PIS 2022 – Liberado para saque

O pagamento do benefício já começou e é possível receber até R$ 1.212 do Pis/Pase com ano base de 2020.

Por Geniuzz em 08/03/2022

Quem tem direito ao Pis/Pasep 2022?

Para receber o Pis/Pasep 2022 é preciso cumprir alguns requisitos exigidos pelo Banco Central. São eles:

  • Ser trabalhador com registro formal (carteira assinada) em 2022 e ter trabalhado pelo menos 30 dias recebendo, em média, até dois salários mínimos nacionais.
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base, 2020.
  • Estar inscrito no PIS/Pasep há cinco anos ou mais.

Uma observação importante: para receber o valor máximo do benefício, é necessário que o trabalhador tenha trabalhado os 12 meses do ano-base, 2020, com carteira assinada.

Pela lei, alguns grupos não possuem o direito de recebimento do Pis/Pasep 2022. São eles:

  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
  • Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • Trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Como consultar e sacar o Pis?

O Pis é pago pela Caixa Econômica Federal, que já começou a realizar o pagamento escalonado. A consulta ao PIS 2022 é muito simples de ser realizada e são disponibilizados alguns canais para isso.

A primeira forma e a mais simples é através do aplicativo Caixa Trabalhador. Você deve instalar em seu smartphone e, então, ao abrir você cadastra uma senha de acesso junto ao sistema. Após esse cadastro, entre com o seu CPF e a senha criada e, assim, você tem acesso a diversas opções, dentre ela da consulta do abono salarial 2022 (PIS).

Ainda é possível consultar seu PIS 2022 através de outros canais da Caixa Econômica, usando o cartão cidadão. Para isso, é só se dirigir a um caixa eletrônico ou a uma lotérica para fazer a consulta.

Antigamente, era possível consultar o Pis pelo site da Caixa Econômica. Por questão de segurança, essa opção foi desabilitada e, caso acesse, vai pedir que o trabalhador instale o aplicativo Caixa Trabalhador.

O saque do valor do PIS pode acontecer de algumas formas:

  • Crédito em conta corrente ou poupança do banco.
  • Depósito em poupança social digital aberta no Caixa Tem.
  • Saque com cartão cidadão no banco, caixas eletrônicos ou loterias.

Se o trabalhador não tiver uma conta cadastrada, automaticamente será aberta uma poupança social digital no aplicativo Caixa Tem. A partir de então, é necessário instalar o aplicativo em seu smartphone para consultar, fazer a transferência, pagamentos e tudo mais que precisar na hora de utilizar seu Pis 2022.

Qual o calendário de pagamento do Pis?

O pagamento do PIS 2022 acontece de forma escalonada e de acordo com a data de nascimento do trabalhador. Esse pagamento começou em 8 de fevereiro e se estende até 31 de março. Veja a tabela completa do pagamento do PIS 2022:

Mês de nascimento: Data de pagamento do Pis 2022

Janeiro: 08 de fevereiro

Fevereiro: 10 de fevereiro

Março: 15 de fevereiro

Abril: 17 de fevereiro

Maio: 22 de fevereiro

Junho: 24 de fevereiro

Julho: 15 de março

Agosto: 17 de março

Setembro: 22 de março

Outubro: 24 de março

Novembro: 29 de março

Dezembro: 31 de março

Para as cidades que decretaram calamidade pública nos estados de Minas Gerais e Bahia, por conta dos desastres naturais, o governo resolveu antecipar o pagamento do PIS como forma de ajudar a população. Quem mora nessas cidades, tem o valor disponível na conta desde o dia 8 de fevereiro, independente do mês de nascimento.

Como consultar e sacar o Pasep?

O Pasep é pago pelo Banco do Brasil. Os funcionários públicos recebem seu abono salarial de maneira automática em uma conta no banco. Assim, basta acessar a conta para saber se o dinheiro está disponível.

Caso esteja dentro da data de pagamento do Pasep e o valor não entre na conta, é possível consultar o que aconteceu por meio de uma linha direta disponibilizada, o telefone 158. Nela, é possível saber se houve algum problema na hora do pagamento do benefício.

Outro meio que o trabalhador tem para consultar se houve alguma pendência é através do site do Banco do Brasil. Com isso, pode solicitar que a transferência seja refeita e escolher uma outra conta ou instituição financeira para recebimento.

Qual o calendário de pagamento para o Pasep?

O pagamento do Pasep também acontece de maneira escalonada, considerando, aqui, o número final de inscrição. De acordo com este número, é possível saber exatamente a data de recebimento do abono salarial.

Confira o calendário completo de pagamento do Pasep:

Número final da inscrição: Data de pagamento do Pasep 2022

0: 15 de fevereiro

1: 15 de fevereiro

2: 17 de fevereiro

3: 17 de fevereiro

4: 22 de fevereiro

5: 24 de fevereiro

6: 15 de março

7: 17 de março

8: 22 de março

9: 24 de março

Assim como o Pis, nas cidades que foram decretadas calamidade pública, o abono salarial foi adiantado para ajudar as famílias no momento de necessidade.

Qual o prazo para sacar o Pis/Pasep 2022?

O Pis/Pasep 2022 fica disponível na conta do trabalhador a partir da data referida no calendário acima. Desde então, é possível fazer o saque do benefício. Porém, existe uma data limite para que este saque aconteça.

No calendário Pis/Pasep 2022, o prazo limite é 29 de dezembro. Caso o trabalhador não faça o saque do abono salarial até esse prazo, o dinheiro volta para o governo e só será possível ter acesso no próximo calendário, do ano que vem.

Então, é importante ficar atento ao calendário de pagamento do Pis/Pasep 2022 e usufruir deste abono salarial que ajuda tanto no início do ano.

Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador para ter acesso à consulta do abono salarial 2022(PIS)

©2024 | Todos os direitos reservados a Geniuzz