Saque Extraordinário do FGTS: dinheiro injetado na economia

O Governo Federal disponibiliza um saque extraordinário do FGTS para ajudar na economia.

Geniuzz: 02/08/2023
saque extraordinário fgts

Desde o início da Pandemia da Covid-19, o governo federal tem trazido programas para que as famílias possam ter mais facilidades na hora de enfrentar a pandemia e ainda trazer um pouco mais de esperança para todos. E, neste ano de 2022, o governo lançou o saque extraordinário do FGTS. 

Contando com um valor que pode ser retirado diretamente de sua conta bancária, o saque extraordinário vai ajudar a mais de 40 milhões de pessoas. Assim, a ideia é trazer uma injeção na economia e fazer com que mais pessoas possam conseguir se erguer dentro deste difícil momento que ainda vivem. 

Por isso, reunimos todas as informações que você precisa para saber mais sobre o saque extraordinário do FGTS, além de saber como consultar o valor que tem disponível e o calendário para receber o seu dinheiro.

Acompanhe a matéria até o final e saiba tudo que precisa sobre o saque extraordinário.

O que é o saque extraordinário do FGTS?

O saque extraordinário do FGTS foi instituído pela Medida Provisória nº 1.105/22 e, a exemplo dos outros saques que ocorreram nos últimos anos, tem o objetivo de estimular o consumo das famílias. Assim, traz uma retomada da economia e faz com que quem sacar, possa usar como precisar. 

O valor do saque extraordinário do FGTS é de até R$ 1.000, já contando todas as contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

O FGTS só pode ser usado em alguns casos especiais, como demissão sem justa causa ou compra de imóveis. Por isso, o saque extraordinário do FGTS é apenas uma medida provisória para que possa fazer saque de seu dinheiro ainda que esteja trabalhando e com a conta ativa.  CONSULTE AGORA O SEU CPF

VOCÊ SERÁ REDIRECIONADO

Quem tem direito ao saque extraordinário do FGTS?

O saque extraordinário do FGTS é destinado aos trabalhadores que tenham contas ativas ou inativas do fundo de garantia e que possuam saldo disponível para fazer o saque. Não importa se o valor é do seu emprego atual ou anterior, se você tem uma conta, pode fazer o saque. 

Lembrando que o valor máximo é de R$ 1.000. Para sacar este valor, o trabalhador deve possuir saldo maior. Esse saldo pode ser juntando suas contas. 

Quem não tem direito ao saque extraordinário do FGTS?

Não pode fazer o saque extraordinário do FGTS o seguinte grupo:

  • Quem não tem nenhuma conta ativa ou inativa do FGTS.
  • Quem está com saldo zerado no FGTS
  • Quem optou pelo saque aniversário do FGTS.

Qual o calendário do saque extraordinário do FGTS?

Confira agora o calendário do saque extraordinário do FGTS, que foi dividido de acordo com o Mês de aniversário de cada trabalhador:

  • Janeiro: 20 de abril.
  • Fevereiro: 30 de abril.
  • Março: 04 de maio.
  • Abril: 11 de maio.
  • Maio: 14 de maio.
  • Junho: 18 de maio.
  • Julho: 21 de maio.
  • Agosto: 25 de maio.
  • Setembro: 28 de maio. 
  • Outubro: 01 de junho.
  • Novembro: 08 de junho.
  • Dezembro: 15 de junho.

Lembrando que esta é a data inicial do saque extraordinário do FGTS. O trabalhador pode fazer o saque em dias posteriores a este.  CONSULTE AGORA O SEU CPF

VOCÊ SERÁ REDIRECIONADO

Como consultar o saque extraordinário do FGTS?

Você pode fazer uma consulta do saque extraordinário do FGTS, sabendo exatamente quanto que você tem para receber e se organizar com o valor. 

Siga nosso passo a passo para consultar o saque extraordinário:

  • Instale no seu smartphone e abra o app FGTS
  • Clique em “entrar no aplicativo”.
  • Ao ver a frase: “FGTS deseja usar caixa.gov.br para iniciar a sessão”, clique em “continuar”.
  • Informe seu CPF, clique em “não sou um robô” e depois em “próximo”
  • Informe sua senha e clique em “entrar”. Se não lembrar, clique em “recuperar senha”.
  • Talvez você tenha que confirmar alguns dados pessoais seus. 
  • Na tela inicial, você vai ver as informações sobre as empresas que você trabalhou, o saldo da empresa atual ou da última que trabalhou. 
  • Clique na seta ao lado do valor para ver as movimentações.
  • Salve o extrato, gerando um PDF.

Pronto. Agora você pode fazer o saque extraordinário do FGTS no dia destinado, sabendo que tem o valor para usar. 

Como fazer o saque extraordinário?

Para fazer o saque extraordinário do FGTS, você deve acessar sua conta digital do Caixa Tem no dia em que está destinado para que possa ter acesso ao valor. Ele estará disponível para você usar como desejar, seja transferindo ou usando o app para pagar as contas. 

O dinheiro estará disponível automaticamente no seu saldo. E, se caso você não quiser usar o saque extraordinário do FGTS, basta não mexer no dinheiro quando estiver disponível. 

Quem não sacar até o dia 15 de dezembro, perderá o benefício. Neste caso, o dinheiro volta para o seu FGTS e você só terá acesso em outro momento. 

Assim, se deseja usar o saque extraordinário do FGTS, entre no app Caixa Tem e faça o saque dentro do prazo que foi estipulado. 

Vale a pena fazer o saque extraordinário?

O saque extraordinário do FGTS é mais uma forma que o governo está encontrando de inserir dinheiro dentro da economia, seja ajudando a pagar as contas ou fazendo com que as pessoas usem para tudo que precisarem. 

Para quem precisa de um dinheiro extra e de um valor a mais no mês, é uma forma de injetar um dinheiro a mais na conta e fazer com que se organize melhor. 

Então, cabe a você analisar se vale a pena o saque extraordinário do FGTS. Se ver que realmente é interessante, entre no dia separado dentro do Caixa Tem e faça o saque, ou use o dinheiro para o que você precisar. No final, será uma forma de ter um dinheiro extra para o que quiser. 

Gostou de saber do saque extraordinário do ? Fique atento ao calendário e saque já o seu dinheiro para fazer um bom uso e melhorar as suas contas. 

E aproveite para ler mais matérias no blog e ter mais informações sobre economia. CONSULTE AGORA O SEU CPF

VOCÊ SERÁ REDIRECIONADO

Você também vai gostar