vai conhecer, indiretamente, qual sua experiência técnica, sua atitude e funções desempenhadas.

3 – Quais são suas maiores qualidades? E os seus defeitos?

Ainda é comum perguntar ao candidato quais são seus defeitos e qualidades. Respostas genéricas, do tipo “sou muito perfeccionista” e “trabalho demais” são clichês e não diferenciam o candidato.

Autoconhecimento

A chave, aqui, é demonstrar autoconhecimento e saber exatamente o no que você se destaca tecnicamente e comportamentalmente, citando exemplos de como sua qualidade é vista pelos outros.

Ao falar dos defeitos, procure explicar o que tem feito para melhorar.

Em vez de “sou muito ansioso”, é preferível contar ao entrevistador como você controla a ansiedade, por exemplo: “comecei a praticar corrida/ entrei na academia e isso me ajudou a canalizar a energia, me deixando mais tranquilo no trabalho”.

4 – Já teve gestão de pessoas?

O candidato que busca seu primeiro cargo de gestão muitas vezes traz casos de gestão indireta. A dica para quem ainda não passou por uma posição de gestão de pessoas é deixar claro que tipo de gestão exerceu anteriormente com clareza e sem floreios.

Alguns exemplos de gestão indireta de pessoas são compartilhar um estagiário que era de outra equipe, e a situações de projetos em que precisou gerenciar o trabalho de fornecedores e pessoas de outras equipes.

Enfatize suas habilidades de relacionamento interpessoal, a interação com outras áreas, gestão de tempo e do trabalho de terceiros.

5 – Qual a sua pretensão salarial?

Essa pergunta aparece geralmente no final da entrevista e com ela o entrevistador quer saber basicamente duas coisas: se o candidato está buscando uma nova posição apenas pelo dinheiro e se a expectativa salarial dele está dentro do que a empresa pode oferecer.

Isso é um erro e pode demonstrar que não o profissional tem o discernimento do que o mercado oferece.

A dica para se sair bem nessa pergunta difícil é não ser muito enfático, evitando frases do tipo “não aceito menos do que isso”.

Assim, o candidato pode fechar as portas para uma oportunidade interessante.

Em uma empresa na qual em pouco tempo poderia ganhar até mais do que sua pretensão inicial, por exemplo.

É importante deixar claro que você está aberto para uma negociação.

Diga algo do tipo “Meu salário atual é X e penso em receber Y pela movimentação.

Mas estou muito mais interessado na oportunidade como um todo e em entender o que a empresa tem a oferecer”.

MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE

oportunidades de trabalho

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz