Lista das Características das Pessoas mais contratadas no mercado

você já se perguntou o que as grandes empresas buscam na hora de contratar alguém?

Por Geniuzz em 01/02/2022
caracteristicas

Pessoas mais contratadas no mercado

Primeiramente, listamos aqui algumas características que normalmente as pessoas mais contratadas no mercado tem! Em seguida, e por consequência, as características que as empresas mais buscam em seus candidatos.

Boa formação

Assim uma formação profissional de qualidade é a primeira característica analisada em um currículo. A maioria das empresas analisam o nome e a tradição da universidade em que o candidato se graduou. Elas sabem que boas faculdades exigem habilidades dos seus estudantes e são eficientes em prepará-los para enfrentar o mercado cada vez mais competitivo.

Capacidade de liderança global

As empresas têm focado em contratar profissionais que não apenas cresçam em suas funções, mas que possam também assumir outras responsabilidades e se tornarem líderes. Em períodos de crise, isso se torna ainda mais evidente, tendo em vista que a rotatividade de profissionais aumenta os gastos desnecessários.

Nas pessoas mais contratadas no mercado, um perfil que se destaca, e o mais procurado atualmente, é o de liderança global. São pessoas que, além de cumprir tarefas, são também capazes de motivar equipes, inspirar colegas de trabalho, acompanhar as mudanças do mundo e se relacionar bem socialmente. São os profissionais que falam mais de uma língua, que tem espírito empreendedor, que se interessem por novas culturas e trazem inovação para o seu ambiente profissional.

Compatibilidade com os valores da companhia

As empresas têm a constante busca por um perfil profissional que esteja alinhado com a sua missão e objetivos.  Os colaboradores que não entendam a organização dificilmente conseguirão desenvolver um bom trabalho ou se comunicar com o público-alvo da forma esperada.

Visão estratégica de mercado

A instabilidade do mercado exige que os profissionais tenham uma visão clara sobre a realidade da área em que atuam. Sugerir ideias apenas para agradar a liderança ou que não estejam alinhadas com a realidade da profissão podem levar ao declínio de um profissional. E é muito importante: observe o que a concorrência anda fazendo e como você pode se destacar perante ela.

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Habilidade de relacionamento interpessoal

Ter um currículo de fazer inveja e uma sólida experiência de nada adianta se você não tiver um perfil profissional capaz de trabalhar bem em equipe. Até mesmo os empreendedores de sucesso precisam da ajuda de um grupo, com boas ideias a oferecer.

Abertura a mudanças

Um perfil profissional de sucesso é aquele que consegue não apenas se adaptar às mudanças como também enxergar as oportunidades vindas delas. Se manter confiante pode trazer a chance de se qualificar e mudar a sua vida profissional e pessoal para melhor.

Mente criativa

As empresas estão em busca de mentes revolucionárias, que combinem a sua formação técnica com habilidades pessoais para apresentar melhorias e estratégias inovadoras. Uma mente criativa, capaz de criar produtos e serviços de que o consumidor ainda nem sabe que precisa, é o que tem mais destaque no mercado atual.

Proatividade

As pessoas mais contratadas do mercado, não se deixam estagnar, que transformam as dificuldades em mudanças e não em reclamações, que não esperam ordens todo o tempo e que são capazes de utilizar a sua inteligência para melhorar o seu redor, se transformam em profissionais de alta performance, que impulsionam os resultados de uma organização.

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Resiliência

O mercado de trabalho é instável e o dia a dia em uma empresa, principalmente nas que fazem mais sucesso, não é fácil Entrar em uma empresa e esperar que não haja situações adversas e problemas é algo que não existe nem nos contos de fadas.

Empatia

Entender o posicionamento, problemas e formas de agir do outro, trabalhar bem em equipe e lidar com clientes, superiores e até concorrentes, é fundamental ter empatia.

Todo colaborador serve como representante da imagem de uma empresa, por isso é preciso ter cuidado com a sua postura, mesmo quando não está no horário de trabalho.

Responsabilidade

Aqueles profissionais que não organizam suas tarefas, que vivem perdendo prazos, que não conseguem assumir responsabilidades diante dos erros ou delegam todas as atividades para outras pessoas dificilmente sobrevivem em uma empresa.

Durante o processo seletivo, talvez você não tenha como provar que é alguém que merece confiança, mas lembre-se de que será observado após a contratação e depende de referências caso busque outras oportunidades no futuro.

Persistência

Hoje, diante da concorrência, estudantes que ainda estão na universidade já precisam buscar novos valores que garantam um diferencial para a carreira. Diante dos empecilhos, negativas e rejeições, ter persistência é uma das melhores características que um profissional pode ter. Essa habilidade faz a diferença no dia a dia de uma empresa e, acima de tudo, na jornada pelo sucesso.

Humildade

Assim como a resiliência, a humildade é uma característica fundamental para sobreviver em uma empresa. E não é uma característica apenas de jovens que estão começando. Mesmo com anos de experiência no mercado, uma inteligência fora do normal e um currículo invejável, qualquer profissional precisa ter em mente que sempre há muito a se aprender.

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Foco

Os colaboradores que são ambiciosos, que se focam no que fazem e têm uma meta profissional bem definida, são aqueles que conseguem abraçar desafios, superam os obstáculos mas facilmente e trazem as melhores soluções para tornar o local em que trabalham ainda melhor.

Entusiasmo

As empresas estão lotadas de pessoas desmotivadas e que claramente não amam o que fazem, por isso os recrutadores têm valorizado ainda mais os candidatos que apresentam entusiasmo com a sua nova ocupação, independentemente do salário e benefícios que ela tem a oferecer. Mesmo sem experiência, esses profissionais estão dispostos a aprender, cheios de ideias e vontade de mudar o ambiente em que vão atuar. Se você tem vontade de fazer a diferença, já tem boa parte do que é preciso para realmente fazê-la. 

Qualificações diferenciais

Para recém-formados, que estão em busca de uma primeira oportunidade de atuação, ter qualificações diferenciadas, faz toda a diferença. Cursos de idiomas, capacitações, participação em workshops, especializações, pós-graduação ou MBA são alguns itens que podem enriquecer um currículo e que agregam valor para as empresas.

Coragem para assumir riscos

Acabou-se o tempo em que os profissionais batiam cartão pela manhã e seguiam a mesma rotina de trabalho dia após dia até alcançarem a aposentadoria. O mercado precisa de pessoas criativas, que fujam das regras de vez em quando e consigam fazer a diferença. E essas atitudes exigem coragem para assumir os riscos.

Integridade

É muito importante mostrar que você está disposto a encarar a dura rotina que qualquer profissão traz e “matar um leão por dia” para alcançar o que deseja.

Mas lembre-se; nunca passe por cima de outras pessoas ou perder os seus valores nessa caminhada! Mantenha a sua ética e integridade. Elas são as suas maiores armas para se tornar um profissional que todos admiram e que fazem a diferença no mundo.

É importante lembrar que você pode desenvolver essas habilidades ao longo do tempo, mas não deve mentir sobre algo que você não é. As empresas têm pessoas especializadas para identificar mentiras e estão te observando de perto, principalmente durante o período de treinamento. Se você apresentar um perfil profissional que não corresponde ao que prometeu, pode prejudicar a sua imagem.

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