Como lidar com as ligações de cobrança?

Saiba o que fazer quando as empresas de cobrança estiverem te incomodando além do necessário!

Por Geniuzz em 19/05/2021
ligações de cobrança

A princípio quando você contrai uma dívida,  é natural que o credor entre em contato para tentar viabilizar o pagamento do débito. Isso também acontece com as empresas.

É por isso que você recebe ligações de cobrança. O problema é que muitas vezes as instituições credoras perdem a mão e insistem muito nas cobranças, chegando ao ponto de serem invasivas.

Atenção: ter dívidas não é crime, mas a cobrança abusiva é.  Isso significa que podem te cobrar, mas há limites sobre como essa cobrança pode ou não ser feita.

Assim as ligações de cobrança só podem acontecer de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Você pode enviar um e-mail para a empresa de cobrança que te ligou.

Para isso, é importante anotar o nome informado por quem ligou para você e pesquisar uma forma de contato pela internet.

Em seguida, use o e-mail ou “fale conosco” da empresa para informar seus horários de indisponibilidade e fazer uma solicitação formal para que não te liguem nesse período porque a situação está prejudicando sua vida profissional. É um direito seu, para evitar constrangimentos.

É possível bloquear as ligações de cobrança?

Sim. É possível bloquear números desconhecidos usando um serviço da Anatel, um do Procon e também por meio de aplicativos.

Não Me Perturbe

A plataforma Não Me Perturbe é da Anatel e foi criada para que possamos solicitar o bloqueio de algumas ligações. Basta acessar o site, criar um login e fazer a solicitação informando seu número de celular.

Esse serviço  é válido para ligações das prestadoras de serviços de telecomunicações e das instituições financeiras.

Aplicativos de bloqueio

Existem aplicativos que têm um banco de dados com o número de muitas empresas de cobrança e que bloqueiam as chamadas automaticamente.

Basta instalar o aplicativo no celular, acessar as configurações de bloqueio e ativá-las.

 Assim, você ajuda a atualizar a lista do banco de dados.

O que saber antes de bloquear as ligações de cobrança?

Bloquear as ligações indesejadas não fará a dívida desaparecer.  O bloqueio é útil para evitar assédio e constrangimento, mas se há uma dívida ou mais em seu nome, o ideal é buscar meios de negociação.

Atualmente, há muitas alternativas de negociação online de dívidas. Com esse tipo de solução, o consumidor endividado consegue negociar sua pendência direto pelo computador ou celular, sem precisar falar com nenhum atendente.

Tenha em mente que tentar priorizar o pagamento de dívidas e negociá-las é melhor do que fugir delas.

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