5 DICAS PARA O SEU DINHEIRO SOBRAR

Como economizar seu dinheiro

Por Geniuzz em 09/08/2022
dinheiro sobrar

Administrar finanças e fazer o dinheiro sobrar, não é tarefa fácil para a maior parte da população brasileira, visto que o Sistema Educacional não propõe educação financeira em seu plano de ensino.

Seja por falta de planejamento ou por responsabilidade diante dos diversos estímulos externos, 75,6% dos brasileiros estão endividados, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Controlar gastos e otimizar a forma de utilizar o dinheiro deveria ser uma busca incessante para todas as pessoas.

Isso porque o dinheiro não apenas possibilita a aquisição de bens materiais, como também aumenta a chance de ter uma melhor qualidade de vida em todas as esferas sociais.

Se você está endividado ou não sabe por onde começar para poupar dinheiro, leia este artigo até o final e encontre 5 dicas para sobrar dinheiro no final do mês.

Dica 1: Ter metas

É importante ter metas, pois permite que você seja capaz de planejar e alcançar sonhos que pareciam distantes no momento atual. Porém, não faça metas muito fantasiosas porque, além de serem irreais, elas podem te frustrar.

Comece pelo simples, com pequenas metas que sejam realizáveis em no máximo 3 meses, assim, contribuirá na sua autoestima ao conquistar tal feito.

Após isso, estabeleça metas de curto prazo que variam de 6 meses a 2 anos, como uma viagem.

Tenha também metas de médio prazo que duram de 2 a 5 anos e de longo prazo que são para além dos 10 anos, como uma aposentadoria, por exemplo.

Dica 2: Pedir desconto

Parece vergonhoso ter que chegar em uma loja e pedir desconto, certo? Mas, não se engane, é mais que um direito, é um dever.

Não há nada de errado em querer economizar dinheiro, pois pagar menos do que o preço anunciado não te torna um cliente indesejado.

Pedir desconto é valorizar o próprio tempo, as valiosas horas de trabalho. Portanto, deixe a vergonha em casa e aprenda a negociar valores!

Dica 3: Evite o desperdício

Esta dica pode parecer clichê, mas é algo que passa frequentemente despercebido no dia a dia. Vale lembrar que o que não é usado, é dinheiro parado.

E o que vai para o lixo, é dinheiro no lixo, ou seja, dificilmente vai sobrar dinheiro para você desta forma.

Um exemplo claro de desperdício são as roupas e objetos não utilizados que poderiam ser vendidos, ou alimentos que estragam na geladeira antes de serem consumidos.

Saiba como o seu dinheiro está circulando!

Dica 4: Pesquise antes de comprar

Se está desejando algo para comprar, pesquise em pelo menos 3 locais diferentes antes de fechar a sua compra.

Existem diversos sites que oferecem uma lista de quanto e quando tal objeto estará mais barato. Aposte nas pesquisas para economizar na compra e sobrar dinheiro na carteira.

Dica 5: Ganhar mais dinheiro

Caso você já tenha seguido todas as dicas e ainda não vê sobrar dinheiro no final do mês, está na hora de pensar em formas de arrecadar mais renda.

Conheça suas habilidades e transforme-as em dinheiro!

É possível fazer uma renda extra sem sair de casa, basta enxergar oportunidades, como vender aquela roupa parada, dar aulas particulares, buscar por freelances em sua cidade, entre tantas outras opções.

SAIBA COMO FAZER O SEU DINHEIRO SOBRAR

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz